Oficinas Culturais celebram o Dia Nacional do Teatro com espetáculos e experimentações cênicas
O público poderá assistir peças teatrais e aprender técnicas de escrita na dramaturgia. Tudo de forma gratuita
O teatro é uma das formas mais antigas de expressão artística, capaz de provocar emoções e explorar a profundidade da condição humana, e para comemorar o Dia Nacional do Teatro (19 de setembro), as Oficinas Culturais Maestro Juan Serrano, Oswald de Andrade e a Formação para Interior, que integram o Programa Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, terão uma programação pra lá de especial.
Técnicas para musicais
Localizada na periferia da zona noroeste de São Paulo, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano realiza a atividade “Quebrada – O Musical”: técnicas para interpretação teatral entre 6 de setembro e 4 de outubro. Aqui, o ator e diretor Pedro Abhull orientará os alunos na criação de cenas teatrais, utilizando exercícios vocais que abordam ritmo, afinação e movimento corporal, todos adequados ao contexto das realidades individuais dos participantes.
Espetáculo sobre as dores femininas, adaptações de obras e técnicas cômicas
Para as pessoas que circulam pelo Bom Retiro, região central de São Paulo, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe o solo Trinta anos esta noite ou o espelho negativo, protagonizado pela atriz e diretora Dulce Muniz. A peça fica em cartaz nos dias 13 e 14 de setembro, quarta e quinta-feira, das 19h30 às 20h30, e explora a dor feminina, suas diversas manifestações e simbolismos. Vivências como a tortura, o desaparecimento de presos políticos e as histórias de mulheres, negros e indígenas nesses contextos de repressão completam a história.
Já o poder do riso será o destaque da oficina Corpo Cômico, voltada para uma pesquisa sobre o corpo e os gestos, com foco especial na exploração da comicidade. O diretor, ator e mímico Gabriel Guimard irá incentivar a turma a explorar a própria “personalidade cênica”, encontrando maneiras de criar momentos genuinamente engraçados. As aulas acontecem de 18 a 21 de setembro, de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h30.
E o solo Criatura, uma autópsia, com a atriz Bruna Longo, mostra uma fusão entre o romance Frankenstein ou o Prometeu moderno e a vida de sua autora, a Mary Wollstonecraft (Shelley). A atriz embarca na adaptação da obra para o palco sob o ponto de vista da escritora inglesa, com apresentações entre 26 e 30 de setembro, de terça a sexta-feira, às 19h30, e sábado às 18h.
Texto teatral e preparação para atores
As atividades de Formação no Interior, realizadas em parcerias com Prefeituras de cidades fora da Capital, terá diversos encontros online.
É o caso de O Texto teatral como acontecimento – A palavra como matéria da cena, no qual o escritor e dramaturgo Victor Nóvoa passará trechos para leituras e que incentivam debates sobre a dramaturgia contemporânea. Cada participante criará breves textos de teatro, explorando diversas dimensões e potências da palavra. As aulas ocorrem nos dias 2,4,9 e 11 de outubro, das 14h às 16h.
Em A prontidão da atriz e do ator na cena abordará questões fundamentais sobre o treinamento, segurança e a preparação desses artistas: Como otimizar o corpo para o trabalho no palco? De que maneira colaborar e interagir com os colegas de cena? A conversa será no dia 5 de outubro, das 18h30 às 20h30, com Juliana Calligaris, atriz e professora teatral.
———————-
SERVIÇO:
Para assistir as peças teatrais, o público precisa retirar os ingressos com uma hora de antecedência. Algumas atividades exigem cadastro prévio, com os links de inscrições disponíveis abaixo.
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
QUEBRADA – O MUSICAL: TÉCNICAS PARA INTERPRETAÇÃO TEATRAL
Coordenação: Pedro Abhull
6/09 a 4/10 – quartas-feiras – 14h30 às 16h30
Faixa etária: 14 anos
Inscrições abertas até 4/09 neste link | 12 vagas
————-
Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)
Telefone: (11) 3971-3640 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.
No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário
Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
ESPETÁCULO: TRINTA ANOS ESTA NOITE OU O ESPELHO NEGATIVO
Coordenação: Dulce Muniz
13/09 a 14/09 – quarta e quinta-feira – 19h30 às 20h30
Faixa etária: 12 anos
Ingressos distribuídos 1h antes | 30 lugares
Ficha Técnica:
Autoria, direção e interpretação: Dulce Muniz
Músico/ Violinista: Beto Kpta
Cenários e figurinos: Núcleo do 184
Iluminação: Renata Adriana
Operadora de luz e som: Flávia Arantes
Pesquisa/Produção Executiva: Fernanda Arantes
Administradora geral do projeto: Flávia Arantes
Consultoria médica: Dra. Neusa Steiner
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação | Márcia Marques
Gestão administrativa: Zé Renato/Cais Produção
Concepção, coordenação e direção geral: Dulce Muniz
OFICINA: CORPO CÔMICO
Coordenação: Gabriel Guimard
18/09 a 21/09 – segunda a quinta-feira – 19h às 21h30
Faixa etária: 16 anos
Inscrições abertas até 13/09 neste link | 20 vagas
ESPETÁCULO: CRIATURA, UMA AUTÓPSIA
Coordenação: Bruna Longo
26/09 a 30/09 – terça a sexta-feira às 19h30 e sábado às 18h
Faixa etária: 12 anos
Ingressos distribuídos 1h antes | 30 lugares
Ficha Técnica:
Concepção e elenco: Bruna Longo
Assistentes: Giovanna Borges e Letícia Esposito
Dramaturgia: Bruna Longo
Cenário: Bruna Longo e Kleber Montanheiro
Cenotécnica: Evas Carreteiro, Nani Brisque e Alício Silva
Figurinos: Kleber Montanheiro
Objetos: Bruna Longo
Desenho de luz: Rodrigo Silbat
Trilha: Bruna Longo
Fotos: Danilo Apoena
Design Gráfico: Kleber Montanheiro
Direção de Produção para esta circulação: Jota Rafaelli
Assistente de Produção: Amanda Chaptiska
Projeto contemplado pelo Prêmio Zé Renato de Teatro para a cidade de São Paulo.
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.
Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.
FORMAÇÃO NO INTERIOR:
Classificação indicativa: 16 anos | Plataforma: Zoom
OFICINA: O TEXTO TEATRAL COMO ACONTECIMENTO – A PALAVRA COMO MATÉRIA DA CENA
Coordenação: Victor Nóvoa
2, 4, 9 e 11/10, das 14h às 16h
Inscrições abertas a partir de 11/09 aqui | 25 vagas
PALESTRA: A PRONTIDÃO DA ATRIZ E DO ATOR NA CENA
Coordenação: Juliana Calligaris
5/10, das 18h30 às 20h30
Inscrições abertas a partir de 11/09 aqui | 30 vagas
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.
Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura