NO DIA 15 DE JULHO, A PRODUTORA CULTURAL BICUDA COMEMORA SEUS 5 ANOS COM FESTIVAL BICUDA, EM CAMPINAS (SP), TRAZENDO À TONA A MULTIPLICIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+
Linn da Quebrada, Ava Rocha & Negro Leo, Saskia, Katú Mirim e Getúlio Abelha são alguns nomes que se apresentam em quatro pistas distintas ao longo de 20 horas de festa
No dia 15 de julho (sábado), das 14h às 10h, acontece o Festival Bicuda no Campinas Hall (Campinas, SP). Comemorando os 5 anos do coletivo cultural Bicuda, o evento traz nomes como Linn da Quebrada, Getúlio Abelha, Th4ys, Irmãs de Pau, Jovem Mk, Katú Mirim, A Julia Costa, Ava Rocha & Negro Leo, Saskia e mais, que se apresentam em quatro pistas distintas ao longo das 20 horas de festa. Os ingressos custam a partir de 60 reais e podem ser adquiridos no site da Shotgun.
Com o objetivo de celebrar a pluralidade de linguagens sonoras e artísticas, compreendendo a importância e a potência dos corpos em cena, a produtora acredita no poder transformador da arte como forma de expressão e empoderamento. Portanto, o festival busca trazer à tona a multiplicidade da comunidade LGBTQIA +, proporcionando visibilidade e fortalecimento a essa comunidade tão essencial.
“O Festival Bicuda tem como proposta abarcar quatro pistas, cada uma oferecendo uma experiência única, com sonoridades e performances distintas. O evento promoverá a diversidade de estilos musicais e a interseção de diferentes formas de arte, estimulando encontros, diálogos e reflexões. A Bicuda se orgulha de oferecer um ambiente acolhedor, inclusivo e representativo, onde a diversidade cultural e identitária é celebrada e respeitada”, diz Victor Almeida, fundador da Bicuda. “Será um marco na cena cultural de Campinas e contará com a participação de artistas consagrados e emergentes locais e nacionais, proporcionando ao público uma experiência imersiva e enriquecedora”.
AS PISTAS
PISTA GROOVE / FUNK
Uma das pistas do Festival Bicuda será dedicada à cultura do Trap/Hiphop/Funk, proporcionando uma experiência imersiva repleta de grooves. Com uma atmosfera vibrante e envolvente e a presença de renomados artistas, que têm movimentado a cena cultural periférica, através de ritmos contagiantes, letras impactantes e performances que representam a autenticidade e a energia das ruas.
ARTISTAS: A Julia Costa – Ramemes – Ray – Majestade Babilônia – Jovem Mk – Th4ys – Caio Prince – Irmãs de Pau
PISTA GARAGE KARDUME CULTURAL
Nos últimos dois anos, o Centro Cultural Kardume abriu suas portas para receber uma ampla variedade de bandas com propostas artísticas diversificadas. E é nessa pista em particular que uma proposta mais underground é apresentada, destacando bandas que dialogam com o cenário experimental brasileiro. Performances ousadas, sons inovadores e uma atmosfera que valoriza a criatividade e a busca por novas expressões musicais, estimulando a exploração do lado mais experimental da cena cultural, com artistas que desafiam os limites e surpreendem com suas propostas únicas.
ARTISTAS: Cza Cza – Crime Caqui – Clandestinas – Bedhead Badhead – Negro Leo & Ava Rocha – Saskia – DRAMA
PISTA CURRAL TECHNO
No Brasil, o cenário eletrônico tem se expandido de forma significativa, trazendo consigo novas abordagens na construção da música brasileira. Nesse contexto, as linguagens padrões estão sendo desconstruídas e os artistas estão criando suas próprias narrativas, explorando sonoridades únicas e inovadoras. Na pista dedicada a essa proposta, a imersão será conduzida por DJ Sets e Live Acts. Através de uma experiência sonora envolvente, onde os DJs e artistas ao vivo conduzem a uma jornada musical emocionante. Com batidas pulsantes, harmonias cativantes e experimentações sonoras, essa pista oferece uma oportunidade única de mergulhar no universo eletrônico brasileiro e descobrir novas formas de se conectar com a música.
ARTISTAS: White Prata – Uila Vica – Sheefit – Martinelli – Preta
PERFORMERS: Kara Catharina – Lana Voodoo – Latisha Babilônia – Trindade – Madame Satã
PISTA FLORESTA
Um verdadeiro encontro de sonoridades diversas, proporcionando ao público uma experiência única de shows, improvisações e performances que refletem a riqueza artística de todo o território brasileiro, com uma mistura de estilos musicais, que vão desde o pop, forró e house até o rap/poesia indígena e a cena BALLROOM. Personalidades artísticas de diferentes regiões do Brasil trazem suas expressões únicas, criando um ambiente vibrante e enriquecedor. A cada momento, o público pode se encantar com a melodia envolvente do pop, se deixar levar pelo ritmo contagiante do forró, dançar ao som dos beats pulsantes do house e se emocionar com a força e poesia do rap/poesia indígena. Além disso, tem a oportunidade de vivenciar a energia e o estilo da cena BALLROOM, com suas performances deslumbrantes e empoderadoras. Essa pista promete uma experiência verdadeiramente inclusiva e representativa, refletindo a diversidade cultural e musical do nosso país.
