Grandes autores e autoras na VI Feira do Livro da Unesp
Cardápio cultural variado e gratuito terá eventos presenciais e on-line de 3 a 7 de abril com Mary Del Priore, José de Souza Martins, João Anzanello Carrascoza, James Green e muito mais
|
A VI Feira do Livro da Unesp, que começa no próximo dia 3 de abril (quarta) e vai até o dia 7 (domingo) é mais do que uma oportunidade de adquirir livros com desconto.
Ao longo do evento, grandes autoras e autores têm encontros marcados para discutir suas obras, autografar livros e bater papo com o público. Os encontros são em sua maioria presenciais, mas há também em formato virtual.
Todos os eventos presenciais acontecem no pavilhão de exposições da VI Feira do Livro da Unesp. Os virtuais, nos endereços elencados no site oficial do evento.
Veja a programação completa em: www܂feiradolivrodaunesp܂com܂br
Confira os eventos programados:
3 de abril (quarta-feira)
9h – Abertura oficial da VI Feira do Livro da Unesp
11h – Conferência de abertura: Capitalismo e escravidão na sociedade pós-escravista
Bate-papo e sessão de autógrafos com o sociólogo e autor José de Souza Martins.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, hoje ainda há 27,6 milhões de trabalhadores, no mundo inteiro, sob diferentes formas de escravidão. Destes, quase quatro milhões estão nas Américas. Neste livro, o autor se propõe a desvendar e explicar essa anomalia social e moral no contexto brasileiro, com base na informação empírica já abundante sobre o tema da continuidade disfarçada da escravidão no período pós-escravista.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora Unesp
13h – Não quero ter filhos
Bate-papo e sessão de autógrafos com a autora Bruna Maia.
Bruna Maia é jornalista, escritora, cartunista e artista plástica. Em 2020, publicou o quadrinho Parece que piorou, pela Companhia das Letras. Já em 2022, foi a vez do romance Com todo o meu rancor, da editora Rocco. É autora da página de cartuns @dabrunamaia no Instagram (anteriormente conhecida como @estarmorta). Assina a coluna X de Sexo para o site F5 da Folha de S.Paulo.
Local: Circo da Barra
Promoção: Conrad Editora
15h – Do espírito das leis, de Montesquieu
Bate-papo com os tradutores da nova edição obra, os especialistas em Montesquieu, Ciro Lourenço e Thiago Vargas.
Neste clássico da filosofia política, Montesquieu discute a importância da separação de poderes como forma de garantir a liberdade e evitar o abuso de poder. Ele argumenta que o poder deve ser dividido entre o legislativo, o executivo e o judiciário, e que cada um deve exercer sua função de forma independente. O filósofo também discute como diferentes tipos de governo podem funcionar em diferentes tipos de sociedade, e como o clima e outras particularidades do território podem afetar o caráter de um povo. Sua obra teve grande influência na formação dos governos modernos e na teoria política em geral.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora Unesp
17h – Crianças refugiadas e vitimadas por guerras na literatura brasileira
A proposta desta mesa-redonda é, a partir de algumas obras da literatura nacional, discutir as condições enfrentadas por crianças e adolescentes em situações extremas e as estratégias de sobrevivência física e emocional desenvolvidas nesse contexto. Objetiva também refletir sobre como esse conhecimento pode ser ressignificado pelos leitores atuais.
Luciane Bonace Lopes Fernandes (escritora), Nanci Nascimento de Souza (escritora e historiadora), Sarita Mucinic Sarue (escritora)
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora Aletria
19h – De Macondo à terra de Marlboro
Bate-papo e sessão de autógrafos com o publicitário e escritor João Anzanello Carrascoza, com mediação de Eneus Trindade, professor titular da ECA-USP especialista em estudos da linguagem publicitária.
Neste livro, Carrascoza investiga os aspectos do consumo mobilizados na comunicação publicitária por meio de obras literárias de autores nacionais e estrangeiros. O autor demonstra como o texto publicitário mimetiza recursos linguísticos e procedimentos usuais da literatura na formação de seu cânone. O livro reúne dez ensaios publicados em revistas acadêmicas ou em obras coletivas como artigos autônomos acompanhados de um texto inédito, explorando os encontros férteis entre a arte literária e o universo publicitário.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora Unesp
4 de abril (quinta-feira)
13h – Bendita cura
Bate-papo e sessão de lançamento com o autor Mário César.
