Jornada ESG: expedição interativa vai percorrer 18 países com o objetivo de desmistificar o ESG
e apresentar soluções ambientais, sociais e de governança.
Jornada idealizada pelo empreendedor Marcel Guariglia pretende encorajar empresas a direcionar esforços para a Agenda 2030 da ONU
O mês de março de 2024 marcará o início de uma iniciativa inovadora, que pretende desbravar 50.000km terrestres pelas Américas, conectando e explorando diferentes iniciativas sustentáveis e negócios de impacto. Idealizada pelo brasileiro Marcel Guariglia, produtor de conteúdo audiovisual há 22 anos, a Jornada ESG nasce a partir de um estudo aprofundado sobre os principais desafios da sustentabilidade e tendências globais, ao qual se dedicou nos últimos quatro anos.
Serão 228 dias de expedição, percorrendo 18 países em carro do extremo Sul, Ushuaia, ao extremo norte, Alasca. Tudo será registrado e transmitido em uma plataforma online www܂jornadaesg܂com e nas redes sociais da Jornada. Ao final, toda a expedição e seus achados darão vida a um documentário. “Realizamos uma curadoria buscando equilíbrio entre os 17 ODS da ONU, na qual nos baseamos em atividades locais, diferentes modelos de negócios e atuações, impacto e inovação. Mapeamos mais de 300 iniciativas e vamos apresentar pelo menos 100 para o mercado”, explica Guariglia.
A jornada terá início no Ushuaia, sul da Argentina, em 18 de março, onde conhecerão de perto os desafios dos polos e abordarão temas como mudanças climáticas, aquecimento global, derretimento das geleiras e espécies em extinção. Depois, seguirá para o Chile, norte da Argentina e Uruguai, chegando ao Brasil por Pelotas (RS). No Brasil, a equipe de produção percorrerá aproximadamente 15.000km em 70 dias e visitará as principais capitais e iniciativas locais. Em São Paulo, por exemplo, se encontrará com a ONG Gerando Falcões, e aprofundará a discussão de temas voltados para o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, erradicação da pobreza, combate à fome, educação de qualidade e redução das desigualdades.
Do Brasil, a expedição segue pela Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, para compartilhar iniciativas dedicadas ao desenvolvimento social, preservação da cultura ancestral, povos originários e relações com a preservação ambiental.
Na América Central serão abordados temas ligados aos desafios ambientais do canal do Panamá, leis ambientais na Costa Rica, um dos países mais sustentáveis do mundo, além de iniciativas voltadas para os desafios sociais na Nicarágua e Honduras, a chegada da moeda bitcoin em El Salvador e questões socioambientais da Guatemala e de Belize.
Mais adiante, no México, Estados Unidos e Canadá será aberto um novo diálogo com especialistas sobre os principais desafios do século XXI, resiliência climática, inteligência artificial e como será possível tornar as cidades e comunidades cada vez mais sustentáveis acompanhando o ritmo acelerado da indústria, inovação e infraestrutura, garantindo oportunidades de trabalho e crescimento econômico.
“O roteiro foi baseado nos pilares maturidade das organizações e materialidade, associado à entrega, execução e consistência dos projetos pelas organizações”, relata o idealizador.
ESG Kids
O ESG Kids é um espaço na plataforma destinado às escolas, mais especificamente aos alunos e professores do ensino fundamental. Essa foi a maneira que Marcel Guariglia encontrou para resolver a urgência de direcionar esforços coletivos de gestões públicas e empresas locais para levar educação, principalmente ambiental, a essas localidades, envolvendo gestores, escolas e sociedade civil.
Além de fornecer informações teóricas, a iniciativa visa também incentivar a aplicação prática do conhecimento em situações do mundo real. “Ao envolver as crianças ativamente na busca por soluções para desafios ambientais e sociais, a Jornada ESG promove a formação de tomadores de decisão conscientes e responsáveis, preparando as gerações futuras para cuidar do planeta e promover a justiça social”, explica Guariglia.
Jornada ESG
A Jornada ESG surge como uma iniciativa para aproximar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de líderes, gestores e organizações, fortalecendo a cultura ESG no Brasil e no mundo. “O objetivo é conectar soluções inovadoras e sustentáveis, trocar ideias, conhecimento e experiências práticas, além de encorajar empresas, empreendedores, organizações governamentais e ONGs a direcionar esforços para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Resultado de uma grande curadoria e parcerias estratégicas, diversas iniciativas serão reunidas em um hub, a Truman Stakeholders, que irá conectar soluções ambientais, sociais e de governança com o mercado e empresas que acreditam na agenda ESG.”, avalia Guariglia.
Recém lançada no mercado, a Truman Stakeholders já conta com mais de 50 parcerias estratégicas e especialistas dedicados a análises de risco e oportunidades, aceleração de metas sociais e ambientais, campanhas de conscientização, qualificação profissional, parcerias com escolas, instituições e comunidades.
Para registrar a Jornada ESG, os conteúdos serão entregues em três formatos. O primeiro é o diário de bordo, que será atualizado semanalmente, onde compartilhará desafios da rota e projetos. O segundo serão os conteúdos técnicos das organizações de impacto ou iniciativas sustentáveis. E o terceiro fica a cargo de oito episódios associando temas relevantes a especialistas, que contará com a participação especial de Ana Carla Reis, sócia-diretora da Garimpo de Soluções, Edu Lyra, ativista e CEO da Gerando Falcões, Amyr Klink, explorador, navegador e escritor, Katiucha Pacheco, head do canal Preto e Conversas Pretas, e Carlos Nobre, climatologista com PhD em Meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Luciane Vieira, Fundadora da empresa Plus ESG, Sonia Consiglio, jornalista e especialista, conselheira administrativa e especialista em sustentabilidade, entre outros.
Toda a expedição poderá ser acompanhada na plataforma jornadaesg܂com e que ao final, compilada em um documentário.
Sobre Marcel Guariglia
Publicitário, produtor de conteúdo audiovisual há 22 anos, sempre atuou na criação de projetos e estratégias de marketing content e branded content. Há alguns anos, começou a se interessar pelo que existia por trás da estratégia, do branding e, principalmente, qual era a base de valores para a construção da cultura nas empresas, bem como a formação de líderes e gestores.
Nessa época, aprofundou seus estudos sobre gestão estratégica em sustentabilidade e ESG, desenvolvendo projetos que se conectassem com negócios de impacto positivo, iniciativas sustentáveis e aceleração de metas ambientais e sociais. Assim, deu início à criação das plataformas Truman Stakeholders e Jornada ESG.
Atualmente, dedica suas atividades ao empreendedorismo de impacto, aceleração de iniciativas sustentáveis, inovação, criação e produção de conteúdos e experiências imersivas.