Cheio de turistas em julho, Monte Verde (MG) terá novas atrações do festival “Inverno nas Montanhas” neste sábado
Distrito de Camanducaia registra taxa de ocupação de hospedagens superior a 70%, de segunda a sexta-feira, e de mais de 95% nos finais de semana do mês
Clique Para Download |
Consolidado como um dos destinos mais procurados do Brasil durante a estação mais fria do ano, Monte Verde (MG) vem recebendo uma grande quantidade de turistas em julho, com uma taxa média de ocupação de suas hospedagens superior a 70%, de segunda a sexta-feira, e de 95% a 100% nos finais de semana. A informação foi confirmada pela secretaria de Turismo de Camanducaia, onde fica localizado o distrito do Sul de Minas, e pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).
Esse alto volume de visitantes é registrado enquanto o vilarejo está abrigando o festival “Inverno nas Montanhas 2024”. Iniciado no dia 29 de junho, o evento segue com novas atrações neste sábado (20), quando ocorrerão as apresentações das bandas O Jazz Não Morde, às 15h, e Forró de Raiza, às 19h.
Com todas as suas atividades gratuitas ao público, o “Inverno nas Montanhas” é realizado pela MOVE e pela Prefeitura de Camanducaia, com patrocínio do Sebrae e apoio da Associação Comercial de Monte Verde (ACMV) e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Serras Verdes.
“É uma grande alegria ver o nosso distrito recebendo esse grande número de turistas e a procura por hospedagens continua sendo bem alta, com vários hotéis e pousadas com a maior parte dos seus leitos já reservados para os dois próximos finais de semana. E o festival ‘Inverno nas Montanhas’, com uma programação cultural de qualidade e que celebra as tradições locais, é um motivo especial a mais para as pessoas visitarem Monte Verde e desfrutarem dos vários atrativos que temos aqui”, ressalta Bruno Rosa, secretário de Turismo de Camanducaia.
Clique Para Download |
Essa edição do Inverno nas Montanhas começou no dia 29 de junho, em clima de festa junina com a “Cia Mas Por Quê?”, premiada quadrilha que foi uma atração inédita na história do festival e trouxe um espetáculo de dança que uniu tradição e modernidade. E depois de outras três apresentações musicais e uma de dança, com o Grupo de Catira (foto), oferecidas aos turistas nos dois primeiros finais de semana de julho no evento, neste sábado o quinteto que forma o grupo O Jazz Não Morde faz exibição itinerante no centro da Avenida Monte Verde, com paradas nas principais galerias do percurso. Já a performance do trio que compõe a banda Forró de Raiza ocorrerá na Galeria Itália, que fica nesta via principal do distrito.
Ao proporcionarem uma diversificada programação cultural gratuita ao público em 29 de junho e em todos os sábados de julho, os organizadores do “Inverno nas Montanhas” têm a expectativa de receber mais de 200 mil turistas até o final deste mês. Para o fechamento do evento, no próximo dia 27, estão agendadas as apresentações do grupo de balé da ABMV, às 14h, da Companhia Celta Brasil (música irlandesa), às 15h, e da banda Risco Quarteto de Cordas, às 19h.
Destino premiado e acolhedor
Com gastronomia requintada, Monte Verde foi eleito o terceiro destino mais acolhedor do Brasil no prêmio Traveller Review Awards 2023, organizado pela plataforma de reservas Booking, tendo sido superado apenas por Porto de Galinhas (PE) e Penedo (RJ), respectivos primeiro e segundo colocados.
Em 2022, nesta mesma premiação anual, o distrito ficou em primeiro no ranking nacional e em 6º no mundial, sendo o único representante brasileiro no top 10. E antes disso já havia figurado entre as dez localidades turísticas votadas como as mais hospitaleiras do planeta em 2020, quando conquistou a nona posição.
Programação das próximas atrações do “Inverno nas Montanhas”*:
20/07 – Sábado
15h – Jazz Não Morde
19h – Forró de Raiza
27/07 – Sábado
14h – Ballet ABMV
15h – Companhia Celta Brasil
19h – Risco Quarteto de Cordas
*Programação sujeita à alteração.
Atendimento à imprensa