CLIMATE REALITY PROJECT BRASIL REALIZA SEMINÁRIO SOBRE COP 28 E RACISMO CLIMÁTICO
Durante evento online, lideranças indígenas vão apresentar uma Carta de Direitos com as demandas da comunidade Terena e Kinikinau do Mato Grosso do Sul
No próximo dia 21 de novembro, o The Climate Reality Project Brasil realizará um evento online, das 19h às 21h, apresentando insights significativos sobre o futuro climático global e a ação climática local e o seu impacto no combate ao racismo ambiental.
O webinar intitulado “COP28 e Lançamento da Carta de Direitos Climáticos da Aldeia Mãe Terra” oferecerá uma plataforma única para especialistas e ativistas compartilharem suas perspectivas e visões. O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube @ClimateRealityBrasil.
Um dos destaques do webinar será o lançamento da “Carta dos Direitos Climáticos da Aldeia Mãe Terra”, que reflete as demandas e os desafios enfrentados pela comunidade indígena Terena e Kinikinau no Mato Grosso do Sul. “Este documento é mais um instrumento na luta histórica dos povos indígenas por seu território e pela valorização do trabalho dos povos sul mato-grossenses no enfrentamento da crise climática, como defensores das águas e matas, e na conservação do Pantanal diante do fogo e da ganância”, reflete a coordenadora de Justiça Climática no The Climate Reality Project Brasil, Isadora Gran.
Esta Carta, elaborada de forma coletiva, destaca três eixos urgentes defendidos pelos povos originários daquela região: a demarcação de terra, o direito à água e o direito à Saúde. Um dos líderes da comunidade, o vice cacique João Leoncio, que fará uma palestra na COP28, participará do evento. Dentre as demandas contidas no documento, os indígenas pedem a homologação e o registro de 36.288 hectares da aldeia, além de buscarem uma autogestão cultural, social e política e solicitarem compensação pelo trabalho de mitigação climática, através de microcrédito para a produção rural local.
Os moradores da aldeia Mãe Terra reivindicam ainda a revitalização de rios e açudes, o saneamento básico, a criação de uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) e a abertura de vagas para a contratação de indígenas na área da Saúde, dentre outras coisas.
Veja quem são os participantes do webinar
- Bárbara Gomes (Mediação): Analista de Engajamento no Climate Reality Project Brasil, Engenheira de Energia e ativista socioambiental.
- Gaby Tupy: Líder da Realidade Climática, Coordenadora do Núcleo Estadual Sergipe, bacharel e licencianda em Ciências Biológicas e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe.
- Isadora Gran: Coordenadora de Justiça Climática no Climate Reality Project Brasil, Assistente Social pela UFRJ, Mãe e defensora dos Direitos Humanos.
- João Leoncio: Vice cacique da Aldeia Mãe Terra, unindo povos indígenas Terena e Kinikinau.
- Julia Caon Froeder: Coordenadora de Campanhas Internacionais do Climate Reality Project Brasil, especialista em mudanças climáticas, com formação em Relações Públicas e Gestão Empresarial.
- Luan Werneck: Analista de Projetos Júnior no Climate Reality Project Brasil, graduando em Relações Internacionais e ativista climático.
Inclusão Digital
Todos os participantes serão convidados a se autodescreverem antes de suas apresentações, promovendo a acessibilidade digital.