Representatividade: única mulher da turma, sommelière curitibana é destaque em curso sobre charutos
Carolina Macedo, da Bulldog Tabacaria, foi homenageada por Mikaela Paima ao concluir formação com a maior nota da turma
A formação de cigar sommelier é uma especialização profissionalizante, projetada para proporcionar conhecimentos e habilidades no mundo dos charutos. Seu principal objetivo é ensinar profundamente a história e as variedades do tabaco, além de capacitar os participantes a se tornarem especialistas capazes de apreciar, avaliar e recomendar charutos de alta qualidade aos apreciadores, fomentando cada vez mais o mercado.
Uma das formações mais relevantes nesse nicho é ministrada por uma mulher, Mikaela Paima, que é sommelière internacional de vinhos e charutos e especialista em bebidas alcoólicas, água, chá, café, azeites e chocolate. O encerramento de última edição do seu curso contou com um momento emocionante: entregar o diploma à curitibana Carolina Macedo, única mulher e também melhor aluna da sua turma.
“Eu fiz questão de imprimir o seu diploma com a palavra sommelière escrita corretamente, porque todos os meus diplomas sempre me classificaram como sommelier, que é a versão masculina dessa palavra”, disse Mikaela, às lágrimas, durante a homenagem. Tanto Mikaela quanto Carolina – que está à frente da Bulldog Tabacaria, em Curitiba – são exceções no universo charuteiro, ainda dominado por homens.
“Existem muitos preconceitos e estereótipos de gênero associados ao mundo dos charutos, o que costuma gerar barreiras para as mulheres entrarem neste meio, seja como profissionais, seja como apreciadoras”, conta Carolina, que participou da formação ao lado de outros dez colegas de turma, todos homens. Para ela, foi especial e também simbólico receber o título de cigar sommelière, com detaque para a nota mais alta em todas as provas, em um curso no qual foi a única mulher.
“É intrigante refletir sobre os desafios enfrentados por nós, mulheres, ao longo das nossas carreiras. São muitas as exigências impostas, assim como pressões adicionais, quando desempenhamos papéis em áreas predominantemente masculinas. Mas é também uma alegria saber que mulheres como nós estão abrindo espaço para tantas outras. Foi uma grande honra, para mim, recebe o diploma pelas mãos da Mikaela”, conclui a mais nova sommelière de Curitiba.
Especialização
As aulas com Mikaela aconteceram em junho, no Espaço Quai D’Orsay Premium Cigar Lounge, na região mais nobre de São Paulo. Durante o curso, os participantes aprenderam sobre a história e a cultura dos charutos, as diferentes regiões produtoras, variedades de tabaco, processo de fabricação, técnica correta de corte e acendimento e a harmonização de charutos com bebidas como whisky, conhaque, água, cachaça e outros.
Os alunos também foram treinados para identificar características sensoriais, como aroma, sabor, corpo e complexidade dos charutos. “Vivemos um despertar no olfato e no paladar, com avaliações e ativações aromáticas nas degustações”, explica Carolina.
Além disso, a formação incluiu informações sobre etiqueta e protocolos relacionados ao charuto. “Foi um passo muito importante para mim e estou feliz por levar todo esse conhecimento aos frequentadores da Bulldog, assim como por estar de braços abertos para ajudar e orientar outras mulheres interessadas no universo dos charutos”, conclui Carolina.