Oportunidade única: Show me the Fund incentiva cineastas brasileiros a inscreverem projetos no Hubert Bals Fund até 1º de agosto
Show Me The Fund, realização do Projeto Paradiso, fará uma conversa no próximo dia 29, ao vivo, para tirar dúvidas dos interessados em participar do processo
Cineastas brasileiros, atenção! Este ano, o Hubert Bals Fund, fundo de apoio a desenvolvimento de projetos audiovisuais ligado ao Festival de Roterdã, abrirá suas inscrições em chamada única, até o dia 1º de agosto. Para produtores interessados em enviar seus projetos para este renomado fundo internacional, o Show Me The Fund, uma realização do Projeto Paradiso, em parceria com o Brazilian Content e Cinema do Brasil, fará a sessão tira dúvidas “Q&A: Dicas para inscrição no Hubert Bals Fund”, no próximo dia 29 de junho, às 10h. Para participar, é só se inscrever gratuitamente no evento.
Participam da conversa Jeske van der Slikke, coordenadora do Hubert Bals Fund – que fará sua apresentação em inglês – e Maíra Bühler, diretora e roteirista de “O Casamento”, projeto selecionado pelo fundo em 2022, que vão compartilhar dicas e detalhes sobre como inscrever projetos. Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, será a mediadora. Quem não puder participar ao vivo, terá a chance de assistir a gravação da mesa, que estará disponível no Canal Paradiso, no YouTube.
O Hubert Bals Fund oferece um apoio de 10 mil euros para o desenvolvimento dos projetos selecionados e os roteiristas brasileiros contemplados recebem um reconhecimento adicional de US$1 mil do Projeto Paradiso. Com mais de 30 anos de atuação e tradição no apoio ao cinema brasileiro, o Hubert Bals Fund já apoiou cerca de 20 filmes nacionais.
“Historicamente, os incentivos oferecidos pelo Hubert Bals Fund são essenciais para o desenvolvimento e criação de conteúdos nacionais independentes, além de uma oportunidade para estreitar relações e firmar a presença do cinema nacional no mundo. Incentivar e, principalmente, possibilitar a inserção dos produtores brasileiros em uma rede internacional de oportunidades e contatos, é uma forma muito importante de manter nossa indústria cultural ativa.”, comemora Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em quatro anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:
Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios.
Incubadora Paradiso: apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.
Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país.
Bolsas e Prêmios: as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.
Cursos e Seminários: ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.