Duas vezes finalista do Prêmio Jabuti e quatro vezes vencedor do Troféu HQMix, Mário César é cartunista, autor e editor de histórias em quadrinhos. Foi um dos primeiros autores a tratar abertamente de questões de gênero e identidade nos quadrinhos brasileiros. Além disso, é cocriador e um dos organizadores da POC CON Feira LGBTQ+ de quadrinhos e artes gráficas. –Este texto se refere à edição hardcover.
Local: Circo da Barra
Promoção: Conrad Editora
13h – O papel da literatura na construção da autoestima das crianças
Em um bate-papo virtual, Telma Borges, docente na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, discutirá com a psicóloga e escritora Tânia Cristina Dias e com a editora, contadora de histórias e escritora Rosana Mont’Alverne como a literatura pode contribuir para o desenvolvimento emocional das crianças.
Link: Link
Promoção: Editora Aletria
14h – Sérvia, uma nação mutilada em uma Europa Oriental conflagrada pelas guerras eternas
Bate-papo sobre geopolítica com Márcio Forti, pós-graduado em Jornalismo Internacional pela PUC-SP; em História, Literatura e Língua Persa pelo Instituto Dehkhoda da Universidade de Teerã; além de especialista em Relações Internacionais e Assuntos Exteriores pela FGV-SP. Especialista em América Latina, Estudos Europeus, Ásia Ocidental e Conflitos Africanos (Cenários Geopolíticos da Europa Oriental, Espaço Pós-Soviético, Estudos Iranianos, Geopolítica da Ásia Central, Interações Conflituosas EUA-América Latina e Processo Geopolítico da Transição da Unipolaridade Neoliberal estadunidense, Hegemonia da Anglosfera, à Multipolaridade no século XXI, Armonia entre Polos de Poder, a ordem da soberania dos povos), o autor desponta-se, como um expoente das Relações Internacionais no universo ibero-americano.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora d3educacional
14h30 – De Portugal ao Brasil: navegando pelos mares das histórias de tradição oral lusófona
Nesta mesa virtual com Benita Prieto e Rosana Mont’Alverne, ambas contadoras de histórias e especialistas no tema, serão abordadas as raízes, a riqueza e a presença das histórias orais tradicionais de Portugal e do Brasil na literatura escrita, nas bibliotecas e nas escolas de países de língua portuguesa.
Benita Prieto é presidente da Ações & Conexões Associação Cultural de Portugal e Rosana Mont’Alverne é sócia-fundadora do Grupo Editorial Aletria.
Link: Link
Promoção: Editora Aletria
16h – Espaço potencial, poemas e outros rabiscos
Bate-papo virtual com o psicanalista e poeta carioca José Guedes, que propõe um diálogo entre a poesia e a psicanálise.
José Guedes é psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico RJ. Filiado à Federação Internacional de Sociedades Psicanalíticas (IFPS). Como psicanalista e poeta, idealizou e coordenou o projeto Jogando conversa dentro. Enquanto diretor do jornal de psicanálise Gradiva, além de escrever os editoriais, criou a coluna O canto do conto. Como poeta, teve poemas publicados no livro de antologia poética Poemas cariocas. Seu poema “Atrevimentos”, publicado em primeiro livro de poesias, Atrevimentos, foi vencedor do prêmio Ferreira Gullar, no quesito interpretação, com Jaime Leibovitch (voz) e Nahman Armony (violino). Em seu terceiro livro, Espaço potencial: poemas e outros rabiscos, a escultura da capa, em resina jateada, também é de sua autoria.
Link: Link
Promoção: INM Editora
17h – Nos bastidores da tevê: A democracia no centro do jogo
Palestra e sessão de autógrafos com o jornalista e escritor Fernando Mitre.
“Essa saga de produzir tais eventos cruciais numa democracia é o que você vai encontrar no texto do maior e mais experiente produtor de debates ou duelos políticos no Brasil. Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge na veia este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça. Fernando Mitre relembra os momentos mais emocionantes e pitorescos destes rituais pré-eleitorais. Ademais, o leitor é gratamente surpreendido em desvendar o aprendizado político do jornalista. Aqui, vale destacar a sua diamantina isenção democrática e profissional na condução dos debates, o que faz com que eu recomende esse livro aos estudantes de jornalismo. Pois ele demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre de escolher a isenção. Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro. É onde está o coração do bom jornalismo e da democracia.” (Trecho do prefácio: Roberto DaMatta).
