Vult lança curso inédito, gratuito e on-line para empoderar mulheres em todo o país com módulo exclusivo sobre o enfrentamento à violência doméstica
No mês da mulher, marca de beleza anuncia parceria com o Instituto Maria da Penha e com o Programa de capacitação gratuita Empreendedores da Beleza para conscientizar brasileiras sobre violência doméstica
O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontam que cerca de 722 feminicídios aconteceram entre janeiro e junho de 2023, 2,6% a mais comparado com o mesmo período de 2022. Para colaborar com uma transformação na sociedade, Vult, marca de beleza do Grupo Boticário, abraça essa causa e anuncia no mês da mulher uma parceria com o Instituto Maria da Penha (IMP) para lançar um projeto de conscientização e empoderamento sobre a violência doméstica.
A marca que busca resgatar o orgulho da trajetória das mulheres, assume um compromisso em parceria com a instituição e acrescenta o projeto social, 220 Vults em parceria com o programa Empreendedoras da Beleza, uma capacitação gratuita e exclusiva sobre empoderamento feminino com um módulo de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher co-criado com o IMP.
“A formalização dessa parceria é um importante passo para potencializar o nosso compromisso com as brasileiras. Entendemos que além da emancipação econômica já oferecida pelo 220 Vults, através do Empreendedoras da Beleza, podemos ir ainda mais longe e contribuir com a mudança de uma realidade tão latente no nosso país”, afirma Renata Gomide, VP do Grupo Boticário. “Queremos resgatar o orgulho e a autoestima de milhares de brasileiras que passam por situação de violência doméstica todos os dias e, por isso, mais do que formar profissionais de beleza, essa é a chance de informar e prevenir que essas mulheres entrem no ciclo de violência. Queremos que essas brasileiras voem cada vez mais longe e que possamos seguir juntas ajudando outras mulheres”, completa.
Para potencializar essa parceria, o Instituto Maria da Penha e Vult desenvolveram conteúdos que serão disponibilizados gratuitamente na plataforma do Empreendedores da Beleza – um programa de capacitação gratuita na área da beleza para mulheres em situação de vulnerabilidade, do Instituto Grupo Boticário, apoiado pelo projeto 220 Vults -, colocando a oportunidade da instrução como catalisadora no processo de saída do ciclo da violência. “A educação, conscientização e empoderamento são os melhores caminhos para enfrentar a violência contra a mulher. A violência doméstica ainda é muito associada à agressão física, por ser a mais visível, mas ela também pode ser psicológica, moral, sexual e patrimonial. Contar com o apoio de Vult para gerar essa conscientização e oportunidades de independência financeira é extremamente importante e necessário para que seja possível alcançarmos um grande número de mulheres e ajudá-las a contar novas histórias. Consideramos importante e necessário que marcas e empresas privadas apoiem e assumam compromissos para colaborar com a transformação dessa realidade, pois estamos falando de vidas e de violação dos direitos humanos”, afirma Conceição de Maria, co-fundadora e superintendente-geral do Instituto Maria da Penha.
Dessa forma, Vult vai disponibilizar um módulo exclusivo denominado “Conhecer para prevenir e romper” dentro da capacitação ‘Resgate seu orgulho e empodere-se’, que ficará disponível para todas as brasileiras que quiserem ingressar e ter mais informações sobre o tema. A capacitação também conta com abrangência em Portugal.
O módulo com 40 minutos de duração promove uma ampliação dos conhecimentos sobre a violência de gênero, sobretudo quando ela acontece no ambiente doméstico e familiar. As participantes poderão acessar conteúdos como os tipos de violência, história da Lei Maria da Penha, ciclo de violência e como procurar ajuda.
“Queremos conscientizar as brasileiras para que elas entendam o que é a violência doméstica. Trazer à tona essa realidade e ajudar no processo de esclarecer e sensibilizar é o caminho para chegar até as mulheres que precisam de apoio antes da escalada da violência. Contribuir com a quebra desse ciclo é o compromisso da Vult!”, finaliza a vice -presidente do Grupo Boticário.
É possível se cadastrar na lista de interesse através do site: Link. O curso estará disponível na plataforma a partir de 08/04.
Mais informações em: Link.
O Projeto Social 220 Vults
O projeto de aceleração social 220 Vults tem o objetivo de oferecer capacitação e emancipação econômica para pessoas que desejam ingressar profissionalmente no ramo da beleza. Essa jornada começou com cursos presenciais e já impactou a vida de milhares de brasileiras. Somente em 2023, ano em que a marca completou 19 anos, foram mais de 19 mil formandas pelo Empreendedoras da Beleza – um projeto do Instituto Grupo Boticário e apoiado pelo projeto 220 Vults.
O programa também dá visibilidade a projetos espalhados pelo Brasil e possui parcerias com instituições. Com o Empreendedoras da Beleza, por exemplo, o projeto está inserido nos cursos de Unhas Incríveis, Maquiadora de Sucesso e Maquiadora Profissional. Outra iniciativa do 220 Vults é a parceria com o Vozes da Periferia, instituto que trabalha para democratizar as grandes oportunidades nas favelas da Vila Prudente e Jd. Sinhá, e, que é parte do programa de aceleração de ONGs da Rede Gerando Falcões. Os cursos acontecem presencialmente a fim de impactar positivamente as participantes para ampliarem seus conhecimentos e conseguirem promover conexões de networking para o mercado de trabalho.
Além da capacitação, Vult também busca plugar os talentos do 220 Vults em iniciativas de marketing, como shootings, campanhas e ações com grandes artistas e celebridades.
Sobre a Vult
Vult é uma marca brasileira que nasceu em 2004 para democratizar a beleza e atender os mais diversos perfis de consumidoras. Conta com um portfólio completo de produtos para maquiagem, cuidados pessoais, esmaltes, pincéis e acessórios que são distribuídos em diversos pontos de venda e canais espalhados por todas as regiões do país. Antenada nas grandes tendências, Vult é uma das líderes no mercado de beleza no Brasil, com produtos desenvolvidos sob os melhores padrões de qualidade e a preços acessíveis. Um dos propósitos da marca é potencializar a ascensão de mulheres brasileiras com o projeto 220 Vults, que capacita e leva a beleza como instrumento de emancipação econômica para as mulheres periféricas. Desde 2018, Vult passou a integrar o portfólio de marcas consagradas do Grupo Boticário, um dos dez maiores varejistas do Brasil.
Sobre o Instituto Maria da Penha:
O Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Com o intuito de estimular e contribuir para a aplicação integral da Lei Maria da Penha, bem como monitorar a implementação e o desenvolvimento das melhores práticas e políticas públicas para o seu cumprimento, promovendo a construção de uma sociedade sem violência doméstica e familiar contra a mulher