A Orquestra Petrobras Sinfônica, uma das mais conceituadas do país, com 48 anos de existência, estará presente à convite da Petrobras na programação do Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, que acontece nesta semana na Cidade das Artes. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um agente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. E o maestro, considerado pelo jornal inglês The Guardian como um ícone vivo do Brasil, participa de palestra autobiográfica mediada pela maestrina Priscila Bonfim sobre a sua história e legado, no dia 13 de abril, às 17h30.
Já Felipe Prazeres, spalla (primeiro violino) e maestro dos projetos POP da Orquestra Petrobras Sinfônica, participa do painel “Classic É cool”; no dia 15 de abril, às 15h30. O debate mostrará como criadores, produtores e agentes atuam para manter viva a cultura chamada erudita. Uma das premissas da Petrobras Sinfônica é a democratização da música de concerto para o maior número de pessoas, e vem realizando ações com esse objetivo desde sua fundação. Ainda em 2016, a orquestra incluiu no seu repertório concertos populares com releituras sinfônicas de artistas e bandas como Los Hermanos, Metallica, Pink Floyd, Michael Jackson, Coldplay e, mais recentemente, Guns N’ Roses. A partir de abril de 2020, a orquestra intensificou a produção de conteúdo online, e identificou a demanda por crescente veiculação de vídeos de seus concertos nas redes sociais, uma nova forma de se relacionar com o seu público, através do digital. Desde então, somou mais de 15 milhões de visualizações e quase 100 mil inscritos no YouTube.
No dia 14 de abril, participantes do Rio2C poderão assistir às 18h30 o concerto Bohemian Rhapsody Sinfônico, com a trilha sonora do longa-metragem homônimo e regência de Felipe Prazeres. Na programação, músicas como “Bohemian Rhapsody”, canção escrita por Freddie Mercury para o disco “A Night at the Opera” (1975); “Love of my life”, que também integra o mesmo álbum e foi interpretada pela banda na primeira edição do Festival Rock in Rio, sendo lembrada como um dos momentos mais marcantes do evento; “Under Pressure”, que marcou a parceria entre o Queen e David Bowie; “We Are the Champions”, considerada a música de maior sucesso do grupo; além de “Don’t Stop Me Now”, “We Will Rock You”, entre outras.
PROGRAMAÇÃO
13/04 . 17h30
“A jornada de Isaac Karabtchevsky: história e legado do maestro brasileiro” Palestra com o maestro Isaac Karabtchevsky. Mediação: maestrina Priscila Bomfim
14/04 . 18h30
Concerto Bohemian Rapsody Sinfônico – Orquestra Petrobras Sinfônica
Felipe Prazeres, regência
15/04 . 15h30
Painel “Classic is Cool”, com o maestro Felipe Prazeres