12ª Mostra 3M de Arte divulga os dois artistas selecionados por edital para compor a exposição em SP
Marcel Diogo e Mari Nagem participam desta edição do evento que ocupará a Linha Verde do Metrô paulistano de 28 de outubro a 26 de novembro; 141 artistas de todos o País inscreveram suas obras
Os artistas Marcel Diogo e Mari Nagem, ambos de Belo Horizonte (MG), são os selecionados no edital nacional da 12ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais importantes e longevos do cenário artístico brasileiro contemporâneo. Suas obras serão apresentadas entre os dias 28 de outubro e 26 de novembro na Linha Verde do Metrô paulistano, no trecho entre a Consolação e a Vila Prudente. O tema deste ano é Infiltragem e a curadoria é de Giselle Beiguelman.
Marcel Diogo apresentará “Nem Tudo que Vai pra Parede é Obra de Arte” – que discute sobretudo a violência racial e policial –, e Mari Nagem participará com o projeto “Bliss (alentejo . bpm)” – sobre criações de mundos “lisos” e paisagens que não substituem a riqueza natural.
“Esse é o meu primeiro trabalho de obra pública em São Paulo, que vai literalmente circular pela cidade que escolhi chamar de casa. Gosto muito quando as obras abrangem um público maior, não só aqueles que frequentam galerias e museus. Estou honrada e contente em participar da Mostra 3M de Arte”, comenta Mari Nagem.
“Será incrível ter o meu trabalho exposto nas estações de metrô de São Paulo. É um local por onde passa muita gente – um público que não saiu de casa para ir ao museu, mas sim para trabalhar ou resolver algo na rua, está de passagem. As estações não são um lugar pré-estabelecido para contemplação, fazendo com que esta seja uma oportunidade de dialogar e intervir no cotidiano dessas pessoas”, afirma Marcel Diogo.
Além das duas propostas selecionadas pelo edital, a organização do evento contará com obras de Berna Reale, nome referencial da arte contemporânea brasileira, Coletivo Coletores, formado pelos artistas Toni Baptiste e Flávio Camargo, que utilizam diferentes linguagens visuais e tecnológicas para discutirem temáticas ligadas às periferias; o coletivo memético Saquinho de Lixo; Vivian Caccuri e Thiago Lanis que usam a música e o som nas suas obras, e o arquiteto e designer multimídia, Guto Requena. A concepção visual do evento deste ano é do estúdio cldt, dirigido por Celso Longo e Daniel Trench, autores de projetos combinando repertório da arquitetura, urbanismo, artes e design.
Foram 141 projetos inscritos no edital aberto a artistas de todo o país e analisados pelo corpo de jurados formado por Paula Alzugaray (crítica de arte, curadora, editora e jornalista especializada em artes visuais), Aline Ambrósio (arquiteta e curadora afro-indígena) e Larissa Macêdo (curadora, artista, professora, doutoranda e mestre em comunicação e semiótica). Os dois trabalhos escolhidos reforçam a importância da ocupação de um espaço público, democratizando o acesso às artes e dialogando com os milhares de passageiros que transitam diariamente pelo local.
Sobre os artistas selecionados
|
Marcel Diogo (Belo Horizonte, MG, Brasil) – É graduado em pintura, de que também obteve licenciatura pela Escola de Belas Artes, UFMG, 2007 e 2009. Desenvolve pesquisas em diversos meios, dentre os quais destacam-se sua produção pictórica e projetos curatoriais independentes. Coordena o Atelier do Ressaca na fronteira entre as cidades de Belo Horizonte e Contagem e leciona em uma escola pública. Participou de importantes exposições como “Dos Brasis” no Sesc Belenzinho em São Paulo, “Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para os Brasileiros” no IMS – Instituto Moreira Salles – SP, “I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea” na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre, residência artística Barda del Desierto na Patagônia e Crudo Arte Contemporáneo em Rosário, na Argentina; Arkane – Residência artística de Casablanca no Marrocos e Residência Artística do EXA, no Espaço Quilombola Teto Aberto, em Pinhões, Santa Luzia – MG. Atualmente, é representado pela Mitre Galeria e Diáspora Galeria.
|
Mari Nagem (Belo Horizonte, MG, Brasil) – Investiga as transformações do meio através da tecnologia, os estados emocionais na era digital e explora a artificialidade das paisagens a partir das intervenções humanas. Explorando cores fortes e bordas bem definidas, propõe questões existenciais (e virtuais) com certa irreverência. Em 2022 foi contemplada com o primeiro lugar no Prêmio Marcantonio Vilaça, o Ox-Bow Program Fellowship e com a Temporada de Projetos do Paço das Artes. Expôs na Bienal Sur, no Museu de Arte Contemporânea de Rosário e na Bienal de Arte Digital no CCSP. Expôs em instituições como SESC, Farol Santander, MIS, Sea Foundation e participou de festivais como o Die Digitale Dusseldorf, Athens Art, FILE, entre outros. Foi artista residente no Museu das Minas e dos Metais, na SomoS Art House em Berlim, em Vaterlon, no Uruguai e também na Casa das Caldeiras. Graduada pela UFMG, é Mestre em Artes Visuais pela Haute École d’Art et Design de Genéve. Vive e trabalha entre Belo Horizonte e Nova York.
Serviço
12ª Mostra 3M de Arte
De 28 de outubro a 26 de novembro
Gratuito
Linha Verde do Metrô de São Paulo – entre as estações Consolação e a Vila Prudente
Sobre a 3M
A 3M acredita que a Ciência ajuda a criar um mundo melhor para todos. Ao estimular o poder das pessoas, das ideias e da ciência para inovar de forma sustentável, nossos colaboradores em todo o mundo abordam de uma forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, das comunidades e do planeta. No Brasil, onde conta com cerca de 3,3 mil funcionários, a companhia mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Saiba mais sobre nosso trabalho para melhorar vidas e nossa atuação no site da 3M.
Sobre a Elo3
Há 19 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram ou no site.