Vibra investe em ações sustentáveis para o Vibra Open Air
Evento será movido por diesel renovável e compensação das emissões de gases do efeito estufa. Público também poderá participar da ação compensando sua pegada de carbono.
A Vibra Energia traz para a 21ª edição do Vibra Open Air ações pautadas em sustentabilidade. A companhia trabalha para levar soluções, que integram seu portfólio de energias renováveis, que não somente ajudem no caminho da descarbonização de suas atividades, mas também de clientes, fornecedores e parceiros. Diante disso, a Vibra se propôs a transformar o evento que tem a maior tela de cinema ao ar livre do mundo e está de volta ao Rio de Janeiro, no Jockey Club, entre os dias 4 e 22 de outubro. Pela primeira vez no Brasil, um evento deste porte terá geradores utilizando o Vibra Diesel Renovável HVO10, que proporciona a redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), em relação ao diesel regular. Além disso, em um passo significativo em direção à sustentabilidade ambiental no entretenimento, a Vibra, em parceria com a Comerc Energia, fará a compensação de emissões de CO²e, por meio da compra de créditos de carbono e I-RECs, certificado internacional de energia renovável, gerados por projetos sustentáveis.
“A Vibra está muito comprometida com o processo de transição energética e em levar as melhores soluções para os clientes. O Vibra Open Air é uma oportunidade de mostrar o que podemos fazer neste cenário, ajudando a reduzir o impacto ambiental e contribuir para a luta contra as mudanças climáticas. Quem vem de Vibra Open Air, vem também pensando no futuro sustentável na área do entretenimento”, Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.
Diesel Renovável HVO
O evento terá geradores abastecidos com Vibra Diesel Renovável HVO10, que tem em sua composição, além do teor regular de biodiesel, um teor de adição voluntária de diesel HVO (sigla em Inglês para Óleo Vegetal Hidrotratado). O biocombustível avançado pode ser produzido a partir de matérias-primas residuais ou óleos vegetais. O Vibra Diesel Renovável HVO10 pode ser utilizado nos geradores sem a necessidade de adaptações e com desempenho semelhante ao do diesel regular, o mesmo acontece em grande parte dos equipamentos movidos a diesel. Portanto, se apresenta como uma das alternativas promissoras para a transição energética. A Vibra tem parceria já firmada para comercializar o diesel renovável HVO produzido em território brasileiro a partir de 2026.
Compensação das emissões
Junto com a Comerc Energia, que integra o portfólio de energias renováveis da companhia, a Vibra vem realizando um minucioso estudo de inventário de GEE, identificando todas as fontes de emissão associadas ao Vibra Open Air, desde o pré-evento. Esse processo permitiu quantificar as emissões de gases de efeito estufa de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pelo GHG, protocolo brasileiro.
Até o momento, antes do início do evento, foram neutralizadas 60 toneladas de CO²e. O cálculo seguirá após o evento com participação do público. Por meio de QR Codes espalhados pelo Jockey Club, a Vibra vai convidar os visitantes do evento a compartilhar informações rápidas sobre seu deslocamento para que seja feita a neutralização da pegada de carbono de cada um. Com base nos dados obtidos será feita uma nova compensação.
Toda a ação de compra será conduzida pela Mesa de Operações de Créditos de Carbono da Comerc Energia, mais uma solução de descarbonização integrada à plataforma da Vibra. A iniciativa visa viabilizar cada vez mais alternativas para as empresas poderem neutralizar suas emissões de gases do efeito estufa e acelerar a descarbonização e transição energética do Brasil. Um de seus grandes diferenciais está no fato de que, além de ser aberta a não clientes, a mesa também tem um grande potencial de atrair os atuais clientes de ambas as empresas.
Ativação – A ação da Vibra se completa num lounge interativo que conecta o público com a essência da marca Vibra. Inspirada no conceito de energia, movimento e encontros, a instalação interativa traz sensores que captam a pulsação das pessoas e geram linhas de energia a partir das batidas do coração, formando diferentes imagens projetadas no lounge. A experiência só se completa quando dois visitantes tocam juntos, unindo suas vibrações. A ideia é promover uma conexão com a essência da marca Vibra de forma criativa e intuitiva. O espaço foi concebido pela agência SuperUber.
Além do lounge, a interatividade também está na grande tela. Através da interação com o celular, o público poderá postar fotos no Instagram com a hashtag #EuNoVibraOpenAir, e vê-las diariamente sendo exibidas em um mosaico no telão principal de 325 m² entre as sessões de cinema.
Vibra Open Air – O Vibra Open Air 2023 vai acontecer de 04 a 22 de outubro, sempre de quarta a domingo, no Jockey Club Brasileiro, localizado no charmoso bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Foi lá onde tudo começou, no início dos anos 2000. A telona do evento, de 325m², é do tamanho de uma quadra de tênis e vem especialmente da Suíça. A subida da tela, com direito a som e projeção de luzes e que, pela primeira vez no Brasil, vai acontecer por geradores movidos a Vibra Diesel Renovável HVO10, é um show à parte. Realizado pela D+3 Produções, o evento tem pelo segundo ano consecutivo o naming rights da Vibra. Este ano, o Vibra Open Air está repleto de clássicos, blockbusters, filmes nacionais, internacionais, cults, sucessos infantojuvenis e sessões criativas, com direito a muita animação no Dia das Crianças, além de filmes de suspense e terror para celebrar a sexta-feira 13. A programação conta ainda com shows de Marcelo D2, Buchecha, e festas, como a Awurê, Baile do Saddam, Bailão Noche Caliente, Matinê do Quartinho, entre outras atrações.
Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
Siga a Vibra nas redes sociais:
Instagram – vibraenergiaoficial
LinkedIn – Vibra Energia
Youtube – Vibra Energia