Tatiana Paranaguá é a convidada desta semana do Café Filosófico CPFL
Psicóloga irá falar sobre as implicações do amor no ambiente virtual; encontro é presencial e também pode ser acompanhado via YouTube
O amor pode ser virtual? Esse é ponto de partida para um bate-papo com a psicóloga e mestre em psicologia clínica Tatiana Paranaguá, que ocorre nesta quinta-feira (24), às 19h, no Café Filosófico CPFL. O encontro faz parte da série especial sobre inteligência artificial, que tem a curadoria do psiquiatra e psicanalista Alfredo Simonetti. O encontro é presencial e gratuito, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será pelo YouTube.
Baseando-se na perspectiva junguiana de que tudo que é luminoso também abriga sua própria sombra, Tatiana irá explorar a ideia de que a tecnologia digital não é intrinsecamente boa ou má, mas possui dualidades: uma face sombria e outra iluminada, manifestando-se de acordo com a intenção do usuário. “No campo amoroso a tecnologia tanto pode aproximar quanto afastar os amantes. E mais, pode acabar criando vínculos fantasmas, relações nas quais as pessoas, que antes eram percebidas como seres, se transformam em meros dados efêmeros, que desaparecem com um simples clique. Diante disso, resta a indagação: o amor pode existir no ambiente virtual?”, pergunta a psicóloga.
Este será o terceiro encontro da série que, ao longo de outubro e novembro, discutirá o papel da tecnologia nas emoções e afetos, além das transformações nas relações humanas e sociais.
Tatiana Paranaguá é psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e fundadora do Centro Junguiano, que se dedica à psicologia analítica. Tem experiência de 17 anos como docente na PUC-Rio, professora na Casa do Saber e debatedora no programa Sem Censura (TV Brasil). Também escreveu o livro “Vínculo Fantasma”. Há 30 anos, pesquisa a vida em sociedade e relacionamentos afetivos, enfatizando a força interior, os sonhos e mitos como fontes de criatividade em tempos de crise. Suas aulas e palestras combinam teoria e prática da psicologia analítica, utilizando exemplos do cotidiano e metáforas para facilitar o aprendizado.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube, às quintas-feiras, o Café Filosófico CFPL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL e que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas em uma abordagem interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.
No Café Expresso, desta semana, os escritores Marcelino Freire e Xico Sá conversam sobre como o sentimento se impregnou na arte de nosso tempo, com os bloqueios e janelas que se apresentaram nesse momento.
A versão editada do Café que vai ao ar no domingo (27) traz um papo com a historiadora Luana Tvardovskas, no qual ela reflete sobre as conquistas das mulheres ao longo da história, destacando que, embora haja avanços significativos na luta por espaço, reconhecimento e respeito, é preciso questionar-se se as mulheres realmente chegaram onde desejavam.
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Tatiana Paranaguá, psicóloga
Quando: 24/10, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, Nº 1632, Chácara Primavera, Campinas-SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br
Sobre o Café Filosófico CPFL
Criado em 2003, o Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL, com palestras abertas ao público semanalmente, transmissões ao vivo pelo YouTube (às quintas-feiras, às19h) e programas de TV (domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h, na TV Cultura).
Sobre o Instituto CPFL
O Instituto CPFL (ICPFL) é, há mais de 20 anos, a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam por meio das frentes: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais, Café Filosófico CPFL. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br