Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura, e Paulo Alcoforado, diretor da Ancine, participam de painéis no ‘Claro Festival Curta! Documentários’ nesta sexta, 2 de agosto
MESAS SOBRE POLÍTICA DO AUDIOVISUAL TAMBÉM SERÃO TRANSMITIDAS ONLINE, A PARTIR DAS 10H, PELO YOUTUBE DO CANAL CURTA!. A PARTICIPAÇÃO É GRATUITA
Encerrada a exibição dos cerca de 300 conteúdos, entre filmes e episódios de séries, disponíveis gratuitamente no 2º Claro Festival Curta! Documentários, a semana foi de encontros com o público. Depois das sessões ‘Sala de Montagem’, nesta sexta-feira, 2, é a vez dos painéis sobre política do audiovisual. No Net Rio, em Botafogo, no Rio de Janeiro, ocorrem três painéis com a presença de especialistas que serão também transmitidos pelo Youtube do canal Curta! em (Link). Participam do evento, a partir das 10h, nomes como a deputada Jandira Feghalli, o ex-ministro Juca Ferreira e Paulo Alcoforado, diretor da Ancine.
Nas mesas serão discutidos temas como a regulamentação do streaming, a relevância dos canais culturais e editais do FSA. A condução é de Alfredo Manevy, diretor do longa-metragem “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”. Atuante no meio, entre 2006 e 2010, ele desempenhou no MinC papéis como Secretário de Políticas Culturais e Secretário Executivo da pasta. Hoje ele é membro do Conselho Superior de Cinema. Para Manevy, é importante “sediar, durante o Festival, uma reflexão sobre o futuro dos canais super brasileiros, tanto na relação destes com a regulação de VOD hoje em debate, como pensando nas parcerias internacionais que a coprodução permite ou deverá permitir“.
10h – Regulação VOD: o lugar dos canais culturais e super brasileiros – Entre os participantes estão a deputada federal Jandira Feghali; Juca Ferreira, conselheiro do BNDES na área de Cultura e ex-ministro MinC; Paulo Alcoforado, diretor da Ancine; Daniel Jaber – Forum de Streamings Independentes Brasileiros; Mauro Garcia, diretor da Bravi e André Saddy, diretor do Canal Brasil. A mediação será de Alfredo Manevy.
14h – O FSA, a audiência das TVs culturais e a crise dos cabeq super brasileiros – Entre os participantes estão Paulo Alcoforado, diretor da Ancine; Mauro Garcia, diretor da Bravi; Maurício Xavier, diretor Nordeste do Conne; Fernando Magalhães, diretor de programação e conteúdo da Claro; a produtora Vanessa Souza; e Caio Luiz de Carvalho, diretor do canal Arte1. A mediação será de Samuel Possebon.
16h – A TV nos editais de coprodução internacional do FSA – Entre os participantes confirmados até hoje estão: Fernando Dias, produtor e sócio da Grifa Filmes; a produtora brasileira Liliane Mutti, que mora na França; e Luis Antônio da Silveira, produtor executivo de coproduções internacionais. A mediação é de Samuel Possebon.
O festival
A 2ª edição do Claro Festival Curta Documentários disponibilizou, durante pouco mais de um mês, cerca de 300 conteúdos, entre filmes e episódios de séries, para apreciação e votação do público. Encerrada a exibição, no dia 3 de agosto, em evento no cinema Estação Net Gávea, com transmissão ao vivo pelo YouTube do canal, serão anunciados os vencedores nas categorias Artes e Humanidades da Mostra Oficial – escolhidos por um júri técnico, e os das Mostras Brasileiros e Internacional, votados pelo público. O voto popular também vai indicar o ganhador da Mostra Oficial. Serão distribuídos mais de R$ 100 mil e oferecidos deliveries pelos parceiros Quanta e Start Locadora para os dois vencedores indicados pelo júri técnico e do voto popular da Mostra Oficial, e para os ganhadores, também pelo voto popular, da Mostra Brasileiros e do CurtaEdu. O patrocínio é da Claro através da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura.
O CurtaEdu oferecerá um prêmio adicional de R$ 10 mil ao conteúdo da Mostra Oficial com maior potencial pedagógico para alunos do ensino médio. A escolha do vencedor será feita pela equipe pedagógica do projeto. A obra vencedora será adicionada ao catálogo do CurtaEnem, iniciativa que será lançada no período de volta às aulas. O CurtaEnem disponibilizará mais de 200 títulos, entre filmes e episódios de séries, para 250 mil alunos e professores da rede pública inscritos no ENEM 2024. Essa ação de difusão audiovisual é patrocinada pela Claro.
Grupo Curta!
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo;
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV irão repassar anualmente, somados, perto de R$ 1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos difundidos.