Filme sobre desafios de jovens bolsistas em escola particular do Rio estreia na próxima quinta-feira (30/11)
“Eu Sou Maria” tem direção de Clara Linhart, roteiro e produção de Sonia Rodrigues e distribuição da ELO STUDIOS
Com estreia na quinta-feira, dia 30 de novembro, em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Paulista (PE) e Caxias do Sul, “Eu Sou Maria” é inspirado nos resultados da plataforma “Almanaque da Rede”, criada pela produtora e roteirista Sonia Rodrigues, para ensinar redação no ensino médio público do Rio de Janeiro.
“Eu Sou Maria” é dirigido por Clara Linhart, produzido pela Capuri e Autoria, com coprodução do Telecine e apoio da Globo Filmes, e distribuído pela ELO STUDIOS. No elenco, além de Nubia Maurício, que interpreta Maria, estão nomes como Cleo, Clara Moneke, Daniel Dantas, Izabela Machado, João Victor, Drico Alves, Milena Melo, Duda Del Luca, Rafaela Alvittos, Ruan Aguiar, Samuel Scasciotti, Pedro Henrique Ferreira e Maju Alves, entre outros.
Link do trailer: Link
A história de “Eu Sou Maria” gira em torno de Maria, uma adolescente de 15 anos que reside em uma favela com sua mãe, Célia, e seu irmão Anderson. Embora o destino para uma jovem mulher da favela seja frequentemente traçado de maneira tradicional, Maria nutre um sonho: estudar em um colégio de elite. Determinada a perseguir essa meta, Maria se lança em uma competição de redação em uma renomada escola particular da Zona Sul.
Sinopse
Maria tem 15 anos, mora com a mãe, Célia, e o irmão Anderson numa favela de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ela quer mais do que o destino tido como tradicional para uma jovem mulher da favela. Maria deseja estudar em um colégio “forte”. Ela participa de um concurso de redação em uma renomada escola particular da Zona Sul. Seu texto impressiona a banca de avaliação e ela é aprovada. Além de Maria, dois adolescentes também ganham bolsas: Zilton, 16, seu vizinho e amigo e Aline, 15, garota estudiosa, mas influenciável. Embora tenham passado no concurso, os três têm um grande desafio pela frente: manter suas notas altas, provar que merecem estar ali e se adaptar a um mundo de privilégio que nunca pertenceu a eles.
Sobre Clara Linhart
Clara Linhart, diretora, assistente de direção e produtora de cinema formada em Ciências Sociais pela PUC-Rio e em Cinema Documentário pela FGV-Rio. Dirigiu e produziu os curta metragens Os Sapos (2011), Luna e Cinara (2012), Em Paz (2014). Em 2017, estreou o longa-metragem documental La Manuela, e em 2018, estreou no Festival de Veneza a ficção Domingo, co-dirigida por Fellipe Barbosa. Em 2023, estreia Eu Sou Maria nos cinemas brasileiros.
Sobre Capuri
Uma produtora premiada, independente e moderna que desenvolve e produz projetos, séries e longa-metragens para TV e cinema, a exemplo do documentário “Jambalaia”, vencedor do Prêmio de Melhor Filme do Júri no Festival Visões Periféricas, “Amo-te imenso” o longa-metragem ficção coprodução com a Paramount (em finalização) e o longa-metragem ficção “Eu sou Maria”, coprodução com Globo Filmes e Telecine (em produção) . Recentemente, o curta-metragem “Tereza Josefá de Jesus” foi exibido nos festivais de Tiradentes, Festival do Rio e Olhar de cinema. A preocupação com a execução e a qualidade artística do produto final, fizeram da Capuri um nome de confiança no mercado publicitário de grandes marcas, como: Nike, Airbnb, Google, C&A, Puma, Stella Artois, Ford, Johnnie Walker, Budweiser, Natura, Brahma, Kia e Skol Beats.
SOBRE GLOBO FILMES
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras – do cinema à casa de cada um de nós. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998. Com mais de 500 filmes no portfólio, como produtora e coprodutora, o foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no nosso cinema: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Títulos mais recentes como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’ fizeram o público voltar às salas pós-pandemia para prestigiar um cinema que fala a nossa língua.
SOBRE TELECINE
Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o ‘Seu Momento Cinema’ como, quando e onde quiser.
Sobre ELO STUDIOS
A ELO STUDIOS desenvolve, produz, e distribui conteúdos audiovisuais que representam a diversidade do público brasileiro e que buscam entreter e impactar positivamente a audiência. Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui produções originais como “Desafio Impossível” (Disney+), “Trace Trends” (Globoplay), “You are not a soldier” (HBO Max, Hot Docs 2021, “Brasil de Imigrantes”, “A Verdade da Mentira” (History Channel) e “Contar para Viver” (Unesco).
Possui mais de dez projetos em diversas fases de desenvolvimento e produção como o longa-metragem “Caindo na Real”, com roteiro de Bia Crespo e direção de André Pellenz (Minha Mãe é uma Peça); “Donas do Negócio” sobre empreendedorismo feminino; a animação Lupi e Baduki com Flamma, Birdo e Warner, e “Avenida Beira-mar”, coprodução com a Viralata e parceria com Telecine, vencedor do Prêmio Frapa e selecionado para o Produire au Sud, na França.
Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, exibidos em mais de 100 países e premiados internacionalmente, como “O Menino e o Mundo” indicado ao Oscar. De seu catálogo, mais de 100 longas metragens foram exibidos em cinemas no Brasil como “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos – filme nacional mais assistido em 2022. Em 2024-2025 serão lançados mais de 20 filmes inéditos como “Viva a vida”, “Saideira”, “De repente, miss!”, “Madame Durocher”, “Caindo na real”, “Saudosa Maloca” e “Avenida Beira-mar”.
A ELO STUDIOS tem como valores a inovação artística e nos modelos de negócio, sempre buscando parcerias dentro e fora da cadeia do audiovisual. Também se destaca pela diversidade de modelos de negócio e financiamento que inclui institutos sociais, Funcine, pré-vendas, verbas de marcas, além dos recursos diretos da Lei do Audiovisual e editais. Para os próximos anos, a Elo produzirá cerca de 50 projetos, de diferentes gêneros e formatos, resultado de sua curadoria e conexão com diversos talentos e parceiros.
Liderada por Sabrina Nudeliman Wagon e com uma equipe majoritariamente feminina desde a fundação, a ELO é responsável por iniciativas que valorizam a pluralidade de histórias na frente e atrás das telas. O SELO ELAS potencializa filmes brasileiros dirigidos por mulheres há sete anos – tendo atendido a mais de 40 diretoras.