Inovação plural e democrática: Rio Innovation Week reúne mais de 2 mil palestrantes para criar programação diversa e inclusiva
Convidados de renome nacional e internacional participam do evento, entre 13 e 16 de agosto, no Píer Mauá, discutindo temas nas áreas de Saúde, Ciência, Cultura, Sustentabilidade, Tecnologia, Educação, Varejo e muito mais
|
Os pilares da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) seguem alinhados com a curadoria da quarta edição do maior evento global de tecnologia e inovação. O Rio Innovation Week 2024 acontece entre os dias 13 e 16 de agosto, ao longo dos 75 mil m² do Píer Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro, tendo como tema a “Humanização em tempos de inteligência artificial”. Mais de 2 mil palestrantes participam dos 26 palcos simultâneos para conversar sobre temas relacionados a 14 trilhas nas áreas de Saúde, Cultura, Moda, Ciência, ESG, Energia, Varejo, Agro, Mobilidade Urbana e Educação – os ingressos estão disponíveis no site.
Estarão presentes palestrantes internacionais, como os dois ganhadores do prêmio Nobel: o físico norte-americano Kip Thorne e a ativista de direitos humanos iraquiana Nadia Murad. A líder internacional em mudanças climáticas Sandrine Dixson-Declèv, a filósofa e ativista indiana Vandana Shiva, o físico austríaco Fritjof Capra e o empreendedor do Vale do Silício Eric Ries, reconhecido por ser o criador do movimento Lean Startup, também ganham mesas de destaque no evento.
Entre os brasileiros, estarão nos palcos: Adriana Barbosa, CEO do “Preta HUB” e “Instituto Feira Preta”; Ailton Krenak, escritor, ativista e primeiro indígena a ser imortalizado pela ABL; Camila Farani, uma das principais investidoras anjo do Brasil; Ivair Gontijo, engenheiro mineiro da Nasa; Monja Coen, líder espiritual budista; Marcelo Gleiser, físico e ganhador do prêmio Templeton; Sidarta Ribeiro, neurocientista e biólogo; e, entre outras centenas de palestrantes, como as empresárias e influenciadoras Larissa Manoela, Sabrina Sato, Mari Maria e Jade Picon.
“O RIW continua comprometido em construir uma sociedade em que a tecnologia seja uma ferramenta que permita, a todos, acesso às oportunidades que ela oferece. Nosso projeto, como coletividade, deve ser o de construir um futuro em que a inclusão seja a norma, a diversidade seja celebrada e a justiça social seja garantida”, ressalta Bruna Reis, diretora-executiva do Rio Innovation Week.
Novos segmentos ganham destaque no RIW
Nesta edição, foram incorporados novos parceiros, como G20, Pacto Global da ONU, B2Mamy (comunidade digital de mães), BRIFW (moda, arte e beleza digital), Humanare – Desenvolvimento Humano Organizacional, Planetiers – Sustentabilidade Ambiental e Ciências para Todos (com curadoria de Marcelo Gleiser). Desde a primeira edição do evento, essas segmentações temáticas vêm crescendo exponencialmente, uma vez que o RIW começou com apenas 12 palcos simultâneos.
Durante o Rio Innovation Week, delegações do G20, encontro que reúne as maiores potências econômicas mundiais a ser realizado no Brasil em 2024, discutirão questões relacionadas ao clima e ao combate à fome, à pobreza e à desigualdade. O Pacto Global da ONU – Rede Brasil, grupo de empresas comprometidas em alinhar suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, também estará no RIW com uma ampla programação ao longo dos quatro dias.
Outro diferencial da edição é a chegada da B2Mamy, a maior comunidade de mães do Brasil. Debates relevantes sobre inclusão no mercado de trabalho, empreendedorismo e desafios com crianças atípicas, a partir do olhar da jornalista e escritora Daiana Garbin, integrarão a programação.
Em uma parceria inédita, o RIW receberá a BRIFW, para assinar a curadoria do pavilhão de moda, beleza e arte digital, com o objetivo de proporcionar ao público um espaço com ferramentas, projetos, marcas e artistas que pensam o futuro da moda, beleza e cultura de forma inovadora. Entre eles, o artista Gabriel Massan, que assinou a arte digital do palco da turnê The Celebration, da popstar Madonna.
