Herança Cultural apresenta a primeira exposição individual do designer Pedro Ávila
Explorar a atração mútua exercida pela força do universo entre espaço, corpo e objeto. Observado assim como ponto de partida, “Gravitação” propõe uma extensa pesquisa cujo rigor formal encontra expressão em fenômenos da natureza e da ciência, firmados por estudos físicos e cálculos que subvertem os ditames do misticismo. Círculos, retângulos, quadrados – formas geométricas extremamente racionais e puras – submetidas a um processo experimental que foge à apelação suprema das ações gravitacionais. Extremos concomitantes.
Inspirado pelos arquétipos do suprematismo, o movimento artístico russo centrado na geometria tradicional, Pedro Ávila transcende os desenhos formais em um choque com o esplendor artesanal de seu trabalho. Um designer cuja linha projetual nasce do caráter escultural dos objetos. Como evolução do seu portfólio à frente do Estúdio Orth, agora em voo solo investiga minuciosamente técnicas de entalhe de madeira, modelagem em 3D, usinagem em pedra, fundição de metais e moldes de fibras. Desafiar limites entre opostos complementares parece ser uma prioridade na coleção de mesas laterais, assentos e luminárias. Peso vs. proporção, equilíbrio vs. instabilidade. Função ou provocação estética? A imperfeição desse microcosmo de dicotomias comporta uma assemblage de fragmentos tridimensionais empilhados entre si que quebram o código industrial. Enxergar o traço humano, a mão do artesão, é onde se forma, enfim, a arqueologia incógnita dessa expedição, ora científica, ora poética. Sempre presente.
Reconhecida por representar os maiores designers do séc. 20, a Herança Cultural segue em contínuo processo de expansão intelectual. Desde 1991 como referência em design de coleção high-end, a galeria investiga autores em forte ascensão também no cenário contemporâneo. No histórico de lançamentos, importantes legados como Sergio Rodrigues, Zanini Caldas e Ricardo Fasanello fazem parte da história e do selo HC que, agora, passa a ocupar o armazém industrial de proporções monumentais, no bairro da Lapa de Baixo, em São Paulo. Mais um novo capítulo. Próximo, de muitos.
Texto curatorial – Gravitação, de Pedro Ávila
Ricardo Gaioso
Jornalista e diretor criativo
Nome da coleção e exposição: “Gravitação”
Designer: Pedro Ávila
Coleção: Lançamento de 15 peças de Pedro Ávila em colaboração com a Herança Cultural.
Exclusividade das peças para HC.
Duração da exposição: 10/08 até 09/09
Segunda a sexta: das 10h às 17h
Sábados: das 10h às 14h
Galeria Herança Cultural
Rua do Curtume 274, Lapa de Baixo