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora e Livraria Letra Selvagem
18h – Cidadão incomum
Bate-papo e lançamento do livro com o autor, o escritor, roteirista e artista Pedro Ivo.
Formado em Interpretação para Teatro e TV, largou os palcos para se debruçar no universo do Cidadão Incomum, que mescla super-heróis e terror nacional. É coautor e ilustrador do livro Entre Mundos. Além de diversos trabalhos para o audiovisual, Pedro atende como storyteller em grandes projetos de games, tecnologia e inovação. “Como artista e profissional, o meu negócio é criar peças de entretenimento NO Brasil e PARA o Brasil”.
Local: Circo da Barra
Promoção: Conrad Editora
19h – A literatura infantil como ponte para o diálogo sobre eventos traumáticos
Nesta mesa-redonda virtual, o escritor e jornalista Raul Marques e a psicopedagoga e contadora de histórias Danila Bassi discutem, a partir do livro O caminho da escola, sobre como a literatura infantil pode ser um meio para retratar e compreender de maneira sensível acontecimentos dolorosos. No livro escrito por Raul, a menina Sara e sua família enfrentam diversas situações difíceis ao terem que viver na condição de refugiados.
Raul Marques é jornalista e escritor, cobriu a guerra civil do Haiti e é autor de livros como O caminho da escola (Aletria), que aborda a vulnerabilidade das pessoas na condição de refugiados. Danila Bassi é contadora de histórias e psicopedagoga pela Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires, Educação Especial e Intervenção Familiar.
Link: Link
Promoção: Editora Aletria
5 de abril (sexta-feira)
11h – Literatura e gamificação como ferramentas de prevenção ao abuso infantil
Esta mesa-redonda discutirá como a literatura de cordel no Brasil vem se adaptando, desde suas primeiras criações até os dias de hoje, às mudanças de concepção, produção, circulação e recepção pelas quais a literatura passou e passa em nosso país.
Marco Haurélio e Izabel Nascimento são cordelistas nordestinos residentes em São Paulo. Izabel também é escritora, pedagoga, poeta e radialista. Marco Haurélio também é escritor, professor e pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora Aletria
13h – Literatura e gamificação como ferramentas de prevenção ao abuso infantil
A proposta desta mesa-redonda virtual é, a partir do livro Não me toca, seu boboca! e de sua adaptação, o jogo Não me toca, seu boboca! – Fuga da Casa 75, discutir as potencialidades da literatura como ferramenta para tratar questões difíceis com as crianças, tais como sexualidade, corpo e abuso sexual. Além disso, refletir sobre como a adaptação de livros para jogos amplia tais potencialidades.
Andrea Taubman é escritora, tradutora, contadora de histórias e locutora, além de fazer parte da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil). Aparecida Bocard é psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil da cidade de Teresópolis. Daniel Martins é ludólogo, futurista, designer, pesquisador e educador consultor.
Link: Link
Promoção: Editora Aletria
14h – Entre o céu e o sal
Bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Everton Behenck.
No fim das contas tudo é criação. Já lançou dois livros de poesia, Os dentes da delicadeza e Nada mais maldito que um amor bonito. Mas foi com a publicidade que seu trabalho ficou conhecido em todo o Brasil, escrevendo os roteiros das clássicas campanhas de fim de ano do Banco Itaú. Redator por ofício, escritor por vocação, Everton Behenck cultivou sua gaveta com cuidado até o momento de dar vida ao romance que arrasta o leitor em uma viagem vertiginosa pelos problemas complexos que parecem definir o presente e o futuro do país e do mundo.
Local: Circo da Barra
Promoção: Companhia Editora Nacional
16h – O castelo de papel: Uma história de Isabel de Bragança, princesa imperial do Brasil, e Gastão de Orléans, conde d’Eu
Bate-papo e sessão de autógrafos com a historiadora Mary Del Priore.
Entre descrições evocativas de Petrópolis, Rio de Janeiro e Paris, trechos de cartas que permitem vislumbrar a interioridade dos biografados e excertos de jornais e revistas que revelam os anseios populares e o cotidiano do século XIX, O castelo de papel é um envolvente retrato do período que antecedeu a queda do Império brasileiro – uma nação mergulhada em conflitos irreconciliáveis, tentando resistir à inexorável marcha da história.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora Unesp
16h – Luiz Gama contra o Império: uma leitura histórica e antirracista
Lançamento virtual do livro com o autor Bruno Rodrigues de Lima, reconhecidamente o maior especialista na obra de Luiz Gama.