Impacto social, ambiental e econômico de 2,6 bilhões em negócios
A realização do RIW gera 20 mil empregos diretos e indiretos, tem a participação de 2.500 startups e pretende movimentar mais de R$2.6 bi em negócios, com as mais de 150 mil que passarão pelo Píer Mauá durante os quatro dias de evento. Para 2024, o evento ganha ainda mais força ao contar até agora com 19 patrocinadores, 29 parceiros e 350 expositores.
A 100ª Edição da Open Innovation Week (Oiweek), principal encontro da comunidade de open innovation idealizada pela 100 Open Startups, também acontecerá no Rio Innovation Week, dessa vez em parceria com a Sai do Papel, em um pavilhão totalmente dedicado a Open Innovation e Startups. O encontro é responsável por reunir profissionais para compartilhar conhecimento, cocriar soluções e gerar oportunidades de negócios em inovação. A meta da 100 Open Startups é que mais de 10 mil conexões sejam iniciadas ao longo dos quatro dias da Oiweek SdP, que também trará palestras, painéis, pitches reversos e apresentação de cases de open innovation.
Pela primeira vez, o RIW será 100% descarbonizado: a Serena, empresa global que é referência em energia limpa, garantirá a descarbonização completa. Além da compensação das emissões de CO2 por meio de créditos de carbono, a companhia também promoverá, de forma voluntária, a neutralização do deslocamento dos participantes até o espaço, com a emissão do certificado de descarbonização da Organização das Nações Unidas (ONU). O Grupo Urbam fará a gestão de resíduos do RIW, usando tecnologia para garantir a limpeza e a reciclagem de materiais.
Tendo como pilares Negócios, Conhecimento e Experiência, um número significativo dos ingressos para a maior conferência de inovação e tecnologia do mundo será reservado para a democratização do acesso, de forma gratuita.
“Nossa responsabilidade social é justamente democratizar o acesso à tecnologia e inovação. Por isso mesmo, disponibilizamos um percentual importante de passaportes sociais. Quanto aos palestrantes, temos uma curadoria que exerce um minucioso trabalho com objetivo de destacar, nas mais de 30 conferências, temas e personalidades diversos, enriquecendo a troca de conhecimento e vivências com o público presente”, afirma Fábio Queiróz, diretor do Rio Innovation Week.
Patrocínio: Prefeitura do Rio, Banco do Brasil, Grupo Boticário, Stellantis, Finep,
Petrobrás, Light, Dasa, Repsol Sinopec, Ibmec, Multiterminais, FNT telecomunicaçoes, PWC, Transpetro, Rio Galeão, Caixa, Caterpillar.
Parceiros Estratégicos: Pesagro-Rio, Proderj, TurisRio, Secretaria de Ciencia e
Tecnologia, Ministério da Ciencia, tecnologia e Inovaçao.
Coparticipação: Sesc Senac.
Parceiros: Unesco e Globo.
Mais informações sobre ingressos, a programação completa e o credenciamento de imprensa, acesse Link
Serviço:
RIO INNOVATION WEEK 2024
Quando: 13 a 16 de agosto de 2024
Onde: Píer Mauá- Rio de Janeiro- Brasil –
AV. RODRIGUES ALVES, 10 | PRAÇA MAUÁ, RIO DE JANEIRO | RJ, 20081-250
Ingressos: site do evento
Sobre o Rio Innovation Week
O Rio Innovation Week é o maior evento global de tecnologia e inovação. Em 2023, reuniu diversos atores do ecossistema de Tecnologia e Inovação, além de membros dos diferentes setores da economia que compõem as 32 conferências que fizeram parte do projeto. Em 2024, o evento acontecerá em agosto, entre os dias 13 e 16, no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro.
Com o compromisso de gerar reflexão e impacto real para transformar realidades, o Rio Innovation Week vai além da geração de negócios e do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O projeto tem atuação estratégica, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo assim a responsabilidade na promoção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável. Promovemos um ambiente de oportunidades, negócios, experiências e conteúdos, pautados em: comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão; valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões; fomento ao pluralismo e diversidade nas palestras; busca por representatividade em termos de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idades, classes sociais, entre outras características da sociedade atual; e promoção de um ambiente inclusivo e com oportunidades iguais de fala para todos.