Em 18 de agosto, escolha um Pinot Noir para chamar de seu
Para comemorar Dia Internacional da Pinot Noir, sommlière da Wine, dá dicas de rótulos e harmonizações
Você é um apaixonado por vinhos produzidos com a uva Pinot Noir? Então, prepare sua taça e separe seu rótulo preferido para homenageá-la! 18 de agosto é o Dia Internacional da Pinot Noir, provavelmente uma das uvas tintas mais famosas e antigas do mundo. A cepa da Pinot Noir existe há mais de dois mil anos, sendo que os primeiros registros do seu cultivo datam de cerca de 150 A.C.
Graças à sua ótima reputação, a uva se espalhou nos séculos seguintes por outras regiões da França, como Champagne, Loire e Alsácia, até chegar em regiões da Alemanha, onde ganhou o nome de Spätburgunder. Só em 1767 é que ela chegou às Américas, através de padres espanhóis que trouxeram a primeira variante do Pinot Noir para a Califórnia, onde também se tornou referência de bons vinhos. Além de França e Estados Unidos, a variedade também se adaptou muito bem aos terroirs da África do Sul, Chile e Nova Zelândia.
Para comemorar a data, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, preparou uma seleção com as mais variadas expressões da Pinot Noir, capaz de surpreender até os paladares mais exigentes.
“Para começar, a dica é explorar exemplares elaborados nos vales costeiros de clima frio no Chile, que abrangem regiões renomadas conhecidas por respeitar bem essa delicada variedade de uva. As baixas temperaturas contribuem para a lenta maturação das frutas e preservam todo seu caráter aromático e acidez natural”, recomenda Marina.
Neste cenário, há dois estilos de Pinot Noir que se destacam: o Root: 1 Reserva D.O. Valle De Casablanca Pinot Noir 2020, que traz um vinho leve, perfumado e refrescante, exaltando os aromas e sabores frutados da casta, e o Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2021, que amadurece dez meses em carvalho francês, para ganhar um pouco mais de corpo e revelar aromas terrosos e minerais, sempre especiais para quem aprecia nuances mais profundas e diferenciadas.
https://www.wine.com.br/vinhos/root–1-reserva-d-o–valle-de-casablanca-pinot-noir-2020/prod27142.html
Já o Partridge Reserva Pinot Noir 2020 mostra todo o potencial da uva em solo argentino, trazendo estrutura e complexidade, após amadurecer doze meses em barricas de carvalho francês, com toques defumados e sabores inconfundíveis.
https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-reserva-pinot-noir-2020/prod28192.html
Na Califórnia, a uva traz vinhos marcantes que, além de aromas e sabores de frutas vermelhas frescas, trazem nuances florais encantadoras, como no Dark Horse Pinot Noir 2019.
https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-pinot-noir-2019/prod27064.html
Para finalizar, a sommelière compartilhar algumas dicas de harmonização para deixar este dia ainda mais memorável: “Aposte em pratos de leve a média estrutura, como vegetais grelhados, risoto de funghi, peixes mais gordurosos com sabores acentuados, como atum e até o famoso bacalhau, além de queijos semi maduros e tábuas de charcutaria”.
Com dicas de bons exemplares, pratos deliciosos e até um filme para celebrar esta uva, o Dia da Pinot Noir vai ser pra lá de especial!
Sobre a Wine
A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 16 lojas físicas no Brasil: três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.