HEINEKEN PROMOVE AÇÕES ANTICAPACITISTAS E AMPLIA ACESSIBILIDADE NO ROCK IN RIO 2024
Patrocinadora do evento pelo sexto ano, marca se destaca ao garantir inclusão e acessibilidade em todas suas ativações do festival, com iniciativas voltadas para pessoas com deficiência.
A Heineken, patrocinadora do evento pelo sexto ano, promove a inclusão e acessibilidade no Rock in Rio 2024, implementando uma série de ações anticapacitistas para assegurar que todo o público possa desfrutar do festival. Em parceria com a consultoria 7.1 Acessibilidade Criativa, a marca desenvolveu um conjunto de adaptações inovadoras que buscam a criação de um ambiente inclusivo e respeitoso nos espaços da marca. Entre as principais iniciativas estão o WebAPP de acessibilidade, experiência sonora guiada, atendimento bilíngue em Libras, treinamento para a equipe, audiodescrição sincronizada e protetores auriculares para pessoas neurodiversas.
Para centralizar e facilitar o acesso a todas as informações de acessibilidade durante o festival, a Heineken lançou um aplicativo personalizado que funcionará como um centro unificado de informações. Esse WebAPP permite que o público acesse as ações inclusivas da marca a qualquer momento, conheça detalhes sobre as iniciativas implementadas e peça ajuda sempre que necessário durante sua experiência. O aplicativo, que funciona como um site e não requer download, foi projetado para ser acessível e fácil de usar, garantindo que todos possam navegar com autonomia pelo festival.
“As ações que estamos implementando no Rock in Rio 2024 refletem nosso compromisso em tornar os grandes eventos acessíveis a todos, promovendo uma cultura de respeito e acolhimento. Estamos orgulhosos de contribuir para um festival que celebra a diversidade e a inclusão em todos os aspectos.” destaca Júlia Tafner, coordenadora de sustentabilidade e comunicação do Grupo Heineken.
Quanto às iniciativas, a experiência sonora guiada, desenvolvida para pessoas cegas ou com baixa visão, permitirá ao público ouvir descrições detalhadas da cenografia e ambientação de espaços como a Power Station, a tirolesa, o rooftop e o bar ao longo de todo o percurso. Áudios específicos narram a história da marca e as características visuais do evento, ajudando as pessoas com deficiência a se situarem espacialmente e a entrarem no clima do festival.
Além disso, a Heineken oferecerá um atendimento bilíngue em Libras, disponível 24 horas por dia, com uma equipe treinada para responder a dúvidas e facilitar a comunicação de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Uma produtora bilíngue também estará presente, trabalhando junto ao time para garantir que a comunicação seja fluida e inclusiva.
Outro destaque é a Power Station, principal espaço da Heineken na Cidade do Rock, contará com audiodescrição do vídeo exibido no telão para que pessoas cegas possam entender o conteúdo visual. Pessoas neurodiversas terão acesso a protetores auriculares para que possam participar da experiência sem desconforto, e a disposição das pessoas surdas será estrategicamente planejada para que possam aproveitar ao máximo a vibração e emoção da estação.
Vale ressaltar que antes do evento, a Heineken realizou um treinamento para toda a equipe de produção e monitoria com o objetivo de capacitá-los a conduzir pessoas com deficiência de maneira respeitosa. Também será disponibilizado no aplicativo um manual anticapacitista com orientações sobre acessibilidade, garantindo que todos tenham acesso às informações necessárias para atuar de forma inclusiva nas ativações da marca durante o festival.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
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