Festa eletrônica em BH terá estreia de “card blockchain” com clube de benefícios para clientes
Tecnologia criada pela startup BTIX permite a artistas e organizadores de shows e eventos oferecer descontos, acesso vip e experiências exclusivas para super fãs; iniciativa mira um aumento de até 30% de receita
Uma novidade promete mudar a forma como frequentadores de festas se relacionam com seus eventos favoritos. A festa de música eletrônica Red Room lança o primeiro Clube de Benefícios que utilizará tecnologia blockchain para assegurar o acesso a vantagens e benefícios para os seus frequentadores mais assíduos, o Red Room Club. A novidade será vista no próximo evento da Red Room, no dia 21 de julho, quando a festa trará para Belo Horizonte uma edição do clube alemão Watergate Club, um dos mais respeitados do mundo e importante protagonista na história e no desenvolvimento da música eletrônica underground.
Desenvolvido pela startup BTIX, o Red Room Club terá um cartão exclusivo, registrado em blockchain, que irá garantir acesso a experiências únicas com sistemas de bonificação e descontos com fácil usabilidade. O objetivo do Clube é ampliar os canais de relacionamento da festa, com foco em construir uma comunidade de amantes de música eletrônica. Os organizadores da festa também esperam que os incentivos e sistemas de bonificação ampliem sua capacidade de promoção, aumentando em até 30% o resultado dos seus eventos.
“A tecnologia garante a segurança, rastreabilidade e portabilidade do cartão, que além de dar acessos exclusivos acumula benefícios. O sistema desenvolvido pela BTIX possibilita uma interação muito fácil com nosso público. Mesmo quem não domina a tecnologia consegue usar, ativar nossas vantagens e ainda pode contribuir para divulgação dos eventos. Esperamos criar um melhor relacionamento com nosso público, premiando nossos frequentadores mais leais e disseminando nossa marca para novos frequentadores”, diz Matheus Ferreira, um dos organizadores da Red Room.
A inovação apresentada na festa pode atingir outros segmentos. Segundo Arthur Penna, conhecido pela carreira artística como DJ DUX e um dos fundadores da BTIX, os artistas também se beneficiam com a ferramenta: “por meio do card registrado na blockchain, eles podem identificar e interagir diretamente com seus fãs e seguidores, oferecer conteúdo exclusivo e recompensas, além de receber insights valiosos sobre suas preferências e comportamento”.
|
Recém chegada ao mercado, a startup BTIX oferece ao setor de eventos uma abordagem pioneira para impulsionar o engajamento dos espectadores e ainda trazer mais segurança para comprar, vender e até revender ingressos. “A tecnologia blockchain permite rastrear digitalmente aquele bem ou ativo, seja um cartão de benefícios, seja o próprio ingresso de um evento”, afirma Guilherme Flarys, um dos fundadores da empresa.
A startup oferece uma interface simples para que, mesmo os usuários mais leigos possam usufruir da tecnologia, e ainda incorpora recursos de inteligência artificial para que os organizadores de eventos compreendam melhor o comportamento do público e personalizem suas estratégias de engajamento. “Queremos usar a tecnologia em situações de utilidade prática para o público e que geram valor para o organizador, criando uma chave segura de acesso que identifica o verdadeiro portador, traz segurança para transações, e se torna a porta de entrada para a fidelização e conversão de espectadores”, reforça Flarys.
Matheus Ferreira fala da decisão de investir na ampliação da experiência dos participantes da festa. “Nossos pilares sempre estiveram diretamente conectados à tecnologia e inovação. Acreditamos que o mercado de eventos possui uma ótima janela de oportunidades de união com a tecnologia, facilitando o diálogo da maneira mais atualizada possível com a nova geração, que já vive isso em seu dia a dia. Ser uma marca pioneira nessa parceria excepcional com a BTIX acaba fomentando novas ideias para aperfeiçoar essa experiência, e com isso, conseguimos agregar mais valor para nossos clientes e fidelizar nossa relação a longo prazo”, afirma
Line up da festa Watergate
Localizado às margens do Rio Spree, em Berlim, o Watergate Club tem mais de duas décadas de história, apresentando artistas emblemáticos que fazem parte da cultura do house e do techno. Para a Red Room BH, trará seus DJs Marco Resmann, Keene e Diogo Accioly. A lista de atrações tem ainda Theus Ferreira e Rod Brito (Red Room), e os djs Hank Jay, Gabriel Jacks e Andrey.
Destaque também para Kristin Velvet, que se tornou uma figura essencial da cena clubber de Berlim. À frente da gravadora Arms & Legs, Kristin é uma DJ habilidosa que navega entre diversos estilos e décadas musicais, tocando com paixão e sempre com um olhar atento para a pista – características que a levaram a se apresentar em clubes como Watergate, Ministry Of Sound, DTLA, District Liverpool e Le Petite Ban Paris.
Junto ao soundsystem, que contempla os amantes de dance music, a Red Room pretende também ativar os sentidos dos participantes da festa diante de uma pista permeada pela intensa e quente cor vermelha. Uma das mais esperadas, a Red Room coloca Belo Horizonte na cena nacional de festas eletrônicas e se compromete a apresentar uma atmosfera de festas exclusivas onde as pessoas se conectam de forma íntima com a música. Em edições anteriores, a festa trouxe nomes importantes da cena eletrônica, como Jan Blomqvist, Echonomist, Glowal e Luca Saporito (Audiofly).
A marca acredita que a grande protagonista da noite é a música e que ela merece dialogar com todas as nuances que complementam esse conjunto: tecnologia, inovação e sofisticação. Juntos, elas formam os pilares da Red Room.
Tecnologias para eventos e ingresso anti-cambismo
Desde o início do ano, a empresa começou a operar em eventos com os recursos tradicionais de ingressos e acesso em portarias e foi responsável pelas entradas de diversas festas e shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A lista inclui a Red Room Sunset e a Warung Tour BH, versão itinerante do famoso club que é referência no cenário internacional de música eletrônica. Outros eventos também contarão com a BTIX a partir de julho, como o evento Perifacon, em São Paulo, conhecida como a conferência nerd das favelas, com expectativa de receber 15 mil visitantes.
O próximo passo da startup é ampliar o uso da tecnologia blockchain para rastrear a venda e revenda de ingressos e assim sanar o desafio de um mercado em que ingressos correm o risco de serem facilmente falsificados e cambistas chegam a faturar entre 40% e 50% do valor do ingresso, em média, segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). Esse valor pode chegar a 7.000%, em casos extremos, conforme a instituição.
Fundadores da BTIX
Guilherme Flarys e Arthur Penna (Dux) compõem o time de quatro fundadores da BTIX. Guilherme que é engenheiro de produção e também fundador da agência Gomus de consultoria musical, especializado em gestão de negócios, com formação complementar em blockchain e 20 anos de experiência no mercado de varejo, marcas e comunicação.
|
Dux traz o lado musical. Produtor brasileiro e DJ, é atualmente um dos nomes mais tocados no Spotify, com mais de 100 milhões de streams e lançamentos nas gravadoras mais requisitadas do mundo, incluindo Spinnin’, Sony Music e Warner Music. Colecionador de NFTs e entusiasta da tecnologia blockchain e da criptoeconomia, o jovem DJ é citado pelo Google Play e Billboard como revelação.
À frente da operação está o engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e especialista em Produtos de Dados e Operações de Produtos, Luis Rodrigues. Do lado tech, o cofundador Gleisson de Assis tem formação em Sistemas de Informação e construiu sua carreira no mercado corporativo com o foco em arquitetura de software e gestão de times ágeis. Atuou como professor no MBA de Aplicações de Blockchain do IGTI, hoje XP Educação, e tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de soluções corporativas utilizando blockchain.
SERVIÇO
RED ROOM – WATERGATE SHOWCASE
Atrações: Marco Resmann, Kristin Velvet, Keene, Diogo Accioly, Theus Ferreira, Rod Brito
Local: Só Marcas Auto Shopping – Av. Babita Camargos 1295, Cidade Industrial.
Data: 21/07
Horário: 22h (21/07) – 8h (22/07)
Valor dos ingressos:
Pista – R$80
Camarote – R$150
Venda online: BTIX
Classificação: 18 anos