Confira sugestões de passeio em todo o Brasil para se divertir no começo de 2025
O começo do ano é marcado por recesso e férias, o que significa que muita gente pode tirar um tempinho para descansar e se divertir.
Pensando nisso, a seguir algumas opções de passeios em todo o Brasil para aproveitar o mês de janeiro e começar 2025 com o pé direito!
Passeios culturais
1 – Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro
Considerado uma das bibliotecas mais bonitas do mundo pela revista Time, o Real Gabinete Português de Leitura conta com mais de 350 mil livros e um riquíssimo acervo de obras de arte, objetos e documentos.
A biblioteca tem o maior catálogo de autores portugueses do mundo fora de Portugal. Dentre as obras raras, há a edição de 1572 de “Os Lusíadas”, escrito por Luís de Camões, e o manuscrito do “Dicionário da Língua Tupy”, de Gonçalves Dias.
A visita gratuita é aberta para o público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Endereço: R. Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro
2 – Museu da Língua Portuguesa – São Paulo
Depois de um grave incêndio em 2015, o Museu da Língua Portuguesa reabriu suas portas em 2021 para continuar a missão de celebrar a diversidade da Língua Portuguesa, idioma falado por mais de 260 milhões de pessoas ao redor do planeta.
A exposição principal usa recursos digitais, sonoros, visuais e imersivos para explorar a importância da língua. Também há diversas mostras temporárias, biblioteca, oficinas, cafeteria e uma loja.
Endereço: Estação da Luz (Praça da Luz, s/n – Centro, São Paulo)
3 – Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
O CCBB é um centro cultural promovido pelo Banco do Brasil que tem como principais objetivos incentivar a cultura e democratizar a arte.
As programações são variadas e contam com peças de teatro, apresentações de dança, shows musicais, mostras de arte, entre outras atividades.
Existem unidades em quatro grandes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Saiba mais.
Passeios ao ar livre
4 – Jardim Zoológico de Belo Horizonte – Minas Gerais
Com mais de 3 mil animais de 250 espécies diferentes, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte tem elefantes, onças, rinocerontes, gorilas, zebras, leões, tigres, etc.
É preciso comprar ingressos para conhecer o local, mas os preços são acessíveis, entre R$ 6,40 e R$ 13. Visitantes de até 20 anos, estudantes e idosos pagam meia. A entrada é gratuita para crianças de até quatro anos.
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha
5 – Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Rio de Janeiro
Ideal para quem gosta de caminhar na natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem mais de 200 km de trilhas com diferentes níveis de dificuldade.
Também há quedas d’água (Cachoeiras Véu de Noiva e Andorinhas), poços naturais (Verde, Preguiça, Sossego, Capela, Ponte Velha) e mirantes (Dedo de Deus, Borandá).
Endereço: Av. Rotariana, s/n – Soberbo, Teresópolis
6 – Parque Tanguá – Paraná
Com 235 mil m², o Parque Tanguá é uma das áreas verdes favoritas dos curitibanos. É especialmente popular para contemplar o pôr-do-sol do alto de um mirante de quase 70 metros.
Os visitantes também podem apreciar o jardim em estilo francês, espelhos d’água, fontes, cascata e paredão de pedras. O local ainda conta com pista de cooper, lanchonete e churrasqueiras.
Endereço: R. Oswaldo Maciel, 97 – Taboão, Curitiba
Vida noturna
7 – Vila Madalena – São Paulo
Embora seja um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, a Vila Madalena é jovem e agitada. Dentre suas atrações estão a Escadaria do Patápio e o famoso Beco do Batman, além de galerias de arte, brechós e dezenas de restaurantes.
Mas o que torna a Vila Madá – como é conhecida pelos paulistas – tão enigmática é o seu clima boêmio. Nos finais de semana, as ruas ficam lotadas de gente curtindo muita música e drinks gelados nos bares e casas noturnas da região.
A Rua Aspicuelta é considerada o núcleo disso tudo, servindo de abrigo para diversos bares famosos, como o Bar do Léo, São Conrado, Posto 6, Salve Jorge, entre outros. A Rua Mourato Coelho também coleciona joias: Nola Bar, Boteco São Bento e Patriarca Bar.
8 – Rua da Moeda – Recife
Outra região movimentada é a Rua da Moeda, no Recife Antigo. Ainda que seja amada pelos jovens, sua história de boemia é antiga, quando políticos, jornalistas e artistas faziam hora nos bares da área já no século XX.
Hoje, os bares colocam mesas e cadeiras nas calçadas, fazendo com que a rua fique lotada nos fins de semana. Na época do carnaval, o agito é ainda maior.
Os estabelecimentos mais populares são o Rota do Marujo Bar, Torres Bar e O Moedão. A estátua do saudoso Chico Science, criador do Movimento Manguebeat, também faz sucesso.
Experiências gastronômicas
9 – Mané Mercado – Distrito Federal
O Mané Mercado é um dos principais locais de Brasília para quem gosta de comer. O complexo gastronômico tem 18 estabelecimentos com cardápios de hambúrguer, pizza, pastel, frutos do mar, churrasco e diferentes tipos de culinárias – nordestina, italiana, peruana, árabe, argentina e havaiana.
Também há uma horta que recebe compostagem dos produtos orgânicos gerados no mercado e uma brinquedoteca, o Manezinho Hot Park.
Endereço: SRPN ST – Asa Norte, Brasília – DF
10 – Brunch em São Paulo
Meio termo entre café da manhã e almoço, o brunch vem ganhando cada vez mais espaço em São Paulo, o que faz com que existam diversas ótimas opções para saborear essa refeição pela capital.
O MUGsp, por exemplo, serve brunch o dia todo e segue uma linha mais clássica, com pães artesanais, iogurte com mel, ovos mexidos e café.
Já o hotel Grand Hyatt São Paulo oferece um generoso brunch todos os domingos, com pratos de café da manhã (pães, queijos, frios, tapioca, panquecas e waffles com xarope de bordo, etc.), petiscos, frutos do mar, saladas, carnes grelhadas, sobremesas e open bar de bebidas com e sem álcool (água, suco, refrigerante, espumante e vinho).