Feira na Rosenbaum retorna ao Rio de Janeiro após quatro anos
Desta vez ocupando o Istituto Europeo di Design, a Feira entra para a rota cultural dos cariocas
A Feira na Rosenbaum está de volta à cidade do Rio de Janeiro após um hiato de quatro anos. O retorno marca um momento significativo para a cena cultural e de design da região. O evento está programado para ocupar as instalações do Instituto Europeu di Design, localizado no centro da cidade, entre os dias 11 e 14 de abril.
Nesta edição, a Feira destaca a participação de notáveis talentos, incluindo Pedro Leal, cujo trabalho excepcional tem conquistado reconhecimento no cenário do design contemporâneo. Além disso, a presença da Bautti Joias promete enriquecer a experiência dos visitantes, apresentando peças de joias colecionáveis, além da Experimental, que explora vertentes não obvias na construção de peças de design, decoração e mobiliário.
“O Rio de Janeiro, um dos grandes berços da nossa cultura, desempenha um papel vital na preservação e renovação da identidade brasileira. Após quatro anos da última edição e passando por uma pandemia, a Feira na Rosenbaum retorna ao coração da cidade, reafirmando a importância de valorizar os saberes tradicionais. Este espaço não apenas serve como ponto de encontro para artistas e artesãos, mas também como catalisador para a fusão dinâmica entre tradição e inovação. O Rio, resiliente e inspirador, continua a ser um solo fértil para a celebração da Alma Brasileira, e a Feira emerge como um elo essencial na preservação da memória nacional.” Comenta Cris Miranda Rosenbaum, curadora da feira que idealiza ao lado de Marcelo Rosenbaum, co-fundador e conselheiro.
Como parte da programação educacional, a Feira na Rosenbaum traz para esta edição um encontro inédito com designers e artesãos que vai acontecer no primeiro dia do evento e que será mediado pela jornalista Celina Mello Franco, sob o tema “Design vs Artesanato?”, sugerido pelo designer Pedro Galaso. Entre os convidados designers, artesãos e professores, estão: Manuela Almeida e Pedro Leal, Philipe Fonseca e Luciana Duque, Mônica Carvalho e Thomaz Brasil, que irão abordar as histórias e a ancestralidade por trás de diferentes culturas artesãs, debater o papel do design e do artesanato e também o futuro destes dois territórios.
Entre os expositores, artesãos e designers virão de diferentes estados brasileiros, como: Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Pernambuco e Bahia para apresentar diferentes referências e novidades em mobiliários, objetos de design, acessórios e os looks que irão compor essa e a próxima estação.
A Feira na Rosenbaum também reserva espaço para a vertente experimental, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de explorar criações inovadoras e conceitos vanguardistas. Este encontro no Instituto Europeu di Design promete ser um marco no calendário cultural da cidade, reunindo talento, criatividade e uma ampla variedade de expressões artísticas.
SERVIÇO:
FEIRA NA ROSENBAUM NO IED RIO
11 A 14 DE ABRIL | DAS 13H ÀS 20H
ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN RIO DE JANEIRO| AV. PRES. ANTÔNIO CARLOS, 40 – CENTRO| Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita |
FEIRA NA ROSENBAUM
www.feiranarosenbaumloja.com.br @ feiranarosenbaum
LOJA FEIRA NA ROSENBAUM
Rua Mateus Grou, 513, Pinheiros, São Paulo, SP
Sobre a Feira na Rosenbaum:
Em formato de plataforma criativa, a Feira na Rosenbaum traz como propósito “expor a alma brasileira”. Por meio de suas edições que reúnem artistas e artesãos, desde comunidades criativas tradicionais até designers independentes, leva ao público criações autorais que ajudam a contar e promover a rica diversidade cultural, em uma atmosfera multissensorial, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros, cenários e encontros, em uma energia de casa aberta e acolhimento.
Com DNA para o apoio e promoção de comunidades criativas tradicionais, por meio do Instituto Socioambiental (ISA), que propõe soluções a questões sociais e ambientais com foco na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos, a Feira na Rosenbaum é membro associado da
Origens Brasil, rede que garante negócios sustentáveis na Amazônia, em áreas prioritárias de conservação, com garantia de origem, transparência e ética. Como empresa participante, mantém seu firme compromisso com o Instituto Kabu, que representa nove aldeias das Terras Indígenas Menkragnoti e Baú, onde vivem os povos Kayapó.
Reconhecida pelo esforço voltado à sustentabilidade social e ecológica, recebeu o “Prêmio Muda” das Edições Globo Condé Nast na categoria “Gente”, em 2019. Desde 2018, assumiu o compromisso em reduzir o impacto ambiental de suas edições, por meio da máxima redução de seus dejetos e da correta destinação de seus resíduos orgânicos e materiais recicláveis a fim de enviar a mínima fração possível de lixo para o aterro sanitário, conceito “Lixo Zero”. Essas ações contam com a consultoria ambiental da empresa social Roda Ambiental e em edições passadas com as ações da Comida Invisível.
Idealizada pelo arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum em conjunto com a curadora de arte e design Cris Miranda Rosenbaum, a Feira na Rosenbaum comemorou os dez anos de sucesso com a abertura de sua primeira loja física em São Paulo, em fevereiro de 2022.
Sobre o IED
Com quase 60 anos de história e inaugurado no Brasil em 2005 em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2014, O IED ocupa a posição de melhor faculdade de Design e a única integralmente dedicada ao assunto no Brasil. Os cursos oferecidos são de Graduação, Extensão e Pós, além de oficinas e academias, alcançando ao todo 52 títulos de formação. O IED carrega em seu nome 58 anos de história internacional, com 300 cursos de Pós-Graduação, mais de 10 mil estudantes ao ano, 3 mil docentes em suas sedes e mais de 100 títulos de cursos de Graduação, onde mais de 100 mil ex-alunos em 100 nacionalidades diferentes ao todo já cursaram.