Estação Férias do Museu da Língua Portuguesa tem jogos, oficinas e apresentações com o tema Brincadeiras Musicais
Voltadas principalmente para as crianças, atividades vão acontecer de 9 a 26 de janeiro, de terça a sábado, com entrada gratuita
O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, dá o pontapé inicial na Estação Férias – Brincadeiras Musicais no dia 9 de janeiro. Até o dia 26, sempre de terça a sábado, das 10h às 17h, oferecerá brincadeiras, jogos lúdicos, karaokê ambulante, oficinas e apresentações artísticas que dialogam com o tema da atual mostra temporária, Essa nossa canção, sobre a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira. Para participar desta programação, não precisa pagar nada: só chegar e brincar.
O Pátio B e o Saguão B serão ocupados com caixas de brinquedos e outros objetos, e as artistas-educadoras do coletivo Aqui que a gente brinca! vão viabilizar experiências sensíveis e criativas do livre brincar. Um dos destaques é o Labirinto da Composição, no qual será possível mergulhar em um emaranhando de palavras de diversas canções para recompô-las livremente. Haverá ainda um microfone à disposição para os presentes soltarem a voz e jogos da cultura popular brasileira.
Já nos sábados 13 e 20 de janeiro a Estação Férias – Brincadeiras Musicais vai promover o Festival de Calçada, com apresentações de dança, música, literatura e, claro, mais brincadeiras, na Calçada do Pátio B do Museu.
No dia 13, às 11h, a Companhia Giz de Cena mostra o espetáculo Giz de Cena Toca pra Dançar!, que mistura dança e música. Nesta montagem, um elenco formado por três músicos e três dançarinos propõe brincadeiras corporais e sonoras para crianças de todas as idades. Em seguida, das 12h às 14h, a turma do Engenharia Lúdica realiza a Oficina Birutas Voadoras, que consiste na criação de um brinquedo feito com papel de seda colorido, pendurado em ponta de vara de pesca, para ser manipulado e voar, criando coreografias no ar. E, no mesmo horário, ainda haverá o Parque de Bambu, onde os visitantes poderão subir, balançar e se pendurar em brinquedos feitos de bambu.
No sábado seguinte, dia 20, as atrações são o Forró pra Tocar e a Divertida Kombi. O Forró pra Tocar se apresentará às 11h, ensinando a manusear os instrumentos tradicionais deste gênero musical, como o triângulo, a zabumba e a sanfona. Já das 12h às 14h, a Divertida Kombi oferecerá contação de histórias, livros, jogos e até mesmo uma cama-elástica para a criançada.
Por fim, no dia 25 (quinta-feira), feriado na capital paulista, o Festival de Calçada da Estação Férias – Brincadeiras Musicais recebe, às 11h, a Trupe da Lona Preta, que mostrará o Circo do Fubanguinho, espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias em que dois palhaços acabam sendo demitidos e expulsos do picadeiro. Depois, a Caravana Lúdica, das 12h às 14h, apresenta Jogos Tradicionais do Mundo, uma experiência que vai revelar jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirografo.
Exposição Essa nossa canção
Todas as atividades do Brincadeiras Musicais dialogam com o tema da exposição temporária Essa nossa canção, que segue em cartaz até março. A mostra aborda a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de músicas de diversos gêneros – da bossa nova ao rock, do funk ao forró, do samba ao piseiro – em experiências audiovisuais e imersivas. Faixas de Noel Rosa, Cartola e Chico Buarque se misturam a canções famosas na voz do grupo Racionais MC’s e de MC Marcelly, uma diversidade que agrada pessoas das diversas faixas etárias, promovendo trocas interessantes entre idosos, adultos e crianças.
Uma das experiências que mais chamam a atenção da criançada é a linha do tempo Do Cilindro à Nuvem, que reúne aparelhos e objetos utilizados para a gravação e reprodução de canções desde o fim do século 19. É comum observar quem tem mais de 30 anos explicando como funcionava o walkman para quem tem 20 anos ou menos e só ouve música pelo celular, por exemplo.
Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A curadoria é de Hermano Vianna e Carlos Nader, com consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz.
SERVIÇO
Estação Férias – Brincadeiras Musicais
De 9 a 26 de janeiro, de terça a sábado, das 10h às 17h
No Saguão B, no Pátio B e na Calçada do Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Luz – São Paulo
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.