ALAN JAMES – “LUZ DA MANHÔ
O novo single “Luz da Manhã” do artista Alan James confirma seu talento para melodias doces e envolventes.
A canção, que chegou para o público na última sexta-feira, em um lançamento da Labidad Music, é a primeira de diversos singles que serão lançados e fazem parte do álbum “Solar/Sonhar” (com lançamento previsto para 2024).
Não por acaso foi a primeira composta para o disco, como conta o artista:
“Essa foi a primeira música que compus pro disco. Comecei a compor no fim de 2018, literalmente no meio de um jantar na véspera do natal. Tive um estalo e compus o refrão da música. Embora tivesse um piano onde eu estava, fiquei com vergonha de tocar naquele momento, cantando a música direto na mente pra não esquecer.”
“Luz da Manhã” começa com o vibrafone de Thiago Kobe para em seguida engatar um ritmo semelhante a “Penny Lane” dos Beatles, ao som mineiro do Clube da Esquina e dos Beach Boys, além de outras influências menos conhecidas como “Care of Cell 44” dos Zombies, “Sir Geoffrey Saved the World” dos Bee Gees e “Goodbye Holly” do grupo Left Banke.
Como sempre, ótimas influências.
Retornando ao bom astral de suas melhores composições, ele canta a felicidade de um amor correspondido em versos cheios de belas imagens, falando em “um cenário de paraísos atraentes naturais, verdes campos, canções do vento e o azul celeste do mar”.
A música explora a doçura de descobrir um sentimento nascente por alguém, comparando-o à sensação de acordar com a luz da manhã, inspirando otimismo para abraçar o dia com esperança.
O backing vocal em falsete de Dennis Guedes (da banda The Outs), que também toca violão, guitarra base, guitarra solo, órgão, mellotron, dá o arremate perfeito ao arranjo.
Alan, além de cantar, toca baixo, piano, guitarra base, bateria, pandeirola e jam block. A canção foi gravada em São Paulo entre 2020 e 2023, durante e após a pandemia, exceto o já citado vibrafone e a guitarra solo, que está por conta de Danilo Fiani, registrados no Rio de Janeiro
MINI BIO
Alan descobriu a música bem cedo. Primeiro, com o antológico LP de Roberto Carlos de 1971, aquele de “Detalhes”, que ouviu aos 4 anos. Depois, vieram os Beatles. Sua formação de multi-instrumentista começou explorando por conta própria o violão de sua mãe. Depois vieram aulas de teclado, guitarra, bateria, além de brincar com um baixo, instrumento em que se tornou autodidata. Hoje ele toca baixo, bateria, piano, violão, guitarra, ukulele e percussões diversas. A partir disso começou a compor aos 12 anos de idade, tentando traduzir seus sentimentos adolescentes em canções.
Entre 2010 e 2016, Alan fez parte do duo autoral Geminianos, que lançou dois álbuns e um EP e teve clipes exibidos no Multishow, Canal BIS e Music Box e músicas executadas na Rádio Cidade
Em 2018, Alan lançou pelo selo Discobertas o CD Despertar,que destacou-se pela sonoridade agradável e atemporal, com arranjos precisos e melodias que grudam no ouvido com influência dos melhores artistas pop dos anos 1970, como os Guilhermes Arantes e Lamounier, Ivan Lins, Clube da Esquina e um pouco dos estrangeiros Beatles, Beach Boys (sua banda preferida), Todd Rundgren e Emitt Rhodes. Sem se deixar contaminar por modernismos, Alan criou belos arranjos e melodias que grudam no ouvido que sintetizaram o melhor de suas influências musicais. O álbum foi eleito um dos cinco melhores do ano pelo site Galeria Musical e, quando lançado, foi um dos destaques do mês da página Tenho Mais Discos Que Amigos.
Depois de Despertar, que teve clipes rodando na Music Box, Multishow e Canal BIS, o artista (que é carioca) se muda para São Paulo assina com o selo Caravela, e por ela lançou nas plataformas digitais a canção inédita “Antes Que o Dia Acabe” em duas versões, sendo uma delas com arranjo mais orquestral. A balada com ênfase no piano confirma o estilo demonstrado no primeiro CD.
Em 2021 lançou pela Caravela no dia de seu aniversário o single “Tudo Com Você”, um rock que foi a sua primeira parceria com o artista e compositor Daniel Villares, com direito a um web-clipe gravado em sua casa durante a pandemia.
Em 2022 o artista produziu o especial “Coleção de Canções”, lançado em seu canal do YouTube, fruto do edital “Cultura Presente Nas Redes 2” no qual foi contemplado pela SECEX RJ.
No início de 2023 lançou o single “Mágica” de forma totalmente independente, encerrando um hiato de quase 2 anos. A canção com pegada indie foi a primeira na qual Alan tocou todos os instrumentos.
Atualmente, toca como músico da cantora Zabelê (tendo se apresentado acompanhando Pepeu Gomes e Baby do Brasil), na Harrison & McCartney Tribute (com a qual se apresentou em lugares como o icônico Cavern Club em uma temporada de shows em Liverpool no festival International Beatleweek) e também na Flores Astrais (tributo a Secos e Molhados, que vem lotando teatros Brasil afora
Siga Alan James
Spotify: https://bityli.com/kAb9g
Instagram: http://www.instagram.com/alanjamesbr
Tiktok: https://www.tiktok.com/@alanjamesbr
Facebook: http://www.facebook.com/alanjamesoficial
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCPE_yI9197b1w4nPqmNoB7A