Vencedora de três prêmios Grammy, Cecile McLorin Salvant se apresenta pela primeira vez no Blue Note Rio
Considerada uma das grandes vozes do jazz contemporâneo, artista vai celebrar a força da mulher no universo deste estilo musical
O Blue Note Rio será palco, pela primeira vez, do show da cantora norte-americana Cécile McLorin Salvant. Nos dias 12 e 13 de setembro, a artista traz para o Rio sua apresentação que celebra a força da mulher neste universo. Conhecida como uma das grandes vozes do jazz moderno nos Estados Unidos, ela conquistou três Grammys e já foi comparada com Sara Vaughan, Billie Holiday, Ella Fitzgerald e outras lendas. Cécile faz duas apresentações em cada dia e os ingressos estão à venda no site Eventim.
Os amantes de jazz ainda terão outros shows para aproveitarem. O projeto “Quartas de Jazz” traz, nesta semana, Osmar Milito em uma apresentação que convida Luana Mallet, às 20h. Ao longo de seus 54 anos de carreira, Milito já participou de festivais nacionais de jazz, foi um dos finalistas do 27º Prêmio da Música Brasileira em 2016 e gravou diferentes trilhas para novelas e para o cinema. Ele ainda acumula apresentações ao lado de ícones como Chico Buarque, Ivan Lins, Marcos Valle e Nana Caymmi.
Na sessão das 22h30, é a vez do show “Brasileira”, da cantora carioca, Thaís Motta e seu quinteto, formado por voz, teclado, baixo, guitarra e bateria, apresenta o show “Brasileira”. A banda traz ao palco do Blue Note uma noite de música brasileira com releituras de Tom Jobim, Djavan, João Bosco e Edu Lobo. O público poderá aproveitar uma experiência musical com conceito jazzístico, com harmonias sofisticadas e liberdade artística sempre presente.
O sábado vai reunir dois shows em homenagem a artistas adorados pelos fãs de música. Às 20h a The Dave Matthews Band Cover toca sucessos e raridades do auge da banda, composta pela mesma formação original que foi um estouro nos anos 90, com voz, violão, violino, saxofone, baixo e bateria.
Na sequência, às 22h30 George Israel canta sucessos de Cazuza e Kid Abelha. Ele vai apresentar versões inéditas dos grandes sucessos do grupo, que compôs em parceria com Paula Toller e Leoni. Além disso, parceiro também de Cazuza, mostrará canções icônicas dos dois como: “Brasil, solidão que nada”, “Mina” e “Eu vou te enganar sempre”.
O projeto Domingos Musicais fecha a programação do fim de semana, às 19h. A cantora Liz Rosa volta ao palco do Blue Note Rio reverenciando o repertório do show “Transversal do tempo” de Elis Regina. Com arranjos de Cesar Camargo Mariano e direção e roteiro de Aldir Blanc e Maurício Tapajós, “Transversal do tempo” retratava um pouco da angústia e da solidão da vida urbana permeada por questionamentos sobre política, sociedade e meio ambiente. A estreia aconteceu em 1977 e gerou um LP ao vivo, com parte do repertório, no ano seguinte. Mantendo a mesma formação e arranjos originais do show, Liz Rosa reúne canções que entraram no álbum como “Fascinação” de F. D. Marchetti / M. de Feraudy / Armando Louzada), “Deus lhe pague” de Chico Buarque e “Saudosa maloca” de Adoniran Barbosa, além de canções presentes no show como “Transversal do Tempo”, de João Bosco e Aldir Blanc, “Nada será como antes”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos e “Ensaio geral” de Gilberto Gil.
Além da programação noturna, que acontece no palco, localizado no segundo andar da casa, o Blue Note Rio conta com um exclusivo Piano Bar no primeiro andar, com capacidade para 140 pessoas e apresentações exclusivas onde os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso. Na área externa, ainda mais perto do mar de Copacabana, o Calçadão recebe, sempre aos sábados, a Feijoada Raiz, com samba e buffet exclusivo.
Programação:
11/09
20h: QUARTAS DE BOSSA NOVA | OSMAR MILITO CONVIDA LUANA MALLET
22h30: QUARTAS DE BOSSA NOVA | THAÍS MOTTA – BRASILEIRA
12/09
20h e 22h30: CECILE MCLORIN SALVANT
13/09
20h e 22h30: CECILE MCLORIN SALVANT
14/09
20h: THE DAVE MATTHEWS BAND COVER
22h30: GEORGE ISRAEL CANTA CAZUZA E KID
15/09
19h: DOMINGOS MUSICAIS | LIZ ROSA canta TRANSVERSAL DO TEMPO
BLUE NOTE RIO
O Blue Note Rio ocupa um espaço com aproximadamente 700 m², sendo dividido em três ambientes: Calçadão, na área externa, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; Piano Bar, no primeiro piso, com 140 lugares; Palco, no segundo andar, com capacidade para 200 pessoas, espaço onde acontecem os shows e também conta com uma varanda. No Calçadão e no Piano Bar os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso.
A franquia chegou ao Brasil através do empresário Luiz Calainho. No time de patrocinadores estão as cervejarias Heineken e Blue Moon, o Hotel Fairmont, além do patrocínio master da Porto Bank.
A MARCA BLUE NOTE
Inaugurado em 1981 em Nova York pelo proprietário e fundador Danny Bensusan, o Blue Note possui filiais no Havaí, Califórnia, Japão (Tóquio), Itália (Milão) e China (Pequim e Xangai). A noite de estreia, em 30 de setembro, contou com o Nat Adderley Quintet. Logo, o lugar se estabeleceu como a principal casa de shows da cidade, já tendo recebido nomes como Ray Charles, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Lionel Hampton, Oscar Peterson, Chick Corea, Keith Jarrett e muitos outros.
BLUE NOTE RIO