Selo Elas – iniciativa da Elo Studios que fomenta o audiovisual feito por mulheres – comemora mais um ano no mercado
Projeto chega à sétima edição e registra quatro longas com filmagens confirmadas em 2024
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A incubadora Selo Elas, uma iniciativa da distribuidora e produtora Elo Studios, está comemorando seu sétimo ano no mercado audiovisual nacional. O projeto nasceu em 2018 e desde seu surgimento, 46 filmes foram selecionados, sendo que cerca de metade das produções são de fora do eixo Rio-SP, colaborando assim com a diversidade e pluralidade de narrativas. Destes projetos, alguns já foram lançados comercialmente e exibidos em festivais de cinema pelo mundo, enquanto outros ainda estão em fase de produção e finalização.
O Selo Elas complementa a Elo Studios, que tem como foco principal trabalhar títulos de grande potencial comercial como “De Repente, Miss!” e “Saudosa Maloca” – que serão lançados este ano.
A consultoria do Selo Elas consiste em acompanhar o trabalho desde a sua concepção até a chegada aos cinemas por meio de um grupo forte e experiente de 21 grandes profissionais do mercado audiovisual, formado por homens e mulheres de todas as áreas do cinema (roteiro, direção, produção, montagem, pós-produção, trilha sonora, marketing, distribuição, exibição) que fomentam juntos essa mudança através de consultorias para as diretoras selecionadas, buscando potencializar os seus projetos e suas carreiras. E tem dado muito certo.
Em 2024 serão lançados três filmes que contaram com a consultoria do Selo Elas: “A Mulher Sem Chão”, de Auritha Tabajara e Débora Mcdowell; “Nó”, de Laís Melo e “Avenida Beira-Mar”, de Maju de Paiva e Bernardo Florim, vencedor do Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine 2020. Também serão filmados “Flores do Recôncavo”, da dupla Ary Rosa e Glenda Nicácio; “Tempo Meio Azul Piscina”, de Sofia Federico, ambos da Bahia, “Sereis Uma Só Carne”, de Andréia Kaláboa, de Curitiba, e “Até o Fim do Mar”, de Vânia Lima, da Bahia.
O Selo ELAS segue investindo em boas ideias, pluralidade e representatividade para este e próximos anos da iniciativa.
Conheça mais sobre a iniciativa:
Catálogo de diretoras e lista de consultores parceiros.
SOBRE A ELO
A ELO STUDIOS desenvolve, produz, e distribui conteúdos audiovisuais que representam a diversidade do público brasileiro e que buscam entreter e impactar positivamente a audiência. Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS assina produções originais como “Desafio Impossível” (Disney+), “Trace Trends” (Globoplay), “You are not a soldier” (HBO Max, Hot Docs 2021, “Brasil de Imigrantes”, “A Verdade da Mentira” (History Channel) e “Contar para Viver” (Unesco).
Possui mais de dez projetos em diversas fases de desenvolvimento e produção, como o longa-metragem “Caindo na Real”, com roteiro de Bia Crespo e direção de André Pellenz (Minha Mãe é uma Peça); “Donas do Negócio” sobre empreendedorismo feminino; a animação Lupi e Baduki, com Flamma, Birdo e Warner; e “Avenida Beira-Mar”, parceria com Telecine, vencedor do Prêmio Frapa e selecionado para o Produire au Sud, na França.
Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, exibidos em mais de 100 países e premiados internacionalmente, como “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar. De seu catálogo, mais de 100 longas metragens foram exibidos em cinemas no Brasil como “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos – filme nacional mais assistido em 2022. Em 2024-2025 serão lançados mais de 20 filmes inéditos como “Saideira”, “De repente, miss!”, “Madame Durocher”, “Caindo na real”, “Saudosa Maloca” e “Avenida Beira-Mar”.
A ELO STUDIOS tem como valores a inovação artística e nos modelos de negócio, sempre buscando parcerias dentro e fora da cadeia do audiovisual. Também se destaca pela diversidade de modelos de negócio e financiamento que inclui institutos sociais, Funcine, pré-vendas, verbas de marcas, além dos recursos diretos da Lei do Audiovisual e editais. Para os próximos anos, a Elo produzirá cerca de 50 projetos, de diferentes gêneros e formatos, resultado de sua curadoria e conexão com diversos talentos e parceiros.
Liderada por Sabrina Nudeliman Wagon (CEO) ao lado de Ruben e Flavia Feffer, e com uma equipe majoritariamente feminina desde a fundação, a ELO é responsável por iniciativas que valorizam a pluralidade de histórias na frente e atrás das telas. O SELO ELAS potencializa filmes brasileiros dirigidos por mulheres há sete anos – tendo atendido a 46 diretoras