Orquestra formada por jovens de projeto social se apresenta na Barra da Tijuca
Com entrada gratuita, alunos da Escola de Música e Cidadania irão celebrar compositores e intérpretes negros
A Orquestra e Coro Nova Sinfonia (OCNS) irá se apresentar gratuitamente nos dias 13, 20 e 27 de outubro, às 11h, no Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O grupo é formado por 42 alunos da Escola de Música e Cidadania, projeto criado pela Agência do Bem que promove a inclusão social de crianças e jovens de baixa renda por meio da música.
Com o tema “Músicas Pretas”, a orquestra irá celebrar compositores e intérpretes negros do continente americano, como Emicida, Alicia Keys, Cartola, Jackson Five, Carlinhos Brown, Raça Negra, Cynthia Erivo, Edwin Hawkins e outros.
O aluno Anderson Mattos conta que está animado para a apresentação. “Tocar este repertório de músicas pretas é uma conquista, é extremamente gratificante poder enaltecer as músicas desses artistas que lutaram muito para suas músicas entrarem no cenário. Eu me sinto muito honrado”, finalizou o trompetista mirim.
Para integrar a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, os alunos da Escola de Música e Cidadania passam, anualmente, por um processo de audição. Os selecionados têm a oportunidade de se apresentarem em grandes palcos e em locais renomados. O grupo tem em seu histórico de concertos apresentações em lugares como o Cristo Redentor, o L’Olympia Hall, em Paris, o Maracanã e o MASP. Além disso, cada jovem da orquestra também recebe um apoio financeiro mensal.
Serviço
Concerto da Orquestra e Coro Nova Sinfonia
Datas: 13, 20 e 27 de outubro
Local: Teatro dos Grandes Atores – Shopping Barra Square (Av. das Américas, 3555 – Barra da Tijuca)
Horário: 11h
Entrada gratuita
Sobre a Agência do Bem
A Agência do Bem é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento humano, visando a cidadania plena da população de baixa renda, por meio da educação, de forma transparente e sustentável. Iniciou suas atividades em 2005 na Comunidade de Vargem Grande, no Rio de Janeiro, e atualmente possui 28 polos comunitários de atuações em seis estados do Brasil e em Braga, Portugal, além de apoiar iniciativas de 90 parceiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de São Paulo.