BICUDABALL V:
ARTSTAS: Podeserdesligado – Evehive – Mari Boaventura – Linn Da Quebrada – Victin b2b Lagoeiro – Getulio Abelha, Katú Mirím – Mirands – Renato Cohen – Paulete LindaCelva
PERFORMERS: Star Radijah Mussa – Ruby – Okofá – Fedra – Sasha Zimmer – Isthar Babilônia
SERVIÇO
FESTIVAL BICUDA @ ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS
Data: 15 de julho, sábado
Horário: das 14h às 10h
Endereço: Campinas Hall (Rua Armando Strazzacappa – Fazenda Santa Cândida)
Ingresso: a partir de R$ 60,00
Link de compra: Link
Classificação: 18 anos
Mais informações: Victor Almeida (victor@bicuda.org) e Franciele Larisi (fran@bicuda.org)
PROGRAMAÇÃO
PISTA FLORESTA
14h-17h: Ballroom
17-18h30: Mari Boaventura
18h30-20h: Katú Mirim
20h-21h30: Renato Cohen – performance: Ruby
21h30-23h: Getúlio Abelha
23h-1h: Paulete Lindacelva – performance: Sasha Zimmer
1h-2h30: Mirands – performance: Okofá
2h30-4h: Linn da Quebrada
4h-5h30: Pode Ser Desligado (live) – performance: Trindade
5h30-7h30: Evehive – performance: Radijah Mussa
7h30-10h: Victin B2B Lagoeiro – performance: Isthar Babilônia
PISTA GARAGE KARDUME
14h30-15h30: Bedhead Badhead
15h30-16h30: Crime Caqui
16h30-17h30: Clandestinas
17h30-18h30: DRAMA (live)
18h30-19h30: Cza Cza (live)
19h30-20h30: Ava Rocha & Negro Leo
20h30-21h30: Saskia (live)
PISTA GROOVE/FUNK
20h30-22h: Mestre Babilônia
22h-23h: Ray
23h-00h: A Julia Costa
00h-1h: Caio Price
1h-2h: Jovem Mk
2h-3h: Ramames
3h-4h: Irmãs de Pau
4h-5h: Th4ys
PISTA CURRAL TECHNO
22h30-00h: Uila Vica – performance: Latisha Babilônia
00h-1h30: White Prata (live) – performance: Kara Catharina
1h30-3h: PRETA – performance: FEDRA
3h-4h30: Martinelli (live) – performance: Madame Satã
4h30-6h30: Sheefit – performance: Lana Voodoo
SOBRE BICUDA
A Bicuda é uma Coletividade Artística que, ao longo de cinco anos, realizou 42 edições de eventos culturais, reunindo mais de 35 mil pessoas em eventos presenciais. Através dessas iniciativas, o coletivo tem se dedicado a dar destaque, visibilidade e oportunidades de empregabilidade à comunidade LGBTQIAP+. Além disso, a Bicuda também atua no lançamento de música, por meio da gravadora BICUDArec, disponibilizando lançamentos em formato digital e vinil. Entre os lançamentos, destaca-se uma Coletânea com 34 artistas, disponível em diversas plataformas digitais, e 14 álbuns de artistas independentes de todo o território nacional.
Além da curadoria de artistas LGBTQIAP+, a Bicuda conta com uma equipe de staff que vivencia diariamente as questões sociais relacionadas às diversidades identitárias e geográficas. A coletividade também realizou quatro oficinas de discotecagem e serigrafia em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Casa Sem Preconceitos, com a participação de 60 pessoas em cada data do evento, no ano de 2019. Em comemoração ao aniversário do coletivo, foi realizado um Festival online gratuito, reunindo artistas de uma ampla diversidade geográfica brasileira, alcançando mais de 10.000 acessos.
Mesmo em meio ao contexto pandêmico, a Bicuda realizou um evento em parceria com o ProAC (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo, intitulado Festival P.O.C – Projetos Organizacionais Culturais, voltado para a economia criativa e o empreendedorismo. Ao longo desses cinco anos, a coletividade tem se dedicado a produzir e fomentar a cultura através de festas, oficinas e movimentos artísticos culturais, visando impactar positivamente o futuro daqueles que não possuem as mesmas condições de desenvolvimento.
O Centro Cultural Kardume foi concebido a partir das vivências e experiências dos representantes do coletivo. Após a pandemia do Coronavírus, surgiu a necessidade de criar um espaço que pudesse receber e promover ações artísticas e culturais realizadas e promovidas pelos integrantes da comunidade LGBTQIAP+. Além disso, o centro cultural busca fomentar artistas iniciantes e oferecer capacitação gratuita através de oficinas, visando manter o ciclo cultural da cidade de Campinas e impulsionar o setor após um período desafiador para a classe artística e cultural.
Ao longo desses dois anos de existência, o Centro Cultural Kardume já promoveu mais de 30 oficinas gratuitas de capacitação, beneficiando mais de 200 alunos que adquiriram habilidades para atuar no segmento de música e artes. Além disso, o centro cultural promoveu mais de 3600 apresentações musicais de diversos estilos, sempre valorizando e exaltando a comunidade LGBTQIAP+. O local está preparado para lidar com questões de gênero, contando com profissionais engajados nessa causa, além de possuir uma estrutura acessível para receber pessoas com mobilidade reduzida.