The Town Learning Journey by HSM reúne mais de 400 executivos em imersão na Cidade da Música
Após um final de semana de apresentações históricas no The Town, na terça-feira (05), o Autódromo de Interlagos abriu os portões novamente, desta vez, para receber profissionais interessados conhecer a fundo os bastidores do maior festival de São Paulo
Recepcionados com música boa e um café da manhã delicioso com vista para o palco Skyline, onde Bruno Mars brilhou no último domingo (03), os participantes do The Town Learning Journey by HSM chegaram ao Autódromo de Interlagos por volta das 8h, para iniciarem a programação de 12 horas recheada de experiências e conhecimento. O contato com a Cidade da Música, claro, gerou empolgação no público presente, que não se conteve ao registrar com os celulares o momento histórico: integrar a primeira turma da experiência de aprendizagem do festival que já nasce sendo o maior de São Paulo. O evento contou com nomes como Roberto Medina, Nizan Guanaes, Washington Olivetto, Serginho Groisman, Luis Justo, CEO da Rock World, Roberta Medina, CBRO da Rock World, Rodolfo Medina, CPO da Rock World, entre muitos outros.
A manhã concentrou-se no andar superior da Área VIP, onde diversos executivos, da Rock World e convidados, puderam compartilhar suas visões sobre o planejamento do The Town, que fez sua estreia no último dia 02, mas que vem sendo idealizado há, pelo menos, três anos. Agatha Arêas, responsável pela área de Learning Experience, e Reynaldo Gama, CEO da HSM, deram início à sequência de falas que deixaram as mais de 400 pessoas sem piscar os olhos. Logo depois, Rafa Brites e Ricardo Vandré foram convidados para apresentar o evento e com maestria, assim fizeram, chamando nomes importantes da indústria de eventos e de outros mercados.
Luis Justo, CEO da Rock World, falou sobre como nasce um festival lendário e em sua fala ressaltou que mais importante do que o como é o porquê, uma vez que o propósito é o grande mestre. Citando o método “Golden Circle”, desenvolvido pelo especialista em liderança Simon Sinek, ele reforçou que muito mais que a capacidade de mobilização, no Rock In Rio e agora, no The Town, eles possuem como meta realizar sonhos e que apenas com uma cultura bem definida na empresa, é possível impactar tantas pessoas, como em 1985, quando na primeira edição do Rock In Rio, Roberto Medina reuniu 1 milhão e meio de pessoas.
Logo depois, Rodolfo Medina, o Diretor de Unidade de Negócios da Heineken, Eduardo Picarelli, e o Diretor Global da Gerdau, maior produtora de aço no país, Pedro Torres, dissertaram sobre a construção de parcerias para viabilizar um projeto pioneiro através da mediação de Renata Guaraná, Diretora de Parcerias da Rock World. Rodolfo afirmou que os investimentos com parceiros vão além dos dias de festival e se estendem o ano inteiro para proporcionar, não somente uma exposição da marca ao lado do palco, mas uma vivência real ao ingressante. “Nosso pilar principal é abraçar o social”, comentou. Como exemplo, Eduardo Picarelli relatou a experiência de patrocínio da Heineken para a UEFA Champions League: “O nosso aprendizado global é que se for para fazermos patrocínio de um ano, não adianta. Para a construção, precisamos de tempo”.
Em sequência, Roberta Medina reuniu-se com o fundador do projeto “Gerando Falcões”, Edu Lyra, para falar sobre o caso Favela 3D e como o propósito de uma marca pode impor valor e impacto no mundo. Na ocasião, Roberta relatou um grande aprendizado passado por seu avô. “Meu avô, Abraham Medina, dizia que para a nossa empresa ir bem, a nossa cidade precisa ir bem. Eu, da minha cadeira, super privilegiada, acredito que enquanto pensarmos que os problemas sociais não são nossos algo está errado”. Já Edu Lyra, que toca o projeto responsável pela transformação social em mais de 6 mil favelas, mencionou que é possível obter soluções para alterar a realidade das favelas brasileiras e que, para isso, é preciso “fazer todo o barulho” necessário. “Precisamos acabar com a pobreza antes de Marte ser colonizado.” Além disso, ele expôs perspectivas entusiasmadas para o projeto Favela 3D, que pretende estimular o desenvolvimento de 1000 regiões periféricas nos próximos 10 anos.
Vanessa Olímpia, Diretora de Talentos da Rock World, Thiago Amaral, Coordenador de Pluralidade dos festivais e Fernanda Bertol, Especialista em Educação da Rock World, formaram um painel para abordar a temática de intuição e ousadia criativa na retenção de talentos. Vanessa afirmou que o segredo para um modelo eficaz de Gestão de Pessoas não nasce pronto e, por isso, é preciso ouvir todos os envolvidos para conseguir essa estruturação. Thiago, por sua vez, relatou que em 2015 compartilhou sugestões para a melhoria da acessibilidade do festival e ficou surpreso com o retorno. “Eles não só me ouviram, como me convidaram para ocupar o cargo de responsável pela acessibilidade. Neste ano, toda a nossa equipe está treinada para receber vocês”, afirmou.
Ana Deccache, Diretora de Marketing da Rock World, concedeu uma breve palestra explicando aos convidados “como se nasce uma Love Brand”. Logo depois da contextualização dos próximos passos da experiência, o CAO da Rock World Zé Ricardo falou sobre um tema importante: o que está por trás do line-up do The Town, seguido de um tour guiado com os executivos. Finalizando a manhã, que se estendeu até quase 14h, devido a interação do público e o volume de conteúdos, se encerrou com Agatha Arêas, VP de Learning Experience da Rock World e Luis Justo, contando uma novidade pra lá de especial, a partir da próxima edição o The Town Learning Journey by HSM e a Rock In Rio Academy passam a ser produzidos pela empresa Provoke, que surge de uma sociedade entre Agatha, que neste momento deixa a Rock World e Marco Rovela, que também deixa o cargo de gerente da Rock World, para empreender com a colega.
Antes da jornada da tarde, os alunos fizeram uma pausa para o almoço, que além de deliciosas comidas, teve música ao vivo. Logo após o intervalo, os participantes já partiram para o palco Factory, onde encontraram com Zé Ricardo, CAO da Rock World, responsável pela escolha de line-up do festival. A mente brilhante por trás das apresentações exclusivas que vêm sendo apresentadas no The Town falou detalhes sobre o poder de transformação da música, que não une as pessoas e as conecta com o mais belo sentimento: o amor. Após este momento, a turma partiu para o tour guiado, que os empolgou mais ainda, afinal, quem não quer conhecer de pertinho os bastidores de um festival de tamanha dimensão? Com a possibilidade de andar nos brinquedos e visitar até mesmo os camarins, nem mesmo a baixa temperatura inibiu os integrantes, que demonstraram satisfação conhecendo cada pedacinho da história que se eterniza em 2023.
Aquecendo para o grande encontro do dia, entraram em cena para falar sobre cenografia e ambientes que geram experiências, Carla Rezende, Coordenadora de Planejamento Operacional da Rock World, com Luis Justo, que retornou ao palco. E então, por volta das 19h, o momento icônico aconteceu, diretamente do palco Skyline, o principal do festival, cerca de 400 pessoas puderam celebrar o encontro de Roberto Medina com os amigos de longa data Nizan Guanaes e Washington Olivetto, o papo foi mediado por outra figura ilustre da comunicação, Serginho Groisman, que demonstrou felicidade em entrevistar os emblemáticos nomes da publicidade.
A conversa que se estendeu por mais de uma hora soou tão agradável, que nem as quatro personalidades e nem mesmo o público, queria que aquela aula a céu aberto chegasse ao fim, afinal, um encontro de mestres, no palco principal, da primeira edição do The Town é uma ocasião para se guardar no livro de vivências inesquecíveis.
Ambos compartilharam a trajetória singular que possuem, deram detalhes sobre o encontro que os tornou grandes amigos e puderam partilhar momentos que foram decisivos para a vida de cada um. O “Grande Encontro”, como foi intitulado o painel fez jus ao nome e trouxe aos espectadores diversas curiosidades da vida destes mestres, que passaram por grandes dificuldade até o triunfo da superação. Questionado pelos amigos, Roberto ressaltou que o The Town, assim como o Rock In Rio é para sempre, fala esta que fez a alegria do público presente.
A união dos grandes nomes também serviu como incentivo, afinal, eles fizeram questão de ressaltar, durante várias vezes, que receberam vários “nãos” durante a trajetória que, hoje, após inúmeros obstáculos é um espelho para as novas gerações. “A caminhada de quem pensa fora da caixa é solitária e durante várias vezes na minha vida eu tive vontade jogar tudo pro alto, pois muitas pessoas desacreditam do que estamos propondo e sendo assim, precisamos provar, a todo tempo que é possível fazer o que estamos pensando. Mas eu acredito que a determinação é o ponto-chave para obtermos o sucesso, afinal, com determinação sempre seguimos adiante”, disse Medina.
Após o painel, ainda rolou uma festa para celebrar um dia com programação intensa e também, claro, para os participantes realizarem muitas conexões bacanas que poderão render boas conversas.
Sobre a Rock World
A Rock World é a empresa criadora de experiências que nasceu do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Com a missão de proporcionar experiências inesquecíveis através da música e do entretenimento, a marca tem como base de sua cultura corporativa a arte de sonhar, de fazer acontecer e inspirar as pessoas através da filosofia de construir um mundo melhor.
Hoje, além do Rock in Rio, a Rock World expandiu sua área de atuação para outros projetos de produção de experiências que abrangem diferentes áreas. No Live Entertaiment, a marca possui o The Town, o novo e maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, em setembro de 2023. A partir de 2024 a Rock World assume, em parceria com a C3, a produção e operação do Lollapalooza no Brasil.
Na área de Conteúdo, o Rock in Rio Studios é o produto que reforça o DNA da companhia para a criação de conteúdos audiovisuais originais e o posicionamento no mercado como uma marca ainda mais poderosa e potente de comunicação. A Rock World também atua na produção de espetáculos originais, os Originals. O primeiro deles foi desenvolvido em 2022 para o Rock in Rio, o Uirapuru, e para 2023 lança o The Town O Musical.
E para a área de Educação, o Humanorama, o Rock in Rio Academy e o The Town Learning Journey buscam ativar a potência das pessoas para contribuir na construção de um mundo melhor. Ao ampliar sua atuação para tantos campos e diferentes negócios, a Rock World é hoje uma das maiores empresas de criação e produção de conteúdo proprietário de Live Experience no mundo.