Helena Lopes volta à Unibes Cultural para bate-papo com David Levisky e João Frayze-Pereira
Ao lado dos psicanalistas, artista abordará a experiência vivida em campo de concentração desativado na Polônia que resultou na exposição “Do chão para o chão”, em cartaz até o fim do mês.
Sucesso desde a abertura na Unibes Cultural, “Do chão para o chão” tem atraído amantes da arte e curiosos para observarem de perto o resultado das fotografias registradas por Helena Lopes em visita à Polônia e tratadas com recursos de IA. Para analisar e compartilhar a experiência inspirada nos cliques do piso de um campo de concentração desativado em Auschwitz, às 19h30 de 18 de outubro, a artista reúne-se para bate-papo com os psicanalistas David Levisky e João Frayze-Pereira.
Helena conta que fez o registro ao longo da visita em um local lotado de pessoas que mal permitia que ela se mexesse. No entanto, ao analisar as imagens na tela de um computador, foi inspirada a usar de recursos tecnológicos para lapidar a arte transformada em exposição.
Texturizadas, pixeladas, impressas em fine art e em movimento, as imagens estão diretamente ligadas a um momento que marcou a história tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. Usando de recursos que fazem jus ao nome, “Do chão para o chão” permite ao visitante que interaja ao caminhar sobre a arte enquanto observa os quadros expostos ao lado das anotações originais de cada inspiração e observação.
Para que soma o DNA literário ao amor à arte, será a oportunidade de adquirir e levar o exemplar autografado do livro que conta a história de cada obra. Com acabamento em capa dura, são 176 páginas a serem lidas e contempladas.
A viagem à terra de seus ancestrais transformada em arte poderá ser conferida até o dia 29 de outubro e a entrada é gratuita. O horário para visitação, sempre a partir do meio-dia, encerra-se às 19h de quarta a sábado e às 18h aos domingos. Os ingressos devem ser retirados pela internet (www.unibescultural.com.br).
Helena Lopes, é pintora, gravadora e professora. Formada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, dedicava-se à gravura em metal. Sua primeira exposição ocorreu em 1980. Em 1986 recebeu uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para desenvolver o projeto Cerrado: Fonte Geradora de Imagens em Gravura em Metal. A partir de 2020, organiza no seu ateliê o Programa de Desenvolvimento Poético para artistas visuais, com mentorias, lives, imersões poéticas.
David Léo Levisky é psiquiatra e psicanalista didata pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), especialista em psicanálise de crianças e adolescentes pela Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e PhD em História Social (USP). É autor dos livros: Meu pai, um desconhecido? (Blucher, 2022), Dicionário de Psicanálise de Casal e Família (Blucher, 2021), A Vida?… É logo ali, (Blucher, 2018), Pelos caminhos da violência – a psicanálise na prática social (Casa do Psicólogo, 3 ed., 2010), entre outros.
João Frayze-Pereira é psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da International Psychoanalytical Association (IPA). Professor Livre Docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, da USP. Pós-doutorado em Estética na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Coordenador do Grupo de Pesquisa / USP – Psicanálise Implicada na Arte: estética, clínica e crítica”. É autor de diversos livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior, como O que é loucura (Coleção Primeiros Passos) e Arte, Dor: Inquietudes entre Estética e Psicanálise. Foi editor da Revista IDE Psicanálise e Cultura (2015-2020) e desde 2021 é Diretor de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Sobre Unibes Cultural: Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, desde 2015 a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.
Ficha técnica livro: Do chão para o chão
Helena Lopes
Giostri Editora (2023)
Formato: 20 x 25 cm, 176 pp
Serviço: Do chão para o chão – exposição de Helena Lopes
De 27/09 a 29/10 (das 12 às 19h de quarta a sábado e das 12 às 18h aos domingos)
Bate-papo da artista com com os psicanalistas David Levisky e João Frayze-Pereira: 18/10/2023 das 19h30 às 21h
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde
Telefone: (11) 3065 – 4333
Ingressos e informações: www.unibescultural.org.br