A obra marca um novo estágio nos estudos sobre a trajetória e a obra de Luiz Gama, este personagem tão importante de nossa história, nosso maior advogado, nosso abolicionista primeiro e um dos grandes pensadores da formação social brasileira. Bruno Lima dá corpo e nos permite um mergulho profundo no pensamento de Luiz Gama, mas também nas mazelas e nas possibilidades emancipatórias que fazem parte do Brasil.
Link: Link
Promoção: Editora Contracorrente
18h – De simples passadores de dedinho no celular a produtores de cinema: como envolver as crianças em projetos criativos de audiovisual
A proposta desta mesa-redonda virtual é refletir sobre “como educar crianças no mundo telas?”, sem demonizar a presença dos aparelhos eletrônicos mas levando em conta questões como tempo de exposição à tela, responsabilidade, mediação e ética. Além disso, discutir maneiras de utilizá-los de maneira propositiva, como aliados na expressão da criatividade dos pequenos.
Igor Amin é escritor e educador audiovisual. Sheila Rodrigues é bibliotecária.
Link: Link
Promoção: Editora Aletria
19h – A mulher nos quadrinhos e na sociedade
Bate-papo com a quadrinista Lorena Kaz sobre a mulher na sociedade, machismo estrutural, relacionamentos abusivos, temáticas que são abordadas em suas publicações, e os desafios enfrentados por quadrinistas brasileiras. Voltado para público jovem e adulto interessado nesses temas. Mediação de Sabrina da Paixão, historiadora e doutora pela FEUSP, integrante da Aspas, associação de pesquisadores atrelados ao desenvolvimento científico sobre arte sequencial, com ênfase em histórias em quadrinhos.
Quadrinista carioca, Lorena Kaz iniciou sua carreira ilustrando o cotidiano feminino e, desde 2015, publica seus próprios livros, abordando temas como o abuso emocional. Seu trabalho, reconhecido internacionalmente, inclui o Projeto morrer de amor, destinado a explicar o abuso emocional de maneira acessível, com destaque para seu livro indicado ao Prêmio Jabuti, Morrer de amor e continuar vivendo, e o recente Eu nunca mais vou deixar você.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora Peirópolis
6 de abril (sábado)
10h – O tema do amadurecimento na literatura infantojuvenil sob a perspectiva da territorialidade
Mesa-redonda para refletir sobre a temática do amadurecimento, comum à literatura infantojuvenil, a partir da perspectiva do território, por meio do livro Sebastião, que traz um protagonista jovem que vive mudanças internas a partir de mudanças de deslocamento territorial. O protagonista homônimo ao livro e sua família são obrigados a viver uma nova realidade, após terem sua casa destruída pela lama.
Janaína de Figueiredo é antropóloga, educadora e escritora. Doutora pela PUC-SP, pesquisa o universo religioso de matriz bantu. Também pesquisa e coleta contos orais caiçaras. Claudio Fragata é jornalista e escritor, além de dar aulas dando aulas e coaching literário. É vencedor do prêmio Jabuti na categoria Didáticos e Paradidáticos. Rodrigo Mafra é ilustrador e animador. Também trabalha com a criação de brinquedos, é educador, faz animações para cinema e vídeo, roteiros e músicas para jogos eletrônicos. Natalia Calamari é antropóloga, ilustradora, designer e animadora. Os quatro trabalharam juntos na concepção de Sebastião.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora Aletria
10h – Angola em armas e lágrimas — O MPLA, a guerra anticolonial e o 27 de maio de 1977
Bate-papo virtual com o autor deste lançamento sobre a história política de Angola, Leo Bahiense, psicanalista com doutorado em História das Ciências e da Saúde Pública pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ). Em sua trajetória acadêmica, dedicou-se a estudar a história militar, dos fascismos e dos genocídios.
Link: Instagram: @sophiaeditora
Promoção: Sophia Editora
11h – Conhecendo uma aldeia indígena
Apresentação voltada para crianças em que o escritor indígena Olívio Jekupé conta uma história e apresenta como se organiza uma aldeia indígena.
Olívio Jekupé é escritor indígena do povo Guarani. Casado com Maria Kerexu, é pai de quatro filhos: Kerexu Mirim, Tupã Mirim, Jeguaká Mirim e Jekupé Mirim. Nasceu no Paraná, mas mora atualmente na aldeia Krukutu, em São Paulo. Jekupé, em guarani, significa “mestiço”. Olívio estudou Filosofia na USP, e embora não tenha concluído o curso, sentiu se estimulado a escrever e a participar de palestras no Brasil e no exterior. Tem diversos livros publicados por diferentes editoras brasileiras, e também traduzidos na Itália. Jekupé maneja a oralidade e a escrita, a tradição e a imaginação, as coisas da sua própria aldeia e as da aldeia global.
Local: Circo da Barra
Promoção: Global Editora
11h – A literatura como ferramenta de transformação da mulher em sujeito
Nesta mesa-redonda virtual, as autoras do livro Faca de ponta, Érica Toledo e Andrea Taubman, discutem a importância da literatura no processo de mudança das mulheres da posição de objeto para a de sujeito. O compartilhamento das dores por meio da escrita é uma poderosa ferramenta de reconhecimento, tratamento e transformação.
Andrea Taubman é escritora, tradutora, contadora de histórias e locutora, além de fazer parte da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil). Érica Toledo é jornalista, psicanalista e escritora.
Link:Link
Promoção: Editora Aletria
13h – O mistério da casa incendiada
Bate-papo e sessão de autógrafos com o autor e médico pela USP, Rafael Weschenfelder.
Obcecado desde criança por histórias com reviravoltas engenhosas e finais-surpresa, Rafael decidiu ser escritor para criar as suas. Quando não está no hospital ou em frente às páginas do Word, pode ser encontrado jogando videogame e assistindo a animes. Desde 2018, produz conteúdo literário e incentiva a leitura no Instagram rafaweschenfelder.
Local: Circo da Barra
Promoção: Companhia Editora Nacional
14h – Textos e imagens – um autor que é capista e ilustrador
Bate-papo sobre produção de projetos gráficos de livros com o artista e escritor Mauricio Negro, falando sobre sua produção gráfica e mostrando exemplos de obras e técnicas. Encontro para amantes de livros e profissionais da área.
Artista identificado com temas mitológicos, ancestrais, ecológicos, populares, identitários e relacionados às expressões e raízes da cultura brasileira, Mauricio Negri morou na França em 2006, onde também tem obras publicadas. Ilustra, escreve, projeta e participa de palestras e eventos literários em torno da literatura indígena, africana e afro-brasileira. Por seu trabalho, com textos ou imagens, já recebeu diversos prêmios, menções e certificados no Brasil, Alemanha, Argentina, China, Coreia do Sul, México e Japão. E participou de inúmeras exposições e catálogos nacionais e internacionais.
Local: Circo da Barra
Promoção: Global Editora
14h – 12 lições contra o neofascismo
Bate-papo virtual com o historiador e autor deste lançamento, Paulo Cotias. Como escritor, já publicou dez livros nas áreas de história, educação e literatura.
Link: Instagram: @sophiaeditora
Promoção: Sophia Editora
16h – A contribuição involuntária de Dostoiévski para a Neurologia
Palestra e sessão de autógrafos com o neurocirurgião e escritor Edson Amâncio.
Esta é uma biografia que vai muito além dos estreitos limites do gênero. Em suas páginas, constata-se que é resultado de uma admiração que já passou de meio século por Fiodor Mikháilovitch Dostoiévski (1821-1881), o romancista e contista russo. 8).
O autor desta obra, o romancista, contista e cronista Edson Amâncio (1948) recorreu à ficção para tentar traçar alguns ângulos da personalidade de Dostoiévski e daqueles que conviveram com ele, e, além disso, documentou o percurso de sua paixão literária, que teve início em 1962 quando se deparou na biblioteca pública de sua cidade natal, Sacramento, no interior de Minas Gerais, com Recordações da Casa dos Mortos, obra basilar do currículo dostoievskiano.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora e Livraria Letra Selvagem
19h – Onira
Projeto de música e poesia em que Tatiana Nascimento declama poemas e canções autorais. Voltado para o público jovem e adulto interessado em poesia, SLAM, música e temáticas LGBTQIAPN+ e antirracistas.
Multiartista brasiliense, Tatiana Nascimento é reconhecida por sua vasta produção literária, edição de obras de autoras negras e LGBTQ+, e iniciativas pioneiras como a formação sobre privilégio branco e o Slam das Minas DF. Com uma carreira diversificada, abrangendo música, literatura, tradução e ativismo, ela lança em 2023 o livro ebó di boca y otros [silêncios] pela Peirópolis.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora Peirópolis
7 de abril (domingo)
11h – Ninguém vai te ouvir gritar
Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor paulista Mark Miller, autor de obras com protagonismo gay, apaixonado por thrillers adolescentes, café e romances LGBTQ+. Lançou seu primeiro livro em 2020 e possui em seu catálogo o estrondoso sucesso Garotos mortos não contam segredos. Escreve para se conectar com leitores que compartilhem o mesmo desejo que ele: o de ver mais representatividade nas obras que consomem. Ninguém vai te ouvir gritar é seu primeiro livro publicado pela Editora Naci. Pode ser encontrado em seu Instagram literário @markmillerbooks.
Local: Circo da Barra
Promoção: Companhia Editora Nacional
14h – Teixeira e Sousa e a formação do romance brasileiro
Bate-papo virtual com Hebe Cristina da Silva sobre o escritor Teixeira e Sousa, contextualizando sua obra O filho do pescador na linha do tempo do romance brasileiro. Encontro voltado a alunos e professores de Ensino Médio e universitário e leitores interessados na história da literatura brasileira.
Hebe Cristina da Silva é licenciada em Letras, mestre e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas e professora de educação básica.
Link: Instagram: @sophiaeditora
Promoção: Sophia Editora
14h – A atualidade do pensamento de D. W. Winnicott
Bate-papo com os autores e psicanalistas sobre questões acerca do pensamento do psicanalista inglês D. W. Winnicott, bem como sobre a Psicanálise para leigos.
Sergio Gomes é psicanalista, com pós-doutorado em Psicologia (IPUSP); membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC/IPUSP/PUCSP) e do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi; pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicanálise Experimental (IPUSP). Henrique Silva é psicanalista, historiador e mestre em Ciências Sociais (PUC-SP), com atendimento para adolescentes e adultos e supervisão clínica para profissionais. Iasmine Pereira é psicanalista e jornalista, membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi e apresentadora do Podcast Nebulosa Café: Psicanálise para leigos.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora INM
15h – Escritos de um viado vermelho
Bate-papo virtual com o brasilianista James Green, sobre seu mais recente lançamento.
Nos ensaios que compõem este volume, James N. Green se debruça sobre seus temas de pesquisa mais caros, a saber, o movimento LGBTQIA+ e o período da ditadura militar brasileira, sem se afastar do tom pessoal e da prosa fluida que lhe são característicos. Trata-se de uma obra que já nasce como referência para todos que estudam ou têm curiosidade sobre o tema.
Links: Link e Link
Promoção: Editora Unesp
15h – Oh, Canadá! Contos clássicos reunidos
Bate-papo com as tradutoras do livro Oh Canadá! Contos Clássicos reunidos, que apresenta contos de vários autores clássicos da literatura canadense.
Alzira Leite Vieira Carvalho é tradutora pública e intérprete comercial; tradutora literária; docente na Pontifícia Universidade Católica (São Paulo) e coordenadora da Oficina de Tradução Literária (Prosa) na Casa Guilherme de Almeida. Marta Kohl de Oliveira é doutora em Psicologia Educacional pela Stanford University e professora associada da Universidade de São Paulo (aposentada). Sandra Schamas é professora, escritora, articulista, tradutora, revisora de textos e outros trabalhos na área editorial.
Local: Circo da Barra
Promoção: Editora INM
18h – Encerramento da VI Feira do Livro da Unesp presencial
As atividades presenciais serão encerradas. A partir deste horário, a aquisição de livros com desconto só será possível na versão virtual.
23h59 – Encerramento da VI Feira do Livro da Unesp virtual
Até este horário, as solicitações de compras serão atendidas apenas pela loja virtual de cada editora. A relação de livros e o desconto oferecido podem ser conferidos na página de cada editora neste site.
Programação sujeita a mudanças sem prévio aviso.
Antes de se dirigir ao evento, confirme data e horário.
Serviço – VI Feira do Livro da Unesp
Data
De 3 a 7 de abril
Horário
Presencial – Das 9h às 21h (domingo até 18h)
Virtual – Das 9h do dia 3 abril até as 23h59 do domingo, 7 de abril
Local
Presencial – Câmpus da Unesp em São Paulo, localizado à Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, ao lado da Estação Palmeiras–Barra Funda do Metrô (saída à esquerda, ao passar pelas catracas). A entrada é franca.
Virtual – Link
Programação cultural completa (sujeita a alterações)
Link