Antropóloga peruana Marisol de la Cadena abre programação do Encontros do Amanhã 2024, no Museu do Amanhã
Na ocasião, Marisol lançará o livro “Seres-Terra” e participará de roda de conversa com Fernanda Kaingáng, diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, e a filósofa Alyne Costa
Com o propósito de gerar debates sobre a construção de futuros desejáveis, o Museu do Amanhã inicia, no próximo dia 18 de julho, às 19h, a segunda temporada de Encontros para o Amanhã, uma série de rodas de conversa que acontecem ao longo do ano. A edição 2024 tem como tema central “A vida é Inteligente” e será aberta pelo encontro inédito entre a antropóloga peruana Marisol de la Cadena e Fernanda Kaingáng, diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, que participarão do painel Inteligências e Ecologias, com mediação da filósofa Alyne Costa. Na ocasião, Marisol lançará o livro “Seres-terra – Cosmopolíticas em mundos andinos”, da editora Bazar do Tempo com apoio do Instituto Serrapilheira, uma obra seminal na qual a autora parte da colaboração com lideranças andinas do povo Quíchua para refletir sobre modos de compreensão e práticas da política contemporânea. A programação conta com o apoio da Fundação Dom Cabral, e parceria institucional da editora Bazar do Tempo e do Museu Nacional dos Povos Indígenas – Funai.
Seres-Terra é baseado em um trabalho de campo realizado nos Andes peruanos com Mariano Turpo e seu filho, Nazario Turpo, xamãs e lideranças políticas do povo Quíchua, das cercanias de Cusco, no Peru. Inspirada por pensadoras feministas, dos campos da antropologia e da filosofia das ciências, Marisol desenvolve um trabalho etnográfico que se
tornou referência ao valorizar a tradução, com todas as brechas e incompletudes que lhes são inerentes, como possibilidade de encontro entre mundos que, embora conectados, permanecem distintos.
Para Eduardo Viveiros de Castro, o livro de Marisol “é a prova definitiva das potencialidades de uma etnografia engajada na descolonização do nosso pensamento, a partir do desafio colocado pela “diferença radical” que a vida dos povos extramodernos coloca para nossas possibilidades de compreensão.”
“Na nova temporada dos Encontros para o Amanhã, o Museu do Amanhã reafirma o compromisso em promover diálogos fundamentais para a construção de futuros sustentáveis. Estamos honrados em receber personalidades tão influentes como Marisol de la Cadena, Fernanda Kaingáng e Alyne Costa, que trarão perspectivas essenciais sobre as inteligências e ecologias indígenas. É uma oportunidade única para ampliar nosso entendimento sobre a conexão entre cultura ancestral, natureza, política e futuros possíveis e desejáveis”, diz Fabio Scarano, curador do Museu do Amanhã.
Outros convidados do “Encontros do Amanhã” já estão confirmados. No dia 24 de agosto, a conversa será entre Itamar Vieira Júnior, escritor e geógrafo, autor dos romances “Torto Arado” e “Salvar o Fogo” (2019 e 2023, editora Todavia), e Carina Pimenta, secretária nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Serviço
|
Seres-terra – Cosmopolíticas em mundos andinosde Marisol de la Cadena
Categorias: antropologia; política
Formato: 14x20cm
Número de páginas:528
ISBN: 978-65-85984-05-5
Capa e projeto gráfico: Elisa von Randow
Tradução: Caroline Nogueira e Fernando Silva e Silva
Texto de orelha: Eduardo Viveiros de Castro
Coleção Desnaturadas, coordenada por Alyne Costa e Fernando Silva e Silva
Apoio: Serrapilheira
Preço do livro: R$ 110,00
Lançamento e roda de conversa: 18/07/2024 – programação gratuita
Local: Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Rio de Janeiro-RJ)
Horário: 19h
Inscrições em breve no site do Museu do Amanhã