Chef’s badalados assumem cozinhas de motéis e elevam o patamar da experiência do cliente
Alguns dos principais motéis do País contam com cardápios assinados por profissionais com experiência internacional e passagem por restaurantes Michelin
Mais do que suítes bonitas e sofisticadas, hoje o novo perfil de clientes busca uma experiência de hospedagem mais completa quando vai ao motel, e a gastronomia tem sido um dos fatores na hora de escolher um bom motel.
Uma pesquisa divulgada em 2023 pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) mostrou que 77% dos hóspedes que são heavy users de motel com certeza fariam uma refeição no local caso este ofereça um menu requintado. Hoje, alguns dos principais motéis do País contam com cardápios assinados por chef’s com experiência internacional e passagem por restaurantes Michelin.
Um dos chef´s de cozinha que atuam no setor moteleiro é o chef Luiz Gustavo Moraes, que assina o cardápio do Lush Motel e Tout Motel, ambos em São Paulo. Moraes trabalhou por quase 10 anos em restaurantes estrelados na Espanha, França e Inglaterra. Na França, atuou junto com o chef francês Alain Ducasse, que possui 21 estrelas do Guia Michelin, guia que é referência mundial na alta gastronomia. Em Londres, Moraes trabalhou no Gordon Ramsay Restaurant e no The Greenhouse Restaurant, onde alcançou o posto de chef.
De volta ao Brasil, Moraes mostrou seu repertório em restaurantes premiados, como o Buffet Fasano e Corrientes 348, onde atuou como chef executivo, contribuindo com a expansão da marca. Sua atuação nas cozinhas de motéis conceituados começou há dois anos, quando foi convidado para assinar o cardápio do Lush Motel. “A gastronomia nos motéis se refinou muito nos últimos anos. Existe todo um trabalho pensado. Não é apenas o prato em si, mas o conjunto, com louças e produtos de qualidade. E isso reflete no final, com o aumento das vendas desses pratos. A pessoa que se hospeda no motel já chega com uma expectativa alta, tanto pelo espaço quanto pela gastronomia”, afirma, ao relatar que em suas criações busca fazer um menu balanceado, integrando algo mais “vegano” com uma opção de carne, seja na entrada como no prato principal, para cativar ao máximo o desejo dos clientes. Segundo ele, pratos mais elaborados geram confiança nos frequentadores, que se sentem confortáveis para pedir outras opções, pois sabem que a gastronomia é boa.
Já o chef Ronaldo Avelar, assina o cardápio do Motel Fly, em Contagem, MG, desde 2013, onde foi destaque em diversos eventos gastronômicos junto ao motel. Para ele, o processo de criação de um cardápio para um motel é basicamente o mesmo para um restaurante, onde cumpre-se todas as regras de higiene, manipulação e segurança alimentar. “O que difere é a logística de empratamento e a apresentação da comida, devido à entrega ser na suíte. Além disso, nos atentamos também com a escolha dos ingredientes para que sejam pratos mais leves e de fácil digestão para que o casal possa aproveitar não apenas a refeição, mas toda a estrutura do motel”, explica Avelar, ao revelar que enxerga o setor moteleiro como uma fatia importante dentro do ramo gastronômico, em amplo crescimento. “Cada vez mais estão procurando pratos da alta gastronomia em ambientes privativos, que o restaurante não consegue oferecer.”
Até o final de abril, as criações gastronômicas que Moraes e Avelar fizeram para os respectivos motéis estão disponíveis ao preço promocional de R$ 79 por pessoa. A promoção especial faz parte do “Chef’s no Motel 2024”, o festival gastronômico da moteleira. Organizado todos os anos pela ABMotéis em parceria com o Guia de Motéis, o festival disponibiliza pratos assinados por chefs experientes. Na edição deste ano, mais de 50 motéis em cidades como São Paulo (e cidades do interior), Porto Alegre, Santa Maria, Florianópolis, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, e Rio de Janeiro participam do evento. Todos os pratos disponíveis e motéis participantes estão disponíveis no site Link.
Sobre a ABMotéis
Criada há mais de 10 anos, a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) é a única representante do setor moteleiro no Brasil e possui mais de 530 motéis associados. A entidade conta com diretores presentes em 17 estados, além do Distrito Federal. Sua missão é trabalhar pela profissionalização do setor com o objetivo de valorizar o motel como um meio de hospedagem seguro para casais que buscam lazer e entretenimento