Mostra de Cinema de Tiradentes contará com solução de energia limpa e 100% brasileira da Tecnogera
Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias substitui geradores a base de combustíveis fósseis e será utilizado pela primeira vez em um evento público
A 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorre de 19 a 27 de janeiro de 2024, contará com uma solução de energia limpa e 100% brasileira da Tecnogera, empresa brasileira especialista no fornecimento de energia temporária, durante todos os dias do evento.
A tecnologia, pioneira no Brasil e desenvolvida com tecnologia 100% nacional, consiste em um sistema de armazenamento de energia em baterias de lítio, que fornece energia sem emissão de poluentes. A solução reutiliza baterias usadas no setor de mobilidade – como as de veículos elétricos –, que estão em final de ciclo de vida.
O Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias elimina a necessidade de geradores a diesel, tradicionalmente usados em grandes eventos como fonte complementar de energia para abastecimento, e garante o fornecimento de energia de forma ininterrupta.
|
“Além de eficiente, o sistema é sustentável e resolve um grande problema de descarte de baterias em final de vida útil, que agora podem ser aproveitadas para reuso. O equipamento que desenvolvemos une as duas pontas do nosso negócio e reforça nossa expertise e nossa credibilidade no aluguel de geradores e armazenadores para fornecimento de energia temporária”, comenta Arthur Lavieri, CEO da Tecnogera.
A Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá mais de 100 filmes (entre longas, médias e curtas-metragens) em sessões de pré-estreias e mostras temáticas em três cinema instalados na cidade: Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro.
No total, a Tecnogera fornecerá aproximadamente 1 MWh de energia limpa para alimentar as cargas do Cine Praça, espaço aberto aos visitantes e elemento central da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes – que será movido pelos armazenadores da Tecnogera.
Este será o primeiro evento público a não recorrer a geradores a diesel para a segurança energética, necessária para a projeção de seus filmes sem interrupção. “A Mostra representa um lugar central na história audiovisual do Brasil, e agora também é pioneira na viabilização prática da inovação sustentável feita no nosso país”, comenta Raquel Hallak, organizadora do evento.