Sessão nostalgia: Top 5 – Os brinquedos mais inesquecíveis de todos os tempos
A nostalgia da infância é algo que todos nós compartilhamos, e uma das maneiras mais emocionantes de reviver essas memórias é através dos brinquedos que marcaram nossa juventude.
Nossos brinquedos favoritos muitas vezes se tornam uma parte de quem somos, e é por isso que o Brinquedo Livre está celebrando essas preciosas lembranças recordando 5 brinquedos que marcaram gerações.
Confira:
1.Pião
Ao que tudo indica o pião tem mais de 4 mil anos. Isso, de acordo com o primeiro exemplar do brinquedo que foi descoberto nas margens do rio Eufrates na Ásia Ocidental, e datava de 4000 a.C. Este foi um dos passatempos mais populares da década de 70. Mas, com certeza continuou popular entre gerações. Ao longo dos anos passou por algumas adaptações, ganhando até mesmo uma versão eletrônica.
|
2. Ioiô
A origem do brinquedo, mesmo incerta, é antiga. Exemplares feitos de barro e de metal foram encontrados em ruínas gregas de cerca de 2500 anos atrás. O brinquedo plástico em formato de disco que conhecemos hoje foi produzido em uma fábrica pela primeira vez em 1928 pela “Yo-Yo Manufacturing Company”, empresa fundada pelo filipino Pedro Flores na Califórnia, Estados Unidos.
|
3. Aquaplay Argolinhas
A primeira fabricante a produzir o brinquedo foi a Brinquedos Estrela S.A., que o lançou em 1980. A popularidade do brinquedo seguiu pelas décadas seguintes e ele não foi esquecido nem mesmo quando sua produção foi interrompida nos anos 2000. Na verdade, essa interrupção abriu as portas para outros fabricantes passarem a produzir versões alternativas do brinquedo, em formato similar a um videogame portátil. Em 2023 a Estrela relançou o Aquaplay e o brinquedo já está novamente no gosto das crianças e dos adultos que o compram por pura nostalgia.
|
4. Bambolê
O brinquedo feito de plástico, foi criado no ano de 1950, pela fabricante de brinquedos norte-americana “Wham-O”. O Bambolê, popularizado no ano de 1958, continua a influenciar gerações, estimulando o movimento de forma didática e acessível para pessoas de todas as idades.
|
5. Cubo mágico
O brinquedo, foi inventado em 1974 pelo húngaro Erno Rubik, professor de arquitetura, que o nomeou inicialmente como “Buvös Kocka” no idioma húngaro, traduzido no Brasil para “Cubo mágico”. Em 1980, a empresa norte-americana “Ideal Toy Company” assumiu a distribuição do produto e alterou seu nome para “Cubo de Rubik”.
|
2023 tem sido um ano de relembrar e relançar. Diversos fabricantes de brinquedos também retomaram a produção de produtos e as compras destes itens só fazem crescer. Este é mais um motivo pelo qual este é o momento perfeito para mergulhar na nostalgia e celebrar os brinquedos que nos trouxeram alegria ao longo dos anos. Para isso, o leitor pode visitar o site do Brinquedo Livre. Lá é possível encontrar diversas opções de brinquedos usados, em perfeitas condições e conservação, com valores muito atrativos. E, para quem tem brinquedos antigos, o portal também é uma boa opção para anunciá-los e fazer uma renda extra. Afinal, colecionadores de brinquedos também estão atrás dos primeiros lançamentos originais das marcas. Para quem busca opções dos brinquedos novos o site também é a pedida perfeita e está disponível em todo o Brasil.