CHORINHO NO SOLAR: SOLAR FÁBIO PRADO RECEBE O GRUPO ‘FIOS DE CHORO’ EM COMEMORAÇÃO AOS 470 ANOS DE SÃO PAULO
Apresentação gratuita acontecerá na quinta-feira, 25 de janeiro, às 11h
O Solar Fábio Prado, instituição paulistana administrada pela Fundação Padre Anchieta, receberá no dia 25 de janeiro, a partir das 11h, o evento Chorinho no Solar. Haverá uma apresentação do grupo ‘Fios de Choro’ em homenagem ao aniversário de 470 anos de São Paulo.
“Popular” é o nome do terceiro álbum do quarteto Fios de Choro e também de seu novo espetáculo. Tocando em pé e com bastante descontração, o show traz obras autorais que mostram toda a força, alegria e poder que a música brasileira tem. O evento contará com a participação especial de Morgana Moreno na flauta, além dos integrantes fixos: Wanessa Dourado no violino e rabeca, João Pellegrini no violão 7 cordas, Igor Nikolai no cavaquinho e Allan Gaia Pio no pandeiro.
O choro, gênero musical originado no século XIX e que mescla influências afro-brasileiras e europeias, encontra sua expressão autêntica nas movimentadas ruas de São Paulo. À medida que a cidade celebra seus 470 anos, uma homenagem musical destaca a profunda ligação entre São Paulo e o choro. Nas rodas de choro, bares tradicionais e palcos improvisados, músicos paulistanos preservam e inovam, refletindo a diversidade cultural da metrópole. O concerto não apenas celebra a história da cidade, mas também reverencia a rica tapeçaria cultural do choro, uma sinfonia única que ecoa pela história e contemporaneidade de São Paulo.
A apresentação é gratuita e livre para todas as idades. O evento é realizado pelo Solar Fábio Prado e pela TV Cultura e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e das rádios Cultura FM e Cultura Brasil.
Sobre o grupo Fios de Choro
Fios de Choro surgiu em 2015 a partir do encontro de jovens músicos que iniciavam seus estudos no Choro. Com o desenvolver do trabalho, o grupo sentiu a necessidade de expandir sua linguagem, culminando em duas viagens de pesquisa em Pernambuco, o que resultou em uma sonoridade mais quente e viva, na integração do frevo ao repertório e em novas influências com os ritmos tradicionais da região como o Forró de Rabeca, Cavalo-Marinho, Maracatu e Ciranda. O quarteto já se apresentou em importantes casas e eventos do circuito cultural paulista como Instrumental SESC Brasil, Casa de Francisca, Virada Cultural, Sesc São Caetano, Teatro Arthur Azevedo, entre outros.
Serviço:
Chorinho no Solar – comemoração aos 470 anos de São Paulo, com o grupo ‘Fios de Choro’
Data: 25 de janeiro, às 11h
Local: Solar Fábio Prado – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo, SP.
Entrada gratuita
Mediante capacidade do espaço | 250 pessoas
Bicicletário com 20 vagas