Representantes do Grupo AfroReggaeconhecem estrutura e serviços oferecidos pelas Usinas da Paz
A convite do Governo do Estado, integrantes do projeto carioca estão em Belém para alinhar detalhes sobre uma inédita parceria com a gestão estadual
A Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém, recebeu nesta quinta-feira, 4, representantes do Grupo Cultural AfroReggae, do Rio de Janeiro. A convite do Governo do Estado, membros do projeto carioca estão na capital paraense desde a última terça-feira, 2, para alinhar detalhes sobre uma inédita parceria com a gestão estadual para a implantação de projetos de ressocialização de custodiados, garantindo emprego para egressos do sistema prisional paraense.
Após conhecerem as obras da Casa de Humanização, Assistência e Proteção ao Apenado (Chapa), vinculada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os representantes do AfroReggae tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pelo Estado nas Usinas da Paz, que têm mudado para melhor a realidade da população paraense.
Na visita, o Diretor Executivo do grupo AfroReggae, Danilo Costa, afirmou estar emocionado por ver tantas ações sociais ocorrendo em um único espaço. “Aqui na Usina da Paz podemos ver a política pública acontecendo de forma integrada, em um único local. Ver isso funcionando da forma correta deixa a gente muito emocionado, porque eu trabalho em política pública há anos. Fiquei muito impressionado com a participação da comunidade e com a gestão do local. É possível perceber que a população se sente parte do projeto, gosta e cuida do complexo. É realmente um trabalho de excelência desenvolvido aqui. O Estado está de parabéns”, declarou.
A coordenadora da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira, destacou a importância da troca de experiências proporcionada pela visita da equipe carioca. “É nesse momento que a gente pode conhecer um pouco do que eles estão fazendo lá e também mostrar todo o potencial da nossa Usina da Paz. Este é um programa que vem fazendo a diferença em todo o Pará”.
Os diretores do AfroReggae Danilo Costa e João Paulo Garcia foram acompanhados pelo titular da Seap, Marco Antonio Sirotheau Côrrea Rodrigues; o secretário adjunto de Gestão Operacional, Ringo Alex Rayol Frias, e pelo diretor de Reinserção Social, Valber Duarte.
Ressocialização – Através da Coordenadoria de Assistência ao Egresso e Família (CAEF), a Seap oferece uma série de atividades e atendimentos aos egressos do sistema penal dentro das Usinas da Paz dos bairros da Cabanagem e Jurunas/Condor. Entre os serviços oferecidos estão: Acolhimento e Orientação Social; Acesso a direitos sociais; emissão de documentos; informações sobre situação processual; informações sobre situação de saúde; orientação sobre cadastro de visita social; orientação sobre acesso ao auxílio-reclusão; Orientação/Encaminhamento de situação Jurídica; além de Cursos profissionalizantes e atividades de esporte, cultura e lazer. A CAEF também promove o encaminhamento ao Escritório Social/SEAP para atendimento jurídico presencial e para inclusão aos programas habitacionais, dentre outras demandas.
Durante a visita desta quinta-feira, foram distribuídas hortaliças e sandálias a famílias do bairro da Cabanagem. Todo o material foi produzido pelos próprios internos que participam dos projetos laborais de reinserção social.
Elton Costa, 41 anos, trabalha na área da manutenção na Usina da Paz e é egresso do sistema prisional paraense. Por meio do trabalho de reinserção realizado pelo Estado, ele conseguiu a oportunidade de emprego para seguir a vida.
“É uma questão de gratidão, porque através da Seap e da Usina da Paz eu consegui uma oportunidade de emprego. E, graças a Deus, desde quando eu saí do sistema carcerário, em 2016, eu me encontro trabalhando. Isso representa o meu futuro, porque através dessa oportunidade, eu pude dar outra estrutura de vida para minha família e sem contar também o exemplo que hoje eu sou para eles, para minhas filhas, minha esposa, minha parentela, porque eles sabem de onde eu vim e agora o tanto que mudei aqui, e o que eu sou hoje”, disse Elton Costa.
Entre julho de 2023 até julho de 2024, somente na UsiPaz Cabanagem, a CAEF realizou 123 atendimentos a egressos do sistema penal e 76 atendimentos a familiares. E mais de 70 pessoas participaram dos cursos e palestras oferecidas na UsiPaz.