Festival do Minuto abre inscrições para três novos concursos temáticos
Concursos abrem espaço para produtores de imagens amadores e profissionais mostrarem seus trabalhos; 50% dos conteúdos inscritos, historicamente, são dirigidos por mulheres
O que cabe em um minuto? Esse é o desafio do Festival do Minuto ao lançar seus concursos temáticos. O Festival oferece oportunidade gratuita para produtores de imagens amadores e profissionais exercerem sua capacidade de síntese, criando narrativas audiovisuais com no máximo 60 segundos. Além dos diversos concursos temáticos já lançados em 2023 como Jogo de Cena, Erros, Picasso, Noite Escura e outros, o Festival do Minuto anuncia o lançamento de três novos: “Lugar onde Habito” e “Lugares onde Transito” e “Minuto África“. As inscrições podem ser realizadas online até o dia 31 de outubro.
O Festival do Minuto é um dos poucos eventos audiovisuais que mescla a participação de profissionais e amadores. Igualmente importante é a intensa participação de diretoras mulheres. “Atualmente, elas representam 50% dos conteúdos inscritos nos concursos. Outra curiosidade é que o Festival também tem forte atuação dentro e fora dos grandes centros urbanos, sendo muito comum a ocorrência de minutos premiados de autores vindos de cidades médias e pequenas, distantes do eixo Rio de Janeiro e São Paulo”, afirma Marcelo Masagão, cineasta e criador do Festival do Minuto.
Sobre os critérios de escolha dos minutos premiados, todos os vídeos são analisados online por uma equipe de curadores, contratados em faculdades de comunicação. “Dessa forma, garantimos que diversos tipos de narrativas sejam exibidos no Minuto e não somente aqueles mais afáveis ao gosto do público, democratizando o espaço e revelando talentos”, explica Masagão.
Concursos temáticos democratizam a participação
Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual de curtíssima duração, o Festival do Minuto foi criado em 1991, 14 anos antes do nascimento do Youtube, e inspirou a criação de festivais semelhantes em mais de 50 países. Segundo Masagão, anualmente acontecem mais de 50 concursos, muitos deles temáticos, o que gera um acervo rico e diverso. “Temos um incrível acervo polifônico com mais de 30 mil minutos de várias partes do mundo e de todas as regiões do Brasil.” afirma o cineasta.
Os concursos “Lugar onde Habito” e “Lugares onde Transito” contam com o apoio institucional do CENPEC, patrocínios da Bayer, Itaú e Rede e Ministério da Cultura. O concurso “Minuto África” é patrocinado pela SPCINE.
|
Sobre o Festival do Minuto
Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países. Ao longo de seus 31 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem. Atualmente, possuímos um acervo de mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como a Anna Muylaert, Carlos Nader, Tatá Amaral e Beto Brant têm vídeos no acervo do Festival.