Museu do Amanhã traz programação aberta e gratuita em evento que reúne líderes de instituições mundiais que pensam o futuro
Pela primeira vez acontecendo na América Latina, o Forms of Life: o encontro do Future-Oriented Museum vai reunir uma comunidade global de líderes culturais comprometidos com o objetivo de pensar, repensar e descolonizar o futuro, criando uma rede para imaginar diferentes caminhos para a cultura e a ciência ao redor do mundo.
No dia 29 de setembro, haverá uma programação aberta e gratuita ao público: o painel “Futuros Ancestrais” e duas rodas de conversa sobre os temas “Como criar museus orientados para o futuro” e “Como trazer esperança em uma crise planetária?”. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente no site do Museu do Amanhã.
Confira abaixo a programação:
Dia 29/9, 10h – o painel “Futuros Ancestrais” vai discutir a relação entre tempo e cultura, além da valorização da ancestralidade e história para a construção de realidades mais democráticas.
Mediação: Prof. Fábio Scarano, Titular da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros do Museu do Amanhã, em uma parceria com a UFRJ, e diretor da Escola de Futuros do IDG.
Participantes: Katiúscia Ribeiro, filósofa, professora e pesquisadora especializada em filosofia africana; Sidarta Ribeiro, neurocientista, e autor de mais de 100 artigos científicos e de cinco livros, entre eles “O Oráculo da Noite” e “Sonho Manifesto”; Francy Baniwa, antropóloga, pesquisadora das áreas de etnologia e organizações indígenas.
Dia 29/9, 14h – roda de conversa “Como criar museus orientados para o futuro?”
Participantes: Keyna Eleison, curadora da Bienal das Amazônias 2023, e da 10ª Bienal Internacional SIART, na Bolívia; Mario Chagas, museólogo e diretor do Museu da República. Dois convidados internacionais se juntam nesse fórum: Andrés Roldan, diretor do Parque Explora, da Colômbia, e Kristin Alford, diretora inaugural do MOD., um premiado museu de descobertas da Universidade do Sul da Austrália.
Dia 29/9, 16h30 – Roda de conversa “Como trazer esperança em uma crise planetária?”
Mediação: Fabio Scarano, Titular da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros do Museu do Amanhã (parceria com a UFRJ) e diretor da Escola de Futuros do IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão).
Participantes: Raull Santiago, gestor, idealizador e conselheiro de iniciativas sociais do terceiro setor; Artemisa Xakriabá, ativista brasileira de direitos humanos; Silvia Singer, diretora do MIDE, do México, e Michael John Gorman, diretor-fundador do Biotopia, da Alemanha.
30 de setembro, 10h – Em “Um Mundo Habitado por Aranhas”, os participantes entrarão em contato com informações sobre os aparatos que estes animais têm criado ao longo de suas histórias evolutivas e que dão pistas para entendermos o mundo e encontrarmos aliados em tempos de emergência climática.
30 de setembro, 16h – Em “Como Falar com as Formigas”, a proposta é fazer com que as pessoas se aproximem dos modos de convívio com as formigas, sobretudo as que têm sido caracterizadas como pragas urbanas.
Sobre o FORMS
O Museu do Amanhã integra o FORMS, uma comunidade global de líderes culturais comprometidos com o exercício coletivo da nossa imaginação como uma tentativa para descolonizar o futuro. Por meio de um conjunto compartilhado de propósitos e valores centrais, o FORMS pretende se tornar um sistema de influência global que desencadeia colaborações globais diversas e impactantes que podem ajudar na regeneração de nossas comunidades locais. Isso é possível promovendo experiências sociais e apoiando a liderança pessoal, ao mesmo tempo em que incentiva colaborações internacionais que desencadeiam ações para um futuro sustentável e baseado em confiança para todos. Entre outras instituições que integram a comunidade estão Science Museum Group (UK), The Climate Museum (USA), Museum of the Future (UEA) e Discovery Museum (NL).
O FORMs of Life na América Latina é uma c0rrealização do Museu do Amanhã e MOTI, numa parceria com a BMW Foundation e Instituto Humanize.