Instituto Guimarães Rosa, do Itamaraty, e NICHO 54 apresentam sessão itinerante de filmes do festival NICHO NOVEMBRO em cinco países
Em parceria com o Instituto Guimarães Rosa, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o instituto NICHO 54, selecionou filmes que integram o festival negro de cinema NICHO NOVEMBRO para a exibição itinerante em cinco representações diplomáticas, em Paramaribo (Suriname), Bissau (Guiné-Bissau), Beirut (Líbano), Edimburgo (Escócia) e Buenos Aires (Argentina). A curadoria é de Heitor Augusto e os filmes que serão exibidos ao longo da semana pelo Dia da Consciência Negra (20/11) são Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos, e Ramal, de Higor Gomes, ambos integrantes da mostra de filmes da quinta edição do festival, que aconteceu em São Paulo de 9 a 18 de novembro. Essa é a primeira vez que Itamaraty firma parceria com a entidade, que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria audiovisual.
SOBRE O FESTIVAL NICHO NOVEMBRO
O festival negro de cinema NICHO Novembro, realizado pelo Instituto NICHO 54, acontece há cinco anos em São Paulo, e pelo segundo ano consecutivo promoverá simultaneamente em dois dos principais espaços culturais da cidade — o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e o Instituto Moreira Salles (IMS) — mostras, debates públicos, workshops, painéis, exposição, pitching show, lançamentos de novos produtos do NICHO 54 e show de encerramento com grupo AFROJAM-SP. Uma programação robusta, que traduz o momento atual do instituto e seu trabalho de promoção de oportunidades e apoio à carreira de pessoas negras.
Com o objetivo de promover um encontro de oportunidades para celebrar a excelência preta na produção audiovisual brasileira e no mundo, o NICHO Novembro tem programação gratuita e é estruturada em três eixos: mostra de filmes, fórum e ambiente de mercado.
Os workshops e painéis realizados com postos consulares no Brasil, além da participação anual de uma instituição estrangeira convidada, traduzem o diálogo que o Instituto NICHO 54 tem com a cena internacional e reforçam a internacionalização da programação do festival, além de promover o intercâmbio entre práticas e profissionais. Na edição de 2022, a mostra contemplou 31 filmes de realizadores negros e reuniu mais de mil espectadores.
Sobre o NICHO 54
O NICHO 54 é um instituto que promove equidade racial apoiando a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria audiovisual.
Fundado em São Paulo e liderado por profissionais negros, desde 2019 o NICHO 54 trabalha, dentro e fora do Brasil, pela promoção e valorização dos negros brasileiros no audiovisual por meio de iniciativas de formação, treinamento e partilha de conhecimento; curadoria e (re)construção de imaginários; e de interface com o mercado e os agentes da indústria.
Sua atuação conta com a realização de mostras e festivais de cinema, como o Festival NICHO Novembro, concepção de cursos livres de curta duração e programas de mentoria de longa duração, como o NICHO Executiva, além de pesquisa, promoção de desapagamento do trabalho e preservação do patrimônio material e imaterial de pessoas negras, por meio dos programas Cinemateca Negra e do Memória NICHO.