SEGUNDA TEMPORADA DE “ÚLTIMO POUSO“, DA TV CULTURA, CHEGA AO FIM NESTE SÁBADO (18/11)
EPISÓDIO FINAL, QUE VAI AO AR ÀS 22H, CONTA A HISTÓRIA DE COMPANHIAS EFÊMERAS DA AVIAÇÃO NACIONAL
Neste sábado (18/11), a partir das 22h, vai ao ar na TV Cultura o quarto e último episódio da segunda temporada de Último Pouso – A História Vista de Cima, série original da emissora. O capítulo final vai tratar das breves histórias de companhias aéreas brasileiras que não duraram, mas que surgiram em momentos importantes da aviação no país.
Um desses momentos foi o chamado pós-guerra, o período que sucedeu a 2ª Guerra Mundial. Inúmeras iniciativas surgiram em todo o Brasil com a compra de aviões excedentes do conflito, em destaque os Douglas DC-3.
Nessa época, várias companhias aéreas nasceram e começaram a operar serviços regionais, ligando pequenas comunidades a algumas capitais estaduais. Suas autorizações de tráfego, na maioria dos casos, limitavam-se às regiões que serviam. São empresas como Lóide Aéreo, NAB, Nacional, Paraense, Savag, Catarinense, Linhas Aéreas Paulistas, Bahiana, entre outras. Essa febre durou até os anos 1960, e o episódio conta que fim levaram essas empresas, e por que não foram bem-sucedidas.
Três décadas depois, outro fenômeno semelhante surgiu, de empresas aéreas de curta duração. Porém, por causas e constituições distintas. se destacaram ao menos dois tipos: regulares e charters (de fretamento). São empresas como Air Vias, Skyjet, Fly Linhas Aéreas, Via Brasil, BRA Transportes Aéreos, Nacional, Pantanal,Trip, Webjet e Itapemirim, entre outras.
A série encerra a temporada mostrando que, até os dias de hoje, ainda surgem empresas buscando um lugar no mercado. No entanto, muitas não sobrevivem à competição e acabam por não ter outra escolha a não ser realizarem seu último pouso.