Auditora pioneira em fiscalizações de assédio lança terceira e última edição de livro histórico: “Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador”
A obra, que já acumula mais de 450 citações em trabalhos científicos, incluindo decisões judiciais, pareceres e teses de doutorado em países como Portugal e Uruguai, é reconhecida como pioneira no campo jurídico.
Desde a sua primeira edição, em 2015, a obra “Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador”, escrita por Luciana Veloso Baruki, tem sido uma referência indispensável para profissionais especializados. Agora, com a terceira edição prestes a ser lançada no próximo dia 17, no Rio de Janeiro, continua a manter seu papel educativo e histórico.
“O texto é originário da minha dissertação de mestrado. Foi escrito há 15 anos, no período 2009/2010. Na época eu me recuperava de um quadro de depressão e estresse pós-traumático desenvolvidos após a perda do cargo em um contexto de assédio, privação de direitos e muita perseguição. Ter sido vítima de assédio ainda em estágio probatório me fez ter consciência sobre o tema. Consegui visualizar a importância e a urgência de se falar a respeito. Nunca planejei me especializar no assunto. Costumo brincar que foi literalmente um dos danos ao meu projeto de vida, dentro de tantos outros sofridos em função dessa vivência traumática” desabafa a autora.
Este livro, que já acumula mais de 450 citações em trabalhos científicos, incluindo decisões judiciais, pareceres e teses de doutorado em países como Portugal e Uruguai, possui um valor histórico significativo e é reconhecido como pioneiro no campo jurídico. Ele representa um legado importante no estudo, na prevenção e no enfrentamento dos riscos psicossociais nos ambientes e na organização do trabalho.
“Embora inicialmente direcionado a um público acadêmico, o livro adota uma linguagem acessível e aborda problemas cotidianos que apenas recentemente passaram a ser reconhecidos como questões de saúde pública, demandando a educação de toda a população, e não apenas de profissionais especializados. A obra é de grande importância para advogados, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, psicólogos, psiquiatras, médicos de família, médicos do trabalho, profissionais de SST e todos aqueles que se dedicam a perícias em saúde mental e trabalho, mas também para o público leigo, ajudando todos a entenderem as circunstâncias objetivas em que o trabalho pode causar adoecimento físico e mental”, afirma Luciana Baruki.
Luciana Veloso Baruki é hoje uma figura de destaque no cenário nacional e internacional quando se trata de saúde mental e condições de trabalho. Em 2021, ela foi convidada por Karina Mancini, Diretora-Presidente da ONG Allivio Laboral para, juntamente com diversos outros especialistas da América Latina, escrever diretrizes para a implementação da Convenção 190 da OIT na Argentina, recém retificada à época no país.
Com quase 17 anos de experiência como Auditora-Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, ela foi pioneira em ações fiscais contra denúncias de assédio no Brasil. A Auditora coordenou a primeira inspeção na qual o assédio foi reconhecido como acidente do trabalho para todos os efeitos, um marco para a categoria da inspeção do trabalho no Brasil.
Atualmente, coordena o Programa de Fiscalização do Trabalho Infantil no Estado de São Paulo e é uma voz ativa na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros. Ela é bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV-SP e em Direito pelo Mackenzie, Advogada, Especialista em Direito Público, Mestre e Doutora em Direito Político e Econômico, Médica, Pós-graduanda em Saúde Mental e Psiquiatria. Além disso, Luciana foi a vencedora do prêmio Goldman Sachs Global Leaders Top Honors por excelência acadêmica e potencial de liderança em 2001 na cidade de Nova Iorque. No mesmo ano, foi a única mulher aprovada no processo seletivo mais difícil do país, o da Fundação Estudar, e desde então integra a comunidade como líder.
É autora de uma série de artigos em revistas e periódicos e idealizadora e criadora de conteúdo do perfil @assedioNET nas redes sociais, que tem por objetivo ampliar a conscientização sobre o tema dos riscos psicossociais nos ambientes de trabalho, em especial o assédio em suas diversas formas, bem como apoiar organizações no processo de investigação e apuração de responsabilidades em matéria de assédio e discriminação.
Em 2018, o livro foi atualizado para incluir atualizações sobre a síndrome de burnout, e, agora, nesta nova edição de 2024, a obra vem com um novo prefácio escrito por uma advogada especialista em doenças ocupacionais e uma nova capa.
“O conteúdo permanece inalterado para preservar o seu valor como fonte de conhecimento e referência histórica. A intenção não é que o livro se torne um manual, mas sim que permaneça como um registro de uma voz de indignação que surgiu em um período em que o tema não era discutido. Eu fui ousada ao trazer essa discussão para o âmbito jurídico de forma pioneira”, acrescenta Luciana.
A Dra. Luciana Baruki foi pioneira não apenas em conduzir fiscalizações de assédio entre 2010 e 2015, em conseguir seu reconhecimento como acidente de trabalho em 2018, mas também em trazer o debate sobre riscos psicossociais e saúde mental para o campo jurídico a partir da defesa de sua dissertação de mestrado em Direito em janeiro de 2011.
Além de seu compromisso com a saúde mental de trabalhadores, a Dra. Luciana Baruki tem se destacado por sua atuação em eventos de grande relevância. Recentemente, recebeu o prestigioso título de Grande Embaixadora (Grand’Ambassadeur) da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture em Paris e palestrou no Tribunal Superior do Trabalho e no Supremo Tribunal Federal durante a semana de combate ao assédio no judiciário, abordando temas cruciais e compartilhando sua vasta experiência com um público variado, incluindo magistrados e ministros de cortes superiores.
No último mês de maio, a Auditora esteve em Paris a convite dos representantes do movimento Maio Furta Cor na França para proferir palestra na Embaixada do Brasil. Na ocasião, participou de diversos outros eventos, incluindo uma apresentação no Louvre e outra na Unesco, em celebração ao Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Na última semana, a Dra. Luciana se tornou Embaixadora de uma organização franco-brasileira intitulada Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade (Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable na França). O CAESE-CEAEDD tem uma forte presença internacional, e a Dra. Baruki espera agora estabelecer uma ponte para dar continuidade às ações transformadoras que implementou no Brasil nos últimos 15 anos.
Dentro de sua programação para o segundo semestre de 2024, estão um lançamento do livro em Buenos Aires no mês de setembro e duas viagens para a França em outubro e novembro respectivamente, sendo a última para participar de um grande evento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. Esses objetivos fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para promover a prosperidade e o bem-estar para todos, ao mesmo tempo em que se protege o planeta. Os ODS abordam uma ampla gama de questões sociais, econômicas e ambientais.
Sua presença na França reforça ainda mais sua posição como uma referência internacional, não apenas em saúde mental, mas igualmente na prevenção e enfrentamento dos riscos psicossociais nos ambientes de convivência, especialmente o assédio em suas diversas formas de manifestação.
O lançamento da terceira edição da obra “Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador” é uma oportunidade para celebrar um livro longevo, que continua e continuará ainda por muito tempo a influenciar e educar sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Este livro deixa um legado duradouro e fundamental para a construção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Lançamento da terceira edição do livro “Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador”
Data: 17 de julho de 2024, às 19h
Local: Livraria Argumento: Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon, Rio de Janeiro