Caminhos da Reportagem destaca os 20 anos do programa Bolsa Família
Produção consulta estudiosos e traz histórias de família beneficiadas
A edição inédita do programa jornalístico Caminhos da Reportagem aborda os 20 anos da política pública de combate à fome desenvolvida no país por meio do Bolsa Família. A atração especial traz a visão de especialistas e revela a perspectiva dos beneficiários da iniciativa neste domingo (17), às 22h, na TV Brasil. O conteúdo produzido pela emissora pública fica disponível no app TV Brasil Play.
Você já passou fome? A pergunta delicada tem como resposta um balançar afirmativo com a cabeça em muitas entrevistas feitas pela equipe do canal no interior do Maranhão, estado com a maior taxa de pobreza do Brasil, segundo um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Era meio quilo de arroz para oito pessoas. E, às vezes, nem isso tinha”, conta a dona de casa Maria Sueli de Oliveira. A pescadora Elisângela Rodrigues lembra que “nem todo dia tinha comida. A gente almoçava e, às vezes, não jantava. Ou jantava, mas não almoçava no dia seguinte”. Já a agricultora Márcia Cristina Barros se emociona ao dizer que passou fome amamentando. “Quando a minha filha nasceu, a fase era muito difícil”, recorda.
Transferência de renda
Relatos fortes marcam a reportagem temática sobre as duas décadas do Bolsa Família. Além de percorrer cidades do Maranhão, a equipe da TV Brasil aborda pesquisadores que estudam a temática da transferência de renda.
Os analistas avaliam o programa e apontam elogios, críticas e desafios sobre o benefício. “A pobreza caiu cerca de 75% em um período de 20 anos. Eu diria que, sem o Bolsa Família, a pobreza estaria 50% mais alta do que é hoje”, enfatiza o diretor do FGV Social, Marcelo Neri.
O acompanhamento e o controle são indicados como alguns dos gargalos. “Muitas vezes, a gente verifica, por parte dos órgãos centrais, uma deficiência no acompanhamento. Há uma certa negligência na questão do controle”, reclama o professor César Bergo, da Universidade de Brasília.
“Programas de transferência de renda são a principal estratégia de política social para atender a realidade de pobreza e de extrema pobreza”, lembra a professora Maria Ozanira da Silva e Silva, da Universidade Federal do Maranhão.
Histórico, valores e debates correlatos
Em todo país, 21 milhões de famílias recebem o benefício, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A transferência média, por família, é de R$ 680,61. O Bolsa Família nasceu em 2003, no primeiro mandato do presidente Lula. Tem direito ao benefício toda família com renda mensal de até R$ 218, por pessoa.
A TV Brasil ainda trata de outros assuntos associados ao programa. Discussões como porta de saída do Bolsa Família, incentivo a quebrar ciclos de violência doméstica e circulação de dinheiro, principalmente, em cidades pequenas também fazem parte da apuração do canal público.
Além disso, a repórter Ana Graziela Aguiar elenca sonhos e mostra exemplos de crianças beneficiadas que hoje são adultos com carreiras bem sucedidas. A atração jornalística traça um panorama sobre a contribuição do programa para essas pessoas.
Ficha técnica
Reportagem: Ana Graziela Aguiar
Reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco
Apoio à reportagem cinematográfica: Gilvan Alves
Auxílio técnico: Rafael Calado
Produção: Claiton Freitas
Edição de texto: Paulo Leite
Edição de imagem e finalização: Márcio Stuckert
Arte: Caroline Ramos
Sobre o programa
Produção semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.
Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.
Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.
Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada para segunda-feira, às 3h30. A produção disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 17/12, às 22h, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 17/12, para segunda-feira, dia 18/12, às 3h30, na TV Brasil
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br