PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS DA CAIXA CULTURAL RECEBE
NÚMERO RECORDE DE INSCRIÇÕES
Mais de 7 mil propostas foram apresentadas. Programação começa em setembro
A seleção pública de projetos culturais da CAIXA recebeu um número recorde de inscrições. Ao todo, 7.727 propostas foram apresentadas. Agora, elas serão avaliadas e as que forem selecionadas irão formar a programação das sete unidades da CAIXA Cultural nas cidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A programação começa em setembro de 2023.
Com a seleção, será retomado o apoio do banco à produção artística e cultural brasileira, com investimento total de R$ 30 milhões. A última edição do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural ocorreu em 2018 e contou com 4.820 projetos inscritos.
“O número recorde de inscrição não só mostra como a CAIXA está no caminho certo, mas revela também como o setor cultural está carente de oportunidades e precisando de apoio”, afirma a presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano.
Segmentos
A seleção pública definiu seis segmentos culturais. Foram eles: artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências (encontros, ciclo de debates e palestras, projetos de literatura e quaisquer outros projetos de arte integrada).
O que recebeu maior número de inscrições foi o segmento da música (2.442), seguido por teatro (2.167) e artes visuais (1.290).
Já os espaços mais procurados foram os do Rio de Janeiro (4.080), Brasília (3.133) e Recife (2.969), seguidos de Fortaleza (2.947), São Paulo (2.497), Curitiba (2.710) e Salvador (2.258).
Os projetos selecionados serão conhecidos em agosto e o resultado estará disponível no site da CAIXA Cultural.
CAIXA Cultural
A CAIXA Cultural desenvolve, há 42 anos, ações voltadas à difusão da cultura brasileira: de oficinas de arte-educação à promoção de espetáculos de música, dança e teatro, exposições, mostras de cinema, além de projetos para divulgação do Acervo CAIXA.
O espaço oferece ainda atividades on-line, como mediações e cursos de formação. A programação completa está disponível no site da CAIXA Cultural.