Urias lança ‘HER MIND’, seu aguardado segundo álbum de estúdio
Os dois EPs ‘HER MIND 1 e 2’, já lançados, ganham agora canções inéditas e juntos, formam a segunda coletânea completa da artista com 13 faixas e ‘Cuntelectual’ sendo o single de trabalho
Urias trouxe aquilo que o público estava aguardando ansiosamente: o seu segundo álbum de estúdio. A cantora e compositora lançou o HER MIND (ouça aqui), projeto este com conceito estético e reflexivo pensado totalmente por ela e que havia sido dividido em duas partes (2EPs) que, com novas faixas, formam o seu segundo disco da carreira. Agora, em formato completo, com 5 faixas inéditas, o projeto traz mais da Urias reafirmando a sua força e arte, que vem conquistando todo o Brasil.
Para fazer um contraponto ao seu disco de estreia, em que falava sobre o seu corpo e a visão da sociedade para ele, Urias traz em HER MIND seus pensamentos e sentimentos, que possui, como qualquer pessoa cisgênero. Para além do que muitas pessoas ainda pensam, a transexualidade está longe de ser uma questão de escolha ou opção pessoal. É algo muito mais complexo, um tema sério que merece um enfoque científico, psicológico e até mesmo artístico, como expressa Urias neste disco.
A mensagem central do disco é esta. Vinda de um estudo que comprova que o cérebro de pessoas trans têm atividades semelhantes às de pessoas cisgêneros, Urias dá espaço e voz a isso. Tal estudo, feito na Universidade de Liége, na Bélgica, contou com exames que mediram as microestruturas cerebrais, através da técnica de imageamento tensor de difusão. O resultado observou que meninos que se dizem transgêneros tem a mesma atividade cerebral dos meninos cisgêneros, o mesmo acontece com os membros do sexo feminino.
Começamos pelo cérebro humano, que está localizado no interior da caixa craniana. Essa parte do seu corpo pode ser interpretada e dividida em duas classificações, o hemisfério cerebral esquerdo e o hemisfério cerebral direito; que possuem quatro lobos responsáveis pelas ações e reações da nossa mente.
Para trazer toda a atmosfera do disco, a artista lançou, também, em seu canal oficial do YouTube, visualizers para as novas faixas do projeto. No dia seguinte (09), chega em seu canal oficial do YouTube o videodance da faixa ‘Cuntelectual’, faixa principal do trabalho. O álbum HER MIND diz e evoca sobre sentimentos, sensações e atravessamentos que guiam a cantora ao seu apogeu.
Com as novas faixas, ela se distancia um pouco do que foi apresentado nas duas primeiras partes, principalmente em relação a sonoridade e moodboard. Ela flerta bastante com o dubstep, sons mais latinos e o trance, encontrando sons e beats eletrônicos, até mesmo com pegadas de hip hop dos anos 90. Em letras, a Urias traz um contraste do que foi trazido em seu primeiro disco de estúdio, abordando temas como as suas experiências pessoais, transexualidade, dúvidas internas e o intelecto biológico, estes três últimos temas sendo o conceito central do álbum e como a artista estava se vendo.
Esteticamente, o terceiro e último volume – segundo disco da sua carreira – segue como uma confissão da cantora para o mundo sob a perspectiva que construiu ao longo de todos esses anos. Porém, agora ela traz também as temáticas de como a mente de uma pessoa transgênero funciona – principalmente a sua.
A produção do disco foi feita pelo Maffalda e o time da Brabo Music, parceiros de longa data da artista, com todas as composições sendo feitas pela Urias ao lado do Rodrigo Gorky, Maffalda, Zebu, Number Teddie e Davi Sabbag.
Como parte de divulgação, Urias iniciou uma prévia da nova era no dia 17 de março na Casa Natura Musical. A apresentação trouxe diversas surpresas, coreografias e duas novas canções presentes no HER MIND que foram apresentadas pela primeira vez ao vivo – além de outros sucessos da carreira da artista. ‘Cuntelectual’, foi apresentada também, é o novo single e está no disco. A apresentação na casa de shows trouxe toda a atmosfera estética e sonora da turnê que irá marcar presença em diversos festivais pelo país neste ano de 2023.
Vale ressaltar que, com este projeto, Urias estará na estreia do Festival The Town, em São Paulo, no Palco Factory. A data ainda será divulgada pela organização do evento durante os próximos meses. A cantora promete um show contagiante.
Todo esse sucesso e ascensão depõe da artista que está sob os olhos do público e vem ganhando cada vez mais notoriedade ao furar bolhas e imprimir a sua arte em suas músicas e estéticas visuais, com conceitos coesos e pensados para cada entrega, tanto no palco quanto em videoclipes. Urias é vista como um dos principais nomes do pop brasileiro da atualidade, recebendo indicações em diversos prêmios, inclusive de ‘Artista Revelação’ no Prêmio Multishow 2022.
A cantora possui mais de 400 mil ouvintes mensais nas plataformas digitais e 42 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube. Nas redes sociais, são mais de 1 milhão de seguidores e fãs que acompanham o seu trabalho.
Confira a tracklist do álbum e o faixa a faixa:
01. Crack The Code – Introduzindo o ouvinte ao álbum, a faixa abre o disco com um único tema: decifrar o que se passa na cabeça dela caso você consiga, mesmo ela nunca tendo pensado em abrir o seu lado interior, bom e selvagem, para que todos pudessem ver.
02. Ultimate One – Urias pede para olharem para ela e entenderem o motivo dela ser a definitiva e não como as demais. Aqui, ela deixa claro que ela não é uma qualquer e que está mudando o jogo. A canção remete muito ao trabalho de Arca – uma das principais inspirações deste volume do projeto.
03. R.I.P. – Com uma pegada de trip hop e futurista, Urias fala sobre as mudanças com o decorrer do tempo e a forma como passou a se enxergar. A sabedoria que possui hoje em dia é trazida na canção. É possível notar a mudança de sonoridades dentro da faixa – algo que Urias faz com maestria – e a potencialidade sonora, que é uma marca registrada da artista. A canção também fala sobre matar todas as suas versões antigas e sempre estar buscando uma nova versão de si, buscando próximos passos.
04. Danger – Aqui, ela fala sobre o seu valor e que não irá ser passada para trás e para quem estiver querendo brincar, é para sair do caminho dela. A mente da Urias conversa com o corpo dela e é importante todos terem cuidado pois ela não vai parar.
05. The Way I Drop – É como as coisas serem feitas diferentes e do seu jeito. Além de obter os seus resultados no seu tempo sem comparativo com as outras pessoas. Aqui Urias ressalta a sua força como mulher.
06. Major – com diversos batuques experimentais, Urias traz versos em espanhol e faz um jogo de palavras com a sua mente e o corpo, pois ambos estão interligados. A canção cresce com o passar dos minutos e traz o melhor estilo Urias de ser, com “fritação” e sons
07. So Dumb – com uma pegada de latinidade, Urias fala sobre um mundo mágico e fantasioso onde ela é vista como algo a se acreditar e que é uma idiotice querer compará-la com qualquer outra pessoa.
08. Blossom – Aqui ela mostra a sua vulnerabilidade e traz consigo questionamentos sobre crescer e se transformar. Na canção, Urias traz pontos e reflexões de crescer como mulher, independente das adversidades e como se redescobrir para, enfim, florescer.
09. Magnata – Intercalando versos em inglês e espanhol, Urias reverbera seu poder e exclama que estará na mente de qualquer pessoa, em qualquer lugar que você esteja. Ela é a força magnata da sua própria vida e universo e não queiram dizer ou fazê-la pensar o contrário disso.
10. Neo Thang – A canção fala sobre desejo e sobre Urias ser a ‘nova coisa do pedaço’. Tem bastante gingado e letras que flertam sobre poder e sedução. A instrumental é bastante dançante e é uma canção pronta para coreografia.
11. Cuntelectual – Faixa-foco eletrizante do projeto, em que Urias exalta a intelectualidade e singularidade das quais dispõe, à sua maneira e sempre estando à frente do seu tempo. O título é um portmanteau cunhado pela artista, unindo uma palavra vulgar na língua inglesa – ressignificada nas redes sociais para representar uma pessoa empoderada – com a palavra “intelectual”. Com toques de funk, é impossível não grudar na sua cabeça a frase “a porrada vai comer”. Cuntelectual também é sobre a força feminina em diversos sentidos.
12. Je Ne Sais Quoi – Exalta a semelhança entre as mulheres e as diferenças de cada uma que as tornam únicas. Aqui, Urias fala de todas as suas semelhanças e diferenças como mulher. No refrão, Urias grita a faixa título com força, reforçando a mensagem de que não podem negar que mesmo em corpos diferentes, internamente somos iguais.
13. Her Mind – a faixa título do projeto traz bastante do hip hop noventista e um pouco de sons psicodélicos como tema central, onde Urias abraça a sua pessoa interior e todos os questionamentos internos, mas, segue em frente sem que nada a impeça pois ela é perfeita do jeito que é.