2ª edição da Varandinha de Nazaré promove programação especial com realidade virtual para crianças durante o Círio
Com ações que unem tecnologia e cultura local, iniciativa integra o projeto Varanda de Nazaré, idealizado por Fafá de Belém
Encontro cultural tem patrocínio do Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale, Banpará, TIM, Magalu e Sebrae e apoio da Prefeitura Municipal de Belém
Em seu 13º ano a Varanda de Nazaré realiza a segunda edição do Varandinha de Nazaré, iniciativa que integra as crianças e toda a família na homenagem ao Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas do mundo. Conduzida por Laura e Julia Saab, netas da idealizadora da Varanda de Nazaré: Fafá de Belém, e Yula Penna, projeto traz uma programação cativante repleta de atividades lúdicas que têm como guia a tecnologia, a sustentabilidade e a exuberância da Amazônia.
“A Varandinha de Nazaré é um projeto que une tecnologia, sustentabilidade e tradições paraenses para mostrar um pouco mais da cultura do estado do Pará para as crianças. Esse espaço serve para ouvir a juventude e levar suas ideias para a Varanda de Nazaré”, comenta Yula Penna. “Como novidade esse ano, temos o foco na sustentabilidade e a importância de preservar a natureza”, completa Julia Saab.
O destaque da nova edição da Varandinha é a ação de personalização dos óculos de realidade virtual MIRITIBOARD VR, destinada às crianças, projeto criado pela startup Interceleri Tecnologia. Os óculos de realidade virtual são feitos com fibra da palmeira do buriti, mais conhecida como miriti, unindo as práticas regionais amazonenses com as inovações tecnológicas da atualidade. Em conjunto com um celular, essa ferramenta permitirá que os pequenos mergulhem na história do Círio e na riqueza da cultura regional por meio de vídeos didáticos e ambientes virtuais.
“A Varandinha de Nazaré é um convite para as futuras gerações se apaixonarem por essa terra de riquezas e desafios. A iniciativa busca promover a inclusão de todas as idades na celebração da cultura e da fé em uma experiência única”, destaca Fafá de Belém.
Com formato presencial e transmissões ao vivo nas redes sociais e na TV Varanda, o projeto Varanda de Nazaré conta com o patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e do Banpará por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da TIM por meio da Lei SEMEAR. Conta ainda com o patrocínio do Magalu e do SEBRAE, apoio da FUMBEL, Prefeitura Municipal de Belém, Café Santa Clara e Cerpa. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Pará, via leis de incentivo. A produção é da Kaiapó Produções.
Sobre Varanda de Nazaré
Idealizada e catalisada pela cantora Fafá de Belém, a Varanda de Nazaré nasceu em outubro de 2011, com a missão de ser uma das maiores vitrines do Círio de Nazaré para o Brasil e para outros países. Com uma programação que tem como fio condutor um espaço localizado no coração de Belém, de onde Fafá canta para mais de dois milhões de pessoas, enquanto a procissão emerge pelas ruas da cidade, a Varanda existe para potencializar o alcance desse ritual de fé que é dos mais belos e impactantes que se tem conhecimento na história da humanidade. Esse olhar ampliado, que envolve uma rede com mais de 400 embaixadores, tem sido uma oportunidade única de discutir questões prementes para a sociedade brasileira, como fé, inclusão e diversidade e melhorar a visão de país, a partir de uma experiência única e transformadora como o Círio de Nazaré.