Episódio inédito de ‘Histórias da Gente Brasileira’ mostra a dura infância de filhos de escravizados no século XIX
O parto e os primeiros anos de vida das crianças nascidas no Brasil do século XIX são temas de “Império — Infância“, episódio inédito da série “Histórias da Gente Brasileira“, exclusiva do Curta! e do CurtaOn – Clube de Documentários. A historiadora Mary Del Priore — apresentadora da série — introduz o assunto explicando o contexto do Brasil Império: naquele tempo, não existiam maternidades, parir fora de casa era algo apavorante, o acesso à medicina era precário, e as mulheres dependiam dos conhecimentos que recebiam umas das outras. Algumas delas concentravam esses saberes: eram as parteiras.
Uma figura ganhou destaque no meio acadêmico daquela época, Madame Durocher. Ela foi a primeira mulher a ingressar na Academia Imperial de Medicina e fez 5.510 partos ao longo de 51 anos, assistindo tanto mulheres de famílias ricas quanto escravizadas.
Além de Mary Del Priore, o episódio traz depoimentos de outros historiadores, como Lucimar Felisberto dos Santos,Ynaê Lopes dos Santos e Hebe Mattos. Eles comentam os diferentes destinos reservados às crianças de mulheres livres e às de escravizadas, mesmo depois da promulgação da Lei do Ventre Livre, em 1871. Lucimar Felisberto dos Santos conta que filhos de mulheres escravizadas ficavam com a mãe até os 7 anos. A partir dos 8 anos, passavam a trabalhar para o Estado ou para o proprietário da mãe, como forma de “indenização”, até os 21 anos.
A historiadora Hebe Mattos aponta que essas crianças, quando separadas das mães, eram “uma das maiores fontes de insubordinação, insurreição, suicídio e assassinato de senhores (de escravos). Então, é muito comum você vender a mãe com as crianças”. A separação de famílias era usada como ameaça de punição aos trabalhadores escravizados até 1869, quando surgiu uma lei que proibiu essa prática.
“Histórias da Gente Brasileira” é uma produção da Giros viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A estreia do episódio no Curta! é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 31 de maio, às 23h30.