Criadora do Projeto Guri destaca a importância da cultura e da educação para o desenvolvimento do País: “Inovador”
Natural do interior de São Paulo, Beth Parro, gestora de projetos sociais e culturais, segue à frente de ações culturais na região metropolitana de São Paulo
|
Sempre engajada com ações sociais, Beth Parro, 60 anos, conta com mais de 30 anos de carreira, natural do interior de São Paulo, a gestora destaca um dos marcos de sua carreira: a criação do Centro Solidário da Cidade, quando atuou como Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Osasco.
Seu maior legado e colaboração com impacto social foi quando criou e implementou o Projeto Guri, em 1995, pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que por meio da música promoveu a inclusão de crianças, adolescentes na cultura e na educação. Como reconhecimento, Beth foi indicada para vários prêmios e viajou para os EUA e a Europa para divulgar o programa, onde esteve à frente por mais de 15 anos. O Projeto Guri já atendeu em cerca de 300 cidades, mais de 1 milhão de jovens, entre eles, menores da Fundação Casa, um dos marcos do legado de Beth Parro no programa.
O Projeto Guri foi inovador, proporcionou profundas mudanças na cultura e na educação de mais de um milhão de crianças em praticamente todo o Estado de São Paulo. Esse é um legado de inclusão sociocultural para o país. “Sempre acredito no poder da educação como transformação social”, destaca Beth sem deixar de falar das dificuldades que o terceiro setor enfrenta no Brasil.
Para os próximos meses, uma das metas de Beth é a criação de um programa voltado para a educação com o intuito de reforçar a autoestima e, principalmente, a alfabetização de crianças e adolescentes, que por conta da pandemia de Covid-19 foi altamente afetada. Desde 2017, Beth vem administrando equipamentos sócio-educativos na cidade de Osasco: 3 (três) creches e 3 (três) CEUs, que desenvolvem diversas atividades artísticas, culturais e esportivas atendendo anualmente cerca de 27 mil pessoas.
CEU – Destaques da Programação de Abril:
COPA CEU, campeonato interclasse com temática da copa do mundo. O torneio conta com 12 seleções com jogadores representando suas classes do 3º ao 5º anos do ensino fundamental, envolvendo mais de 300 alunos.
Abertura: 19/04, sexta-feira, em dois turnos: às 11h horas para o período da manhã e às 13:30 para o período da tarde.
Jogos: de 22 a 27 de abril
CEUS – Centro de Artes e Esportes Unificados de Osasco são equipamentos que oferecem atividades de artes, cultura e esportes, mantidos pela Prefeitura, localizados nos extremos da cidade de Osasco, nas regiões periféricas e mais carentes.
Endereços dos CEUs:
Ceu José Saramago: Avenida João de Andrade, 1355 · Jd. Santo Antonio.
Ceu 1º de Maio: R. Nelson Mandela – Jardim Primeiro de Maio (Chácara Fazendinha)
Ceu Bonanca : R. São Judas Tadeu, 105-257 – Bonança