CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO APRESENTA A 1ª MOSTRA INDIVIDUAL DO ARTISTA VISUAL PARANAENSE GUSTAVO MAGALHÃES NA CIDADE
Exposição gratuita fica em cartaz de 1º de fevereiro a 31 de março
|
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, a partir de 1º de fevereiro, o projeto Fusão, primeira mostra individual do artista visual paranaense Gustavo Magalhães no Rio de Janeiro. A exposição tem visitação gratuita e fica em cartaz até 31 de março. As obras não se apoiam nas paredes, podem ser vistas de frente, verso e lado, e discutem questões sociais como raça, identidade e violência, além de questões próprias da linguagem da pintura.
Com curadoria de Ayala Prazeres, a série de pinturas é apresentada sobre suportes variados que destacam as materialidades dessas diversas bases utilizadas nas obras. O processo criativo do artista se dá em três tempos: o da base da obra, o da imagem, e a união dos dois. As imagens funcionam da mesma forma que os suportes. A escolha delas se dá por suas especificidades, desde questões formais (cores, dimensões etc.) até seu significado e possibilidade de se elaborar outros conteúdos a partir da confecção do trabalho.
A exposição também trata das questões postas pelas imagens, como racialidade e colonialidade, e questões próprias do campo da pintura, buscando discutir a narrativa historiográfica da linguagem.
Sobre Gustavo Magalhães
Gustavo Magalhães é natural de Goioerê (PR), tem 24 anos e atualmente vive e trabalha em Curitiba (PR). Tem formação em Licenciatura em Artes Visuais pela FAP/UNESPAR e vem produzindo no campo da pintura desde 2013. A partir da apropriação e descontextualização de imagens e coleta de suportes oriundos de fontes precárias, elabora trabalhos que abordam questões sociais e do fazer artístico.
Programação
A abertura de Fusão acontece na quinta-feira (1º), às 17h, com set do DJ Antconstantino, a partir das 18h30.
SERVIÇO:
[EXPOSIÇÃO] Fusão
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38, Centro
Data: 1º de fevereiro a 31 de março de 2024
Abertura: quinta-feira (1º), das 17h às 20h
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 11h às 18h
Classificação: Livre
Informações: (21) 3980-2069 / (21) 3980-2019
Entrada gratuita
Acesso para pessoas com deficiência