Recital de Premiação do Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha acontece no Theatro Municipal dia 18 de dezembro
Segunda edição da seleção de cantores líricos do Conservatório de Tatuí dedicada a solistas pretos, pardos e indígenas terá concerto com a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de Priscila Bomfim
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A soprano Lorena Pires Adão. Foto: divulgação
No dia 18/12, segunda-feira, às 20h, o palco do Theatro Municipal de São Paulo será sede do recital de premiação do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, iniciativa do Conservatório Dramático Musical de Tatuí, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, por intermédio de Contrato de Gestão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que busca dar visibilidade para solistas pretos, pardos e indígenas e contribuir para que a cena lírica brasileira se torne mais diversa.
O nome do concurso homenageia a primeira atriz e cantora lírica brasileira e negra a ganhar destaque internacional, Joaquina Maria da Conceição Lapa – a Joaquina Lapinha – considerada uma referência feminina na cena lírica e uma das primeiras mulheres a receber autorização para participar de espetáculos públicos em Portugal. Os nomes dos prêmios concedidos aos vencedores do concurso reafirmam o brilho e a persistência de alguns dos artistas que ultrapassaram barreiras de preconceito e elitismo da formação: Maria d´Apparecida, Zaíra de Oliveira, João dos Reis, Estevão Maya-Maya e Joaquim Paulo do Espírito Santo”, afirma Alessandra Costa, diretora-executiva da Organização Social Sustenidos. Paulo do Espírito Santo”, afirma Alessandra Costa, diretora-executiva da Organização Social Sustenidos.
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Os vencedores da final, realizada dia 18 de novembro de 2022, no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, apresentarão um repertório de árias que inclui Mozart, Donizetti, Bizet e Puccini. Os solistas Andrey Mira (baixo), Carlos Eduardo Santos (tenor), Jayana Paiva (soprano), Lorena Pires (soprano), Lucas Melo (tenor) e Sameul Martins, tenor, se apresentarão junto à Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de Priscila Bomfim, maestra no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e primeira mulher e diretora musical a reger óperas de sua temporada oficial.
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Além de uma premiação em dinheiro, os primeiros colocados irão compor o elenco de solistas da Temporada Lírica 2024 do Theatro Municipal de São Paulo, e os segundos colocados e os ganhadores da categoria Jovem Solista se apresentarão na Temporada 2024 do Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí.
O júri da premiação foi formado por cantores(as), diretores(as) artísticos(as) e professores(as) já renomados no meio musical, incluindo a mezzo soprano Mere Oliveira, a soprano Edna D’Oliveira, o barítono Michel de Souza, o pianista Marcos Aragoni e a diretora cênica Julianna Santos. O 1º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha do Conservatório de Tatuí, lançado dia 28 de setembro de 2023, recebeu inscrições de cantores (as) líricos (as) de diversas regiões do Brasil. Além das premiações em dinheiro, o evento ainda prevê a grande oportunidade para todos(as) os(as) inscritos(as) acessarem gratuitamente formação online sobre orientação de carreira, prevista para o primeiro quadrimestre de 2024. Trata-se da maior premiação deste segmento no Brasil.
Pioneirismo negro na música clássica brasileira
Reconhecida no cenário artístico luso-brasileiro como cantora, em meados do século XIX, Joaquina Lapinha iniciou a carreira no Rio de Janeiro. Natural de Minas Gerais, a artista se apresentou em várias cidades portuguesas no período de 1791 a 1805 e, apesar da carreira internacional, alguns autores apontam que, por ter a pele negra, a atriz precisou recorrer a cosméticos para clarear a pele nas apresentações na Europa.
A cantora foi tema do livro ‘Negras líricas: duas intérpretes brasileiras na música de concerto’ (Sete lagoas, 2008), do pesquisador e músico Sérgio Bittencourt-Sampaio, e foi citada em ‘O Rio de Janeiro no tempo dos vice-reis’ (1956), do cronista Luís Edmundo, como aquela que ficava “pisando como ninguém em tablas (palco)”, além de ser enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, no Carnaval de 2014.
Serviço
Recital de Premiação do 2º Concurso Joaquina Lapinha
Segunda feira, 18/12, 20h
Sala de Espetáculos do Theatro Municipal
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
Priscila Bomfim, regência
Programa
GIUSEPPE VERDI
Abertura da ópera Luisa Miller (6′)
GIUSEPPE VERDI
Come dal ciel precipita, da ópera Macbeth (4′)
Andrey Mira, baixo
ANTÔNIO CARLOS GOMES
Alba dorata… O Ciel di Parahyba, da ópera Lo Schiavo (5’30)
Lorena Pires, soprano
WOLFGANG AMADEUS MOZART
Il mio tesoro, da ópera Don Giovanni (4′)
Carlos Eduardo Santos, tenor
WOLFGANG AMADEUS MOZART
Dalla sua pace, da ópera Don Giovanni (4’30)
Samuel Martins, tenor
GIOACHINO ROSSINI
La calunnia, da ópera Il Barbiere di Siviglia (5)‘
Andrey Mira, baixo
GAETANO DONIZETTI
Una furtiva lagrima, da ópera L’Elisir d’Amore (5′)
Carlos Eduardo Santos, tenor
FRANCESCO CILEA
Io sono l’umile ancella, da ópera Adriana Lecouvreur (3’30)
Jayana Paiva, soprano
GEORGES BIZET
Abertura da ópera Carmen (3)
CHARLES GOUNOD
Salut, Demeure Chaste Et Pure, da ópera Faust (5′)
Lucas Melo, tenor
JULES MASSENET
Pourquoi me Réveiller, da ópera Werther (2’30)
Lucas Melo, tenor
GIACOMO PUCCINI
Un bel di vedremo, da ópera Madama Butterfly (4’30)
Jayana Paiva, soprano
PIOTR ILYICH TCHAIKOVSKY
Kuda, Kuda vï udalilis, da ópera Eugene Onegin (7′)
Samuel Martins, tenor
PIOTR ILYICH TCHAIKOVSKY
Ária da Carta, da ópera Eugene Onegin (12’30)
Lorena Pires, soprano
Duração aproximada 72 minutos
Classificação livre
Ingresso gratuito – Reserva antecipada no site a ser disponibilizada a partir de 15/12, às 12h. Limite de 2 ingressos por pessoa. Também haverá distribuição de parte dos ingressos no local, a partir das 18h, no dia do evento.
Mais informações:
Serviço
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé – São Paulo, SP
Capacidade Sala de Espetáculos – 1503 pessoas