II Festival Nacional de Curtas Flávio Migliaccio
EVENTO ABRE ESPAÇO PARA NOVOS TALENTOS DO AUDIOVISUAL
Dia 19 de novembro abrem as inscrições para o II Festival Nacional de Curtas Flávio Migliaccio – FESTFLÁVIO 2024. O Festival é organizado pela Frankfurt Produções e tem a direção geral do cineasta e diretor Francis Ivanovich. Para a segunda edição, em 2024, o cineasta planeja levar o cinema ao público de uma maneira inédita e ousada. As informações sobre as regras do edital estão no site
O primeiro Festival Nacional de Curtas FESTFLÁVIO aconteceu em agosto deste ano, com apresentações gratuitas na Cinemateca do MAM. A primeira edição recebeu 168 filmes inscritos de todo o país, que foram julgados por 16 jurados – divididos nas categorias animação, documentário, experimental e ficção – e que selecionaram 16 finalistas que participaram da mostra e ganharam o Troféu Festival Flávio Migliaccio. A cerimônia de premiação foi no dia 26, data de nascimento do ator. O evento contou com uma exposição fotográfica com momentos da vida e da carreira do artista.
“Acho que vai ser uma maneira de quebrar barreiras e democratizar esta arte a pessoas que não têm acesso. É preciso também abrir espaço para milhares de jovens cineastas das periferias do Brasil produzindo, distribuindo como podem, exibindo onde seja possível”, diz Francis.
Mostra Ivanovich Independente 60
As inscrições dos trabalhos estão na programação do evento ‘Mostra Ivanovich Independente 60’. O evento é uma comemoração ao aniversário do cineasta e será mais uma forma de chamar atenção para as necessidades de incentivos para quem trabalha com cinema de forma independente. Serão exibidas na Cinemateca do MAM, em vários horários, 15 obras de autoria de Ivanovich durante todo o dia. A mostra acontece a partir das 14h, com entrada franca.
Além de uma comemoração, o evento é um manifesto contra o sistema de produção excludente que privilegia grandes produtoras. Segundo Ivanovich, chegar aos 60 anos fazendo arte no Brasil é um desafio enorme, ainda mais de maneira independente.
“Faço um cinema de resistência, um cinema de guerrilha, em que a cooperação e o amor ao audiovisual têm sido os combustíveis da minha produção. Não se trata de uma ideia na cabeça e uma câmera digital na mão, mas um manifesto expressivo contra o adoecimento da alma de quem cria e se vê oprimido em mostrar seu trabalho”, diz o cineasta.
Entre as obras apresentadas na Mostra Ivanovich Independente 60 está ‘O Homem de Escrever’, longa metragem que participou de diversos festivais em 2014: 1º Festival Internacional de Caracas, do Governo Venezuelano (2014); Festival de la Luz, Bogotá, Colômbia, quando disputou o prêmio de melhor fotografia (2014) e 1º Festival Internacional de Cinema e Literatura, Cine Trofa, Portugal, em homenagem ao escritor José Saramago.
Em 2015, a atriz Adriana Zattar foi premiada no Festival de Cinema Overllook, Roma, Itália, como melhor atriz. O filme foi exibido a bordo dos aviões da TAP em toda a Europa e teve exibições em Buenos Aires (Argentina) e Munique (Alemanha), e também no Festival de Cine Latino Americano y Caribeño de Margarita, Venezuela.
A programação completa pode ser conferida pelo site: Link