Grupo Mulheres do Brasil oficializa 4 Núcleos no exterior, com atuação consolidada em suas regiões
No dia 19 de outubro, das 14h às 15h – horário de Brasília, um evento global marcará a oficialização de 4 Núcleos do Grupo Mulheres do Brasil no exterior em Luanda (AO), Estocolmo (SE), Porto (PT) e Irlanda. Em formato híbrido, ocorrerá simultaneamente em todas as localidades, possibilitando que as participantes de cada Núcleo se encontrem presencialmente em suas cidades e se conectem on-line à Central, em São Paulo, com Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Ao todo, o Grupo Mulheres do Brasil, que acaba de completar 10 anos de atuação, está presente estrategicamente, com seus 154 núcleos, em 116 cidades no Brasil e 38 no exterior, cobrindo todos os continentes do mundo. É reconhecido como o maior movimento político suprapartidário do país, com a participação de quase 120 mil mulheres voluntárias que sonham e trabalham por um mundo melhor.
De acordo com Lílian Leandro, diretora de Expansão do Grupo Mulheres do Brasil, a consolidação desses 4 Núcleos no exterior atesta o crescimento exponencial do grupo que, recentemente, oficializou outros 8 Núcleos nacionais. “Já existe um trabalho forte e solidificado em todas essas regiões, com mulheres e líderes engajadas em causas que são caras ao grupo, como, por exemplo, o combate à violência contra a mulher, um tema global levado a todas as localidades”, explica a diretora de Expansão.
A iniciativa faz parte da estratégia de expansão do grupo que vem transformando realidades a partir do envolvimento da sociedade civil em ações que estimulam a participação e o protagonismo feminino nas diversas temáticas em que atua. “Com a abertura dos Núcleos no exterior, o grupo cresce não apenas em número de participantes, mas ampliando a capacidade de transformação e propiciando o engajamento de mais mulheres no movimento”, afirma Lilian Leandro.
Alexandra Segantin, CEO do Grupo Mulheres do Brasil, ressalta que é fundamental a participação das brasileiras que vivem no exterior. “Com núcleos em diversos países, conhecemos diferentes perspectivas que essas mulheres nos trazem. Assim, nos fortalecemos enquanto rede e movimento para transformar diversos contextos, mas com um propósito único: é fazer deste mundo um lugar melhor para todas e todos. Essa é a nossa essência”, diz a executiva.
Para Luiza Helena Trajano, é fundamental acolher as mulheres que vivem no exterior e, que, muitas vezes, passam por realidades difíceis, seja no campo pessoal ou profissional. “Sabemos da importância da solidariedade e a diferença que o trabalho voluntário faz na vida das pessoas. Por isso, nós queremos abraçar as brasileiras que moram em outros países e estimulá-las a serem protagonistas de uma nova história, a se engajarem nas causas femininas que envolvam a sociedade como um todo, com ações e iniciativas por um mundo melhor”, afirma a presidente do Grupo Mulheres do Brasil.
A reunião será realizada no dia 19 de outubro, das 14h às 15h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Grupo Mulheres do Brasil. Para assistir, basta acessar